O que é o zero da função?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

Por outras palavras, zero de uma função é todo o valor de x, pertencente ao domínio dessa função, tal que = 0. Graficamente, o zero de uma função é todo o valor das abcissas dos pontos de interseção do gráfico de com o eixo Ox. x = 11 não é zero da função em virtude de esse valor não pertencer ao domínio de .

O gráfico de uma função afim é uma reta que pode tocar o eixo x do plano cartesiano em um único ponto, que é chamado de zero da função.

A raízes de uma função quadrática são os valores de x que fazem com que f(x) = 0. Sendo assim, para encontrar as raízes de uma equação do 2º grau, faremos ax² + bx + c = 0. Então, os zeros da função são {1, -3}. O valor do delta nos permite saber quantos zeros a função quadrática vai ter.

Na equação reduzida y = mx + n, conhecemos o n como coeficiente linear. Quando x = 0, o valor de y = n; sendo assim, o coeficiente linear é o ponto em que a reta intercepta o eixo y.

A regra para identificar se funções do primeiro grau são crescentes ou não é a seguinte: Se a > 0, a função é crescente; Se a < 0, a função é decrescente. Vamos determinar se as funções a seguir são crescentes ou decrescentes.

A função afim, definida pela formação f(x) = ax + b ou y = ax + b, é classificada como função de primeiro grau, sendo os coeficientes a e b números reais e diferentes de zero.

Resposta. Portanto, f(0) = – 3.

Temos ainda que, quando o coeficiente linear é igual a zero (b = 0), a função afim é chamada de função linear. Por exemplo as funções f (x) = 2x e g (x) = - 3x são funções lineares. O gráfico das funções lineares são retas inclinadas que passam pela origem (0,0).

Não houve elevação nenhuma, não subimos nem descemos, então o coeficiente angular é zero. Outro modo de entender é perceber que essa reta não tem inclinação, é completamente plana, uma reta completamente horizontal, e deve fazer sentido. Isto é um zero, o coeficiente angular é zero.

Uma função linear é definida genericamente como f(x) = a.x. Esse é um caso particular de função afim, também conhecida como função de primeiro grau, contudo não existe valor para o coeficiente b, ou seja, b = 0.

Raízes ou zeros da função quadrática são os valores de x para os quais tem-se f(x) = 0. Determinamos os zeros ou raízes da função, resolvendo-se a equação do 2º grau ax2 + bx + c = 0.

Determinar as raízes ou zero de uma função do 2º grau consiste em determinar os pontos de intersecção da parábola com o eixo das abscissas no plano cartesiano.

Quando há uma função afim, isto é, uma função do 1º grau com lei de formação do tipo f(x) = ax + b, sendo o valor de b = 0, a função recebe um nome especial: função linear. Logo, definimos como linear a função do 1º grau em que a lei de formação é f(x) = ax, sendo a um número real qualquer, diferente de 0.

O número a que acompanha o x da função, é chamado de coeficiente.

Raízes da função
A raiz, ou o zero de uma função do primeiro grau, é o ponto de encontro entre essa função e o eixo x. Para obter esse ponto, existem duas alternativas: 1 – Desenhar o gráfico da função e observar em que ponto ele toca o eixo x. 2 – Fazer y = 0 e descobrir o valor de x relacionado a ele.

Se o X for positivo, a função vai ser maior do que 0, se for negativo, a função vai ser menor do que 0.

A função de primeiro grau ou função afim é uma norma matemática que relaciona as variáveis de uma equação, ou seja, a dependência de um elemento em relação ao outro. Por isso, a função de primeiro grau é utilizada para definir a relação entre as variáveis x e y.