O que é o volume de calda?

Perguntado por: ebaptista . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

O volume de calda é um dos fatores que influenciam na deposição uniforme de gotas nas folhas, pois afetam diretamente na quantidade total de gotas produzidas. A quantidade utilizada é uma variável a ser testada e deve garantir a cobertura desejada.

A preparação de calda para pulverizador é uma das atividades essenciais na agricultura. Afinal, esse processo define como será a aplicação de diversos insumos, como inseticidas, fungicidas, herbicidas e fertilizantes.

De uma forma geral, para o preparo da calda, realiza-se a adição direta do produto no tanque de pulverização ou por meio de pré-diluição. Nesse último caso, dissolve-se o produto em pequena quantidade de água, agitando-o até a completa homogeneização da suspensão.

É largamente utilizada na agricultura para o controle preventivo de doenças foliares e como fonte de cobre. Deve-se usar a calda no máximo até o terceiro dia após o seu preparo. Não aplicar a calda em altas concentrações, por provocar queima em tecidos jovens, principalmente sobre plantas novas ou em fase de brotação.

Para melhor aderência da calda na planta pode-se utilizar espalhantes adesivos naturais, tais como 1 colher de sopa rasa de açúcar (10 a 15 gramas) ou 1 copo de leite desnatado (200 ml) ou 50 gramas de sabão neutro dissolvido em água quente. Estas dosagens são para 10 litros de calda.

Cálculo por hectare
Volume de calda gasto será obtido multiplicando-se a vazão do pulverizador (15,38 litros/min) pelo tempo que se gasta para a pulverização (9,52 min/ha). Volume consumido/ha = 15,38x9,52 = 146,46 litros/ha.

V Cal= Vazão x 600 / Vel x Esp

  1. V Cal = volume de calda (L/ha) Vazão = vazão da ponta (L/min)
  2. Vel = Velocidade da pulverização (km/h) Esp = espaçamento entre os bicos (m)

Exemplo: Se o tanque é de 2000 litros e dosagem do produto de 0,2 L/ha: Quantidade = (2000×0,2)/67 = 5,97 L de produto para o preparo da calda de um tanque cheio do pulverizador.

A calda é a mistura do herbicida (ingrediente ativo + veículo), com um diluente, que no geral é água, óleo ou algum fertilizante líquido. A água é o diluente mais utilizado, pois é o mais barato e a na maior parte das vezes os herbicidas são diluídos em água.

Cada tipo de pulverização exige um tamanho de gotas diferente que podem ser geradas pelos mais diversos modelos de bicos de pulverização. A escolha do tamanho de gota adequado está em função do alvo a ser atingido, o tipo de produto a ser aplicado, a cultura e as condições meteorológicas presentes durante o processo.

trazer melhores resultados para a sua lavoura!

  1. 1- PRESTE ATENÇÃO NA QUALIDADE DA CALDA. ...
  2. 2- REALIZE AS APLICAÇÕES NA HORA CERTA. ...
  3. 3 – EVITE A SOBREPOSIÇÃO DE CALDA. ...
  4. 4- FIQUE ATENTO À QUALIDADE DA PULVERIZAÇÃO. ...
  5. 5 – USE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR.

São substâncias que facilitam a aplicação, reduzem perdas e riscos, melhoram o desempenho do defensivo agrícola ou modificam as características físicas das misturas, com exceção da água.

Portanto, conclui-se que as caldas dos herbicidas testados puderam ser utilizadas normalmente, quando armazenadas por até 30 dias.

Calda Pronta ou CP, é uma calda onde ativos químicos estão na mesma concentração da calda que está sendo pulverizada no campo. Surgiu nas usinas de açúcar e foi muito usada para atender a demanda no tempo em que os pulverizadores eram rebocados e a área pulverizada no dia era relativamente pequena.

Significado de Calda
substantivo feminino Líquido engrossado obtido pela fervura de água com açúcar, geralmente acompanha doces, pudins, compotas, frutas em conserva: pêssegos em calda. Suco concentrado de frutas e de outras partes vegetais, normalmente fervido com açúcar para engrossar.

Ao pingar na água, a consistência está bem viscosa e a calda solidifica no mesmo instante. Ao retirar a bolinha da água, a mesma permanece firme. Usada para acompanhar sorvetes e doces, ou como base para creme e pavê. A cor já está caramelo e com cheiro bem característico.

Sabe aquela dica que toda doceira dá, de não mexer na calda enquanto ela carameliza? Pois é, elas estão certas; pois com a agitação da mistura auxiliamos a aproximação e o choque entre as moléculas de água e sacarose favorecendo a sua aproximação e consequente formação de cristais.

A calda Sulfocálcica pode ser armazenada por 6 a 12 meses fora do contato com ar e a luz. A calda Bordalesa é recomendada para o controle das doenças fúngicas, verrugose, melanose e rubelose nas dosagens de 300 a 600 gramas de sulfato de cobre + 150 a 300 gramas de cal virgem para cada 100 litros de água.

Lilian, a calda bordalesa não pode ser guardada por muitos dias: depois que você a preparou, ela aguenta no máximo três dias.