O que é o vocativo de uma carta?

Perguntado por: rsubtil . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Vocativo: trata-se do chamamento do destinatário; deve ser utilizado de acordo com a posição social do seu interlocutor.

O que é Vocativo:

  1. Vocativo é um termo da oração – palavra ou expressão, que põe em destaque a pessoa ou coisa a quem se dirige a palavra. Vem sempre separado por vírgula.
  2. O vocativo pode estar no começo, no meio ou no fim da frase. ...
  3. Ó Maria, porque não limpa esta casa direito?
  4. Meus amigos, meus inimigos, salvem o País.

Exemplos de vocativos

  • Professora, queremos saber as notas. ...
  • Não diga dessa forma, Manuela! ...
  • Oh, meu amor, isso não se faz. ...
  • Veja, meu querido, que lindo lugar. ...
  • Nesse momento, Luiz Paulo, deixe a luz acesa. ...
  • Tivemos azar, amiga, de ninguém nos encontrar. ...
  • Amanhã será, Dona Elisa, dia da festa (verbo e complemento)

O vocativo é usado no discurso direto, apresentando com frequência uma entonação apelativa e exclamativa. Ele deve aparecer entre vírgulas ou com outro sinal de pontuação que passe esse destaque, o ponto de reticências e exclamação são alguns exemplos.

Saudação Inicial: Dependendo da formalidade, utilizamos determinadas saudações iniciais (vocativos). Representam as formas de tratamento como: prezado (ou caro) senhor ou senhora, excelentíssimo, digníssimo, dentre outros.

Vocativo: o nome do destinatário aparece logo abaixo do local e da data. Pode também ser substituído (ou estar junto ao nome) por expressões de saudações (caro amigo, tia querida, etc.). Corpo do texto: conta com a introdução, desenvolvimento e conclusão do que se pretende informar.

É comum utilizar expressões como "Atenciosamente" ou "Cordialmente". Assinatura: a assinatura é o nome do autor da carta e pode ser seguida de informações adicionais, como o cargo ou a instituição em que trabalha.

Significado de Evocativo
adjetivo Capaz de provocar evocação.

De forma bem simplificada, o sujeito pode ser entendido como quem pratica a ação verbal, enquanto o vocativo serve como termo de chamamento.

Em qual alternativa o nome Maria não é um vocativo? Parabéns! Você acertou!

Inicie sua carta com a marcação do local e da data em que ela foi feita. Se necessário, identifique o nome, cargo e instituição do destinatário. Utilize um vocativo (pessoal ou formal) para marcar o início do diálogo.

Exemplos de vocativo
É comum que estejam no início do enunciado. Amiga, você sabe que horas são? Pessoal, venha ver isso! Carlos e Letícia, já mandei pararem de conversar durante a aula!

Vocativo: aparece o nome da revista ou do jornal e pode vir acompanhada de local e data (chamado de cabeçalho). Introdução: pequeno trecho que aborda o assunto que será apresentado e explorado pelo leitor. Desenvolvimento: desenvolvimento da argumentação do leitor sobre sua ideia central.

Caso o vocativo apareça no meio da oração, ele será tratado como um aposto, ou seja, entre virgulas. Na hipótese do vocativo ao final da sentença, ele será precedido pela vírgula: Parabéns, querido!

Nesse espaço o remetente se dirige ao receptor por meio de termos como: prezado ou prezado, querida ou querido, e tantos outros.

Aposto estabelece relação sintática com outro termo da oração. Exemplo: Aquela menina, Helena, ainda não almoçou. Vocativo não estabelece relação sintática com outro termo da oração. É um termo independente.

Saudação: Terminado o corpo do texto, é necessário despedir-se do destinatário com uma saudação cordial, tal qual “Atenciosamente,” ou “Com todo o respeito e admiração,” etc. Assinatura do remetente: Por fim, na última linha do texto, logo em seguida da saudação, o autor ou remetente da carta assina seu nome.