O que é o vinil benzeno?

Perguntado por: esilva . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

O estireno, também designado por estirol, feniletileno ou vinilbenzeno, consiste num derivado insaturado do benzeno, de fórmula C6H5CH = CH2. É um hidrocarboneto líquido oleoso incolor de cheiro penetrante.

O estireno pode ser encontrado no ar, solo e água, pela liberação acidental no processo produtivo e nos efluentes, ou pela disposição inadequada de produtos à base de estireno.

O estireno é um hidrocarboneto bastante utilizado para uma série de aplicações especialmente envolvendo os elastômeros termoplásticos. Seja na fabricação de películas, componentes eletrônicos, ampolas ou tantos outros produtos de plástico, esse composto está presente.

O PS é a melhor opção se você precisa de um material mais rígido, resistente ao impacto. O PVC, por sua vez, é mais fácil de ser moldado em diferentes formas.

O Isopor® é a marca registrada da Knauf; o produto em si recebe o nome de EPS (Expanded Polistyrene), ou poliestireno expandido, e vem da família dos plásticos.

Poliestireno Expandido

Poliestireno Expandido: A origem como o conhecemos
O EPS Isopor® como conhecemos hoje em dia é o resultado da expansão do poliestireno. Essa expansão ocorre por meio do calor, semelhante ao milho de pipoca, que quando é aquecido aumenta de tamanho sem aumentar a sua massa.

Poliestireno

O poliestireno é um polímero de adição muito versátil, sendo usado de três formas: como poliestireno comum, como poliestireno de alto impacto e como isopor. Ouça o texto abaixo! Esse polímero foi descoberto em 1839 e passou a ser produzido comercialmente em 1930.

O isopor não contem qualquer produto tóxico ou perigoso para o ambiente e camada de ozônio (está isento de CFCs). O gás contido nas células é o ar. Por se tratar de um plástico e de ser muito leve, o processo de fabricação consome pouca energia e provoca pouquíssimos resíduos sólidos ou líquidos.

O benzeno ocorre naturalmente no petróleo bruto em concentrações de até 4 g/L. Pode ser emitido para atmosfera na extração de petróleo, nas refinarias, por fornos a carvão, motores automotivos, na fumaça de cigarro, em postos de combustíveis e nos processos produtivos mal controlados.

É formado pela copolimerização de três monômeros: acrilonitrila (monômero sintético produzido a partir do hidrocarbonato propileno e amoníaco – de 15% a 30%), butadieno (alceno obtido a partir da desidrogenação do butano – de 5% a 15%) e o estireno (produzido a partir da desidrogenação do etilbenzeno – de 40% a 60%) – ...

Os polímeros podem ser identificados por meio de diversas técnicas, desde testes mais simples como teste de chama e mesmo análise visual e sensitiva como por meio de técnicas mais sofisticadas como por espectroscopia de infravermelho e de ressonância magnética nuclear e por meio de difração de raio-X.

Como pudemos notar, o poliestireno expandido e o polietileno expandido tem origens parecidas, mas aplicações bem diferentes. Enquanto o EPS é mais leve e tem maior uso doméstico, o EPP é muito mais relevante para a indústria, e, para ser adequado a esse tipo de uso, tem propriedades mecânicas mais resistentes.

Em primeiro lugar, o PS Poliestireno é um plástico que pode ser moldado a partir de altas temperaturas, semelhante ao vidro e ao acrílico em sua transparência, solidez e brilho. Assim, seu diferencial está na facilidade de processamento e o seu baixo custo.

O Acrilonitrilo-butadieno-estireno (ABS) é um polímero amorfo produzido através de polimerização por emulsão ou massa do acrilonitrilo e estireno na presença de polibutadieno. As propriedades mais importantes do ABS são a resistência ao impacto e a rigidez.

Existem dois tipos de PVC no mercado – o semi rígido e o expandido – e, embora ambos sejam feitos da mesma matéria prima, seu uso é bastante distinto. A seguir, falaremos um pouco mais sobre os dois materiais, suas aplicações e benefícios.

CPVC, embora semelhante ao PVC em nome e tipos de produtos disponíveis, exibe resistência superior ao calor e à pressão, o que permite que ele seja usado em aplicações industriais mais exigentes.

Há dois tipos de linhas de produtos: o PVC Soldável e o PVC Roscável. Os tubos e conexões soldáveis são unidos por meio de adesivo plástico, o que dispensa o uso de equipamentos especiais. São leves, fáceis de manusear e podem ser utilizados em todos os tipos e padrões de obra: residenciais, comerciais e industriais.

poliestireno expandido

Em incêndios, o poliestireno expandido (EPS), popularmente conhecido como “isopor”, é aliado no combate à propagação das chamas. Isso ocorre porque ele encolhe e retorna ao formato e volume iniciais da matéria-prima quando exposto ao calor elevado.

poliestireno

O poliestireno é um material derivado do petróleo mais conhecido na sua forma expandida, pelos nomes comerciais isopor. É empregado como um isolante térmico e elétrico e na fabricação de objetos plásticos.

Ainda mais quando o valor ultrapassa o bilhão. No Brasil, quem ocupa a liderança no ranking das marcas brasileiras mais valiosas de 2022/2023, feito pela Interbrand, é o Itaú.