O que é o vermelhão do lábio?

Perguntado por: dmoura . Última atualização: 24 de abril de 2023
3.9 / 5 3 votos

O vermelhão é a porção cosmética mais aparente do lábio. Sua coloração é decorrente da extensa vascularização superficial nessa área5. No corte transversal do lábio, podem-se identificar os seguintes planos a partir da superfície: epiderme, derme, subcutâneo, músculo orbicular oral, submucosa e mucosa.

A principal forma de transmissão é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital.

Faça esfoliação labial
Geralmente ao esfoliar os lábios, pode-se notar que os lábios ficam mais lisinhos, sem o aspecto áspero e levemente avermelhados. Isso contribui para que o batom possa pigmentar melhor nos lábios, deixando em maior evidência a boca vermelha com aspecto natural ao esfumá-lo.

A dermatite perioral se manifesta por meio de uma erupção na face, ao redor da boca, formando pequenas pápulas avermelhadas ou, rosadas, com ressecamento e descamação da pele, podendo evoluir também com pústulas em alguns casos mais agressivos. É comum observar uma fina faixa de pele poupada, mais próxima dos lábios.

Na indicação levo em consideração se os lábios são finos, proporcionais, formato dos mesmos, proporção da face, altura da paciente, idade, distância naso-labial, sorriso, hábitos e alterações dentárias ou de oclusão.

Com o passar dos anos, os lábios perdem volume e elasticidade, devido à diminuição dos níveis de substâncias naturais, como o colágeno e o ácido hialurônico. Somado a essa perda há um processo de eversão, que faz com que a atraente projeção dos lábios para fora desapareça.

Realizada com ácido hialurônico com o objetivo de aumentar o volume dos lábios ou devolver o volume perdido com o envelhecimento; e definir, ou redefinir, o contorno anatômico da boca. Tratam-se, também, as rugas ao redor da boca com esse procedimento.

Na língua “pilosa”, a queratina (uma proteína normal do corpo presente nos cabelos, na pele e nas unhas) se acumula nas saliências normais da parte superior da língua (papilas) e confere à língua um aspecto piloso.

2 - Paraqueratina - Queratina compacta com a presença de alguns núcleos (Lábio - região de transição); 3 - Hiperqueratina - Queratina muito espessa (Pele espessa).

A cavidade oral inclui os lábios, o revestimento interior dos lábios e bochechas (mucosa oral), os dentes, as gengivas, dois terços anteriores da língua, o assoalho da boca e o céu da boca (palato duro).

O diagnóstico do papilomavírus humano na mucosa oral é feito pelo exame clínico e exames como citologia, biópsia, imuno-histoquímica, hibridização do DNA, captura híbrida e PCR (polimerase chain reaction, traduzindo, reação em cadeia de polimerase).

Se uma pessoa está contaminada, ela pode transmitir a doença através do beijo na boca ou do contato íntimo oral, caso possua lesões ou feridas abertas. A forma mais comum do contagio é pelo sexo oral, pois se o parceiro já possuir o HPV presente nos órgãos genitais, a chance contaminação aumenta.

Tratamento de HPV na garganta
É preciso uso de medicamentos e também cauterizar as verrugas na garganta. Mesmo assim, elas podem retornar, pois nem sempre o vírus é eliminado. Nos casos de câncer na garganta, o tratamento inclui cirurgia, radioterapia e quimioterapia.

Essa alergia pode ser de componentes do creme dental e de outros produtos dentários ou até mesmo alergia pelo uso de alguns tipos de batons. Músicos que tocam instrumentos de metais podem apresentar alergia a níquel e ter os lábios rachados também.

Às vezes, o ressecamento labial pode ser sintoma de alguma doença. A diabetes, por exemplo, gera muito açúcar na corrente sanguínea, que desequilibra o pH da boca e diminui a umidade nos lábios. Além disso, o ressecamento labial pode ser sinal de anemia ou da falta de certos nutrientes, como niacina e zinco.

O problema pode acontecer por uma série de fatores, como: Não produzir saliva suficiente, chamada de xerostomia, doenças que afetam as glândulas salivares, alteração medicamentoso ou hormonal, dano nervoso ou alergias.

Se for apenas um inchaço labial, aplique gelo para ajudar a diminuí-lo. Se a pele estiver cortada, lave as mãos e aplique uma compressa limpa e fria para estancar a hemorragia.

O tratamento é feito com vaselina ou outros emolientes, bem como pela eliminação ou pelo tratamento das causas específicas. Na queilite actínica não maligna grave, pode-se considerar vermelhectomia (raspagem labial) ou ablação a laser com CO2.

Lábios grossos foram considerados o aspecto mais atraente, mas quem tem a boca fina pode resolver o problema com batom. Os cientistas disseram que a atenção masculina para os lábios finos aumentou 40% quando elas estavam maquiadas.

Os grandes lábios ficam rejuvenescidos, com mais volume, mais tonicidade e menor flacidez não havendo alterações da sensibilidade local. Desta forma a autoconfiança sobe e a satisfação sexual melhora.