O que é o verbo preposição?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Verbos são palavras usadas para descrever ações, estados ou ocorrências, compõem a parte principal do predicado de uma oração. Já preposições são pequenas palavras que conectam dois elementos em uma oração ou frase.

Lista de verbos que exigem preposição. Verbo abdicar: abdicar de. Verbo advertir: advertir a. Verbo agradar: agradar a.

A preposição é uma palavra invariável, ou seja, não é alterada em número (singular/plural) ou gênero (masculino/feminino). Obrigatoriamente deve estar antes de um termo, que pode ser substantivo, adjetivo, verbo ou advérbio.

Lista de preposições
a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás. Preposições acidentais: afora, como, conforme, consoante, durante, exceto, mediante, menos, salvo, segundo, visto.

Preposição é a palavra invariável que liga duas palavras ou orações, estabelecendo entre elas relações de sentido e de dependência. Sintaticamente, as preposições não desempenham uma função, são conectivos, ou seja, estabelecem apenas conexões entre termos da oração.

Preposições acidentais
aforadurantesalvo
comoexcetosegundo
conformemediantevisto
consoantemenos

O que é uma preposição? Junto com a classe das conjunções, as preposições são conectivos, isto é, servem para conectar, ligar palavras e termos na frase, estabelecendo valores semânticos e relações de dependência entre termos subordinantes e dependentes.

Quando e como usar as preposições. As preposições são normalmente utilizadas na introdução de complementos nominais e verbais, de locuções adjetivas, de locuções adverbiais e de orações reduzidas. São indispensáveis para a construção e compreensão dos textos, conferindo-lhes coesão e estrutura.

Está, forma verbal no presente do indicativo, é usada principalmente para indicar uma ação que ocorre no exato momento em que se narra a ação.

O Objeto Direto Preposicionado é um complemento verbal que integra-se ao sentido do verbo transitivo direto por meio de uma preposição ou de outro termo que faça esta integração. Observe alguns exemplos de objetos diretos preposicionados: O aluno a quem examinarei não chegou.

As chamadas preposições simples são as seguintes: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás. Advérbios: são palavras invariáveis, que vêm junto ao verbo, acrescentando uma circunstância à acção expressa por este. Ex.: «Comi muito.» «Danço bem.» «Viajei ontem.»

A PREPOSIÇÃO liga palavras (substantivo a substantivo, substantivo a adjetivo, substantivo a verbo etc). Nesse momento é importante saber que as preposições ligam palavras que exercem funções diferentes na estrutura. A CONJUNÇÃO liga orações, que podem ser coordenadas ou subordinadas.

É, sim, possível começar um período com preposição que introduz um complemento circunstancial. Colocado no início da frase, esse termo aparece isolado por vírgulas.

Desde já, agradeço. O a, como artigo, é uma palavra variável em género e número que, posta antes de um substantivo, o determina; como preposição, o a é uma palavra invariável que liga dois termos de uma frase e mostra a dependência existente entre ambos. Exemplo: a neta foi a casa do avô.

“Onde” é um advérbio de lugar e também pode exercer a função de pronome relativo (quando se refere a um lugar mencionado anteriormente na frase).

A palavra que será preposição quando equivaler à preposição de em perífrases verbais que tenham, como auxiliares, ter ou haver. Interjeição: A palavra que será interjeição quando exprimir uma emoção, um estado de espírito; é sempre exclamativa e acentuada (quê). – Quê!

Como conjunção, a palavra que pode relacionar tanto orações coordenadas quanto subordinadas, por isso, classifica-se como conjunção coordenativa ou conjunção subordinativa. Quando funciona como conjunção coordenativa ou subordinativa, a palavra que recebe o nome da oração que introduz.

As preposições simples são as preposições propriamente ditas: a, ante, após, até, com, contra, de, desde (dês), em, entre, para, perante, por (per), sem, sob, sobre e trás (desusado, usa-se mais como advérbio).

Formação das preposições:

  1. Combinação: é a união entre preposição “a” e o artigo “o” ou “os”. Como se dá: preposição a + artigo o = ao; preposição a + artigo os = aos. ...
  2. Contração: é a união entre uma preposição e outra palavra que gera perda de fonema. ...
  3. Crase: é a fusão de fonemas vocálicos idênticos.

Preposição é uma palavra invariável que estabelece uma relação de dependência sintática entre duas palavras ou duas orações. Sintaticamente, as preposições não exercem uma função determinada, por isso, são consideradas conectivos, ou seja, têm função de ligar, conectar termos ou sentenças.