O que é o veneno Mão Branca?

Perguntado por: equarteira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

O Mão Branca, cuja substância ativa é o monofluoracetato de sódio, tem a venda proibida no país. Portaria de 8 de agosto de 1997, da extinta Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária, proibiu o uso do produto químico, de alta letalidade, em raticidas. O Mão Branca não tem gosto nem cheiro.

Agrotóxicos carbofurano e terbufós são componentes do "chumbinho", utilizado ilegalmente como raticida. Produto muito vendido de maneira ilegal para matar ratos em várias cidades, o “chumbinho” está em muitos dos alimentos consumidos pelos brasileiros.

O efeito do "chumbinho" em animais é bem rápido, aparecendo 5 a 10 minutos após a ingestão. Os sinais irão depender do tamanho do animal e da quantidade ingerida. Grandes quantidades podem causar morte súbita.

O chumbinho é usado criminosamente para matar ratos, colocando em risco sua família e seus animais domésticos. O chumbinho é altamente tóxico, dando a falsa impressão de ser eficiente. Nas colônias de ratos, um animal é enviado para provar o novo alimento, como ele morre em seguida, os demais ratos observam e fogem.

Mitridização ou Mitridatismo, é o processo pelo qual organismos vivos, a partir da sensibilização por doses crescentes de veneno, desenvolvem anticorpos específicos para o tipo de veneno que foi utilizado, resultando em uma imunidade até para elevadas doses.

O aroma do óleo essencial de hortelã é repulsivo para ratos. Você pode usar isso para espantar os roedores. Impregne chumaços de algodão com o óleo de hortelã e deixe nos locais infestados.

Primeiro precisamos entender que os ratos primeiro sentem o cheiro do alimento, depois eles lambem e se for bom eles comem. O raticida pode ter até um cheiro bom, mas se não for palatável ele não come. Mas é fundamental que o raticida tenha um cheiro bom pois é o primeiro sentido ativado.

Não dê Abrigo: evite acumular entulho em depósitos, garagens ou pátios, pois servem de ninho para os ratos; realize faxinas periódicas. Corte o Alimento: deposite o lixo em latões protegidos com tampa; guarde os alimentos (inclusive ração de animais) em recipientes fechados.

O chumbinho causa danos aos sistemas nervoso, respiratório, cardiovascular e digestivo. Após a ingestão, os batimentos cardíacos diminuem e o paciente sente dor abdominal, distúrbios neurológicos e dificuldade de respirar. A contaminação pode ocorrer após respiração ou contato com a pele.

Quando uma pessoa ingere chumbinho acidentalmente, a substância inibe uma enzima muito importante do sistema nervoso que é essencial para a vida e que é conhecida como "acetilcolinesterase".

Alguns venenos causam sintomas numa questão de segundos, ao passo que outros somente o fazem várias horas, dias ou mesmo anos depois. Alguns venenos originam poucos sintomas óbvios até já terem causado danos nos órgãos vitais, como nos rins ou no fígado, por vezes permanentemente.

Os sinais e sintomas desenvolvidos pelas vítimas de envenenamento pelo chumbinho, ao se desenvolverem, interferem na fisiologia do organismo, evoluindo de tal forma, que o indivíduo necessita de cuidados de enfermagem que podem ser determinantes para a sua sobrevivência ou a sua morte.

As manifestações clínicas da intoxicação por chumbinho variam conforme a quantidade e o tempo de exposição ao composto, entretanto os sinais se iniciam em menos de 1 hora após o contato.

Se o cachorro ou gato ingerir Chumbinho, a primeira coisa a ser feita é uma lavagem estomacal, usando sulfato de atropina para tentar inibir os sinais provocados pelo aldicarb. Também é recomendado uma soroterapia para tentar eliminar o veneno rapidamente.

Chumbo muito indicado para caça de animais de pequeno e medio porte, seu alto poder de pentração aliados a uma grande massa de energia, tornam este chumbinho altamente letal.