O que é o valor da liberdade?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Não há força maior, para movimentar o ser humano, que a liberdade. Pois é esta ideia que o leva a tomar decisões, essência de ser um humano. É nas decisões, no exercício da liberdade, que os humanos entendem a vida, conhecem seus limites, tem a dimensão de suas infinitas possibilidades.

Segundo o Dicionário de Filosofia, em sentido geral, o termo liberdade é a condição daquele que é livre; capacidade de agir por si próprio; autodeterminação; independência; autonomia.

Liberdade é a condição de autonomia do sujeito. É poder dizer não quando todos dizem sim. A liberdade é a matéria prima da felicidade humana. Quem é livre tem mais chance de ser feliz do quer quem não o é.

A liberdade de viver sem medo é um direito humano estabelecido na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Em 6 de janeiro de 1941, o presidente dos Estados Unidos Franklin D.

A liberdade, que é o fruto de uma conquista que o homem fez ao cultivar sua inteligência, elevar sua moral e estender a cultura por todos os pontos da Terra, contribui para manter o equilíbrio entre seus deveres e seus direitos.

É não depender de ninguém. Liberdade também corresponde ao conjunto de ideais liberais e dos direitos de cada cidadão. É a independência do ser humano, o poder de ter autonomia e espontaneidade.

PONTOS DE REFLEXÃO
A liberdade reside dentro da mente e do coração. A liberdade é um presente precioso. Pode haver liberdade plena quando os direitos estão em equilíbrio com as responsabilidades. Há liberdade plena quando todos têm direitos iguais.

Liberdade implica responsabilidade.
Responsabilidade com a própria vida, com a vida do outro e, consequentemente, com a vida das futuras gerações. Não se brinca com a liberdade, pois quem a perde tende a valorizar. A liberdade é o bem maior da existência humana.

Uma liberdade de experiência, pensamento e contestação pode trazer muitos benefícios para o desenvolvimento das crianças. Quando realmente existe liberdade para aprender o que se tem interesse ou contestar o que foi aprendido, a criança desenvolve senso crítico e percepção de si, do outro e do mundo desde cedo.

Liberdade é a condição daquele ou daquela que é livre. E, ser livre é realizar escolhas e praticar ações por vontade própria. O termo origem na palavre em latim libertas, que deriva de liber (“livre”).

Antes, a liberdade deve ser compreendida como a faculdade de realização do ser; a aptidão da pessoa para construir uma história de vida que lhe seja pertinente. Neste contexto, a igualdade é a medida da liberdade que, por sua vez, demanda condições equitativas para o respectivo exercício.

É a capacidade de agir de acordo com suas próprias vontades e escolhas, sem ser impedido ou coagido por outras pessoas ou pelo Estado.

Ninguém pode promover justiça, por si mesmo, nem violar as leis. As relações jurídicas entre pessoas e instituições, quase sempre, são regidas por contratos que rezam direitos e deveres, etc. Assim, a tão falada liberdade plena de fazer e de agir, como a que já existiu no passado primitivo é, hoje em dia, relativa.

A liberdade é descrita como pertencente a natureza humana, ou seja, é a parte das potencialidades que constituem a essência do homem. Ela é o que possibilita o homem sair do estado bruto e – vinculada com a perfectibilidade – o faz ser capaz, à luz da razão, da moralidade.

Liberdade é mais do que uma simples palavra, é toda uma expectativa de vida, uma forma de se viver e de se pensar, uma maneira específica de se lidar com as dificuldades, conflitos e crises que a vida nos traz a todo momento.

A liberdade é um principio constituite para que o ser humano possa ser julgado acerca de sua responsabildade em seus atos. A liberdade qualifica os atos humanos. A relação que existe entre liberdade e responsabilidade moral é uma relação de complementaridade, em que estão ligados entre si.

Não há liberdade sem virtude:
Na verdade, cada pessoa humana possui duas naturezas, a material e a espiritual. Sob o ponto de vista teológico, a liberdade torna-se necessária porque cada pessoa tem um destino além da sociedade em que vive neste mundo e só pode realizá-lo em condições de liberdade.

Entendida como ausência de coerção, a liberdade permite ao indivíduo agir segundo seus critérios, e não conforme imposições externas. Entendida como direito que permite a escolha pela vontade individual, ela garante a busca e a realização de propósitos particulares, independentemente dos ditames alheios.

O homem usa a sua liberdade para escolher o que projeta ser, e a partir desta escolha são criados os seus valores. Para Sartre, não há como recusar a escolha, porque a fuga dessa opção já constitui uma escolha, é nesse sentido que estamos condenados a ser livres.

A liberdade é algo de suma importância, pois ela nós gera aquele sentimento de que nós estamos vivendo do nosso jeito. E ai entra a questão do EU SOU, uma reflexão filosófica onde a ideia é que não importa o fizermos, viveremos pelas angústias que escolhemos.