O que é o turno diurno?

Perguntado por: uramos . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

O diurno, ou matutino, é um dos turnos aproveitados pelas faculdades para oferecer seus cursos superiores. Refere-se ao período da manhã, ou seja, aquele que começa nas primeiras horas do dia e segue até o intervalo para o almoço.

Uma escola diurna — ao contrário de um internato — é uma instituição educacional em que crianças e adolescentes recebem instruções durante o dia, após o que os estudantes retornam às suas casas.

Diurno -> De Manhã e de Tarde.

Os cursos diurnos também possibilitam uma grade mais flexível e pode abranger também o turno da tarde. Algumas faculdades possuem graduações de tempo integral e essa modalidade só é possível quando ela é diurna. Sem contar a participação em projetos de pesquisa, empresas juniores e outras iniciativas acadêmicas.

Assim, temos:

  1. 20h às 22h = 2 horas diurnas.
  2. 22h às 24h = 2 horas noturnas.
  3. 24h à 1h = 1 hora de intervalo intrajornada.
  4. 1h às 5h = 4 horas noturnas.

Que acontece durante o período de 24 horas (um dia e uma noite); diurnal.

Izabela Verônica, bom dia! São 9 horas.

Exemplo: Colaborador com jornada de trabalho de 8h
Neste exemplo, o colaborador faz em um dia de trabalho a seguinte jornada: Entrada 08h Saída 17h + 1 hora de intervalo: Horário de saída 17 – horário de entrada 8 = 9. 9 – 1 hora de almoço = 8 horas trabalhadas.

O Ensino Regular é a modalidade de Ensino Médio mais conhecida e utilizada no país. O aluno tem uma formação abrangente, com aulas de diversos temas das quatro áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Ao contrário do turno da manhã, que costuma atrair muitos alunos que acabaram de sair do Ensino Médio e nem entraram ainda no mercado de trabalho, o turno noturno reúne uma comunidade seleta de pessoas mais experientes.

Convencionalmente, chama-se de matutino o período que vai das 6 horas às 12 horas. Normalmente, matutino também é utilizado para adjetivar um turno de serviço ou funcionamento. Por exemplo: “Ele estuda na classe matutina”.

O diurno, ou matutino, é um dos turnos aproveitados pelas faculdades para oferecer seus cursos superiores. Refere-se ao período da manhã, ou seja, aquele que começa nas primeiras horas do dia e segue até o intervalo para o almoço.

Vespertino é o período intermediário entre matutino e noturno. Não havendo determinação de hora, pode ser definido como o período que se inicia após o almoço e finda ao anoitecer. Vespertino é a designação dada a um jornal que é publicado ou distribuído durante a tarde.

Matutino se refere ao período da manhã. Vespertino se refere ao período da tarde.

Jornada integral: é a mais comum, caracterizada por oito horas diárias, 44 horas semanais e 220 horas mensais.

O turno integral é aquele que tem a exigência do cumprimento de carga horária e dias letivos, com o controle de frequência. Deve ser ofertado em jornada escolar de no mínimo 7 horas diárias em 200 dias letivos. As atividades curriculares, como Matemática, são ofertadas no turno da manhã e no turno da tarde.

Ensino médio em tempo integral – O ensino em tempo integral do país tem carga horária mínima de 35 horas semanais — do ensino médio regular e não integral é de 20.

Você viu que basta dividir o salário pelas horas mensais (220, conforme manda a lei). No exemplo do salário mínimo, o colaborador recebe R$5,51. Esse profissional, então, recebe R$44,08 por 8 horas de trabalho, em um dia.

Considera-se noturno todo trabalho executado entre as 22 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte.

60 minutos

Os profissionais que trabalham em jornada de trabalho noturno também tem direito a um período de intervalo intrajornada, nas mesmas regras dos que realizam atividades diurnas. Sendo assim, as jornadas de mais de seis horas devem ter, no mínimo, 60 minutos de descanso.

Continuar lendo Que turno e diurno?