O que é o transtorno de conduta?

Perguntado por: atavares . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

Um transtorno de conduta envolve um padrão repetitivo de comportamento que viola os direitos básicos de terceiros. Crianças com transtorno de conduta são egoístas e insensíveis aos sentimentos dos outros e podem assediar outras crianças, danificar propriedade, mentir ou furtar sem culpa.

O transtorno da conduta (conduct disorder) e o transtorno desafiador de oposição (oppositional defiant disorder) são categorias diagnósticas usadas para crianças e adolescentes, enquanto o transtorno de personalidade anti-social (antisocial personality disorder) aplica-se aos indivíduos com 18 anos ou mais.

Diagnóstico do transtorno de conduta

  • Agressividade contra pessoas e animais.
  • Destruição de propriedade.
  • Trapaça, mentira ou roubo.
  • Violações graves da autoridade dos pais.

Apesar de ser uma condição complicada, o transtorno de conduta pode ser revertido ou amenizado, garante Gabriela.

Crianças com TDAH podem apresentar transtornos de conduta, de aprendizagem, depressão e ansiedade. A comorbidade apresenta desafios extras para a criança, pais, educadores e profissionais, pois altera o prognóstico e as formas de tratamento.

Para lidar com alunos com transtorno de conduta, o professor deve sempre procurar algo que desperte interesse neles, é importante que o educador tenha uma postura adequada, pois alunos com TD tendem a imitar modelos que para eles são significativos.

CID 10 – F91 – Distúrbios de conduta.

Com frequência, o transtorno da conduta está associado a início precoce do comportamento sexual, consumo de álcool, tabagismo, uso de substâncias ilícitas e atos imprudentes e arriscados.

Porte de armas; Mentiras repetidas; Cabular aulas e fugir de casa; Desobediências anormalmente frequentes e graves.

Transtorno de personalidade é um conjunto de doenças psiquiátricas caracterizadas por desvios de comportamento bem rígidos e mal ajustados que prejudicam a forma que o paciente lida com seus impulsos e com as pessoas ao redor.

Esses são os sintomas mais fáceis de serem percebidos tanto pela pessoa que sofre com essa condição quanto por quem está próximo. Alguns exemplos claros da ansiedade social são: suor excessivo, rubor, tremores, batimentos cardíacos acelerados, respiração curta, tonturas e desconfortos abdominais.

A esquizofrenia é a principal condição designada como Transtorno Grave e Persistente, não só por ter a maior prevalência entre os distúrbios graves em Saúde Mental (cerca de aproximadamente 1% da população sofre deste transtorno), como também por seu caráter estigmatizante, seu curso longo e persistente, bem como pelo ...

O padrão de comportamento é caracterizado pelo não conformismo com normas legais e sociais e por atos repetidos que podem ser motivo de detenção (quer sejam presos ou não), tais como destruir propriedade alheia, importunar os outros, roubar ou dedicar-se à contravenção. Nos casos extremos, são cometidos assassinatos.

Há 3 tipos de TDAH, os que são predominantemente desatentos, hiperativo/impulsivos e combinados. Os critérios clínicos dão o diagnóstico.

Transtorno mental na infância: como os pais podem identificar?

  1. Alterações de humor frequentes. Mudanças drásticas de humor em curtos períodos de tempo podem representar indícios de transtornos mentais. ...
  2. Tendência à autolesão. ...
  3. Desconexão com a realidade. ...
  4. Tendências de isolamento. ...
  5. Distúrbios alimentares.

5 Dicas Para Lidar Com Crianças Indisciplinadas

  1. Reconheça as qualidades dos alunos difíceis. Expresse positividade diariamente para cada um de seus alunos. ...
  2. Use frases encorajadoras durante a aula. ...
  3. Enxergue o “pior aluno” como o melhor. ...
  4. Envie relatórios de progresso para os pais. ...
  5. [EXTRA] Use jogos!

Quais as principais dicas para lidar com uma turma indisciplinada?

  1. Estabeleça uma relação de diálogo. O diálogo é sempre uma boa alternativa para a resolução de problemas. ...
  2. Mude a estratégia de aula. ...
  3. Saiba reagir aos problemas e dificuldades. ...
  4. Promova exercícios de respiração.