O que é o traje forense?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

11/2020, publicado no DJERJ, do dia 19/02/2020, refere-se à vestimenta permitida para acesso ao fórum, ou seja, compatível com o ambiente jurídico, não sendo, contudo, necessário o uso de terno e gravata aos candidatos habilitados à Segunda Etapa do Concurso.

O Tribunal de Justiça (TJ) do Rio Grande do Sul alterou as regras de acesso aos prédios do Judiciário gaúcho e proibiu o ingresso de quem esteja vestindo bermudas, shorts, minissaias, camisetas masculinas sem manga, miniblusas, roupas de ginástica ou chinelos.

Use cores neutras e peças no comprimento certo
Lembre-se de que o que você tem a dizer precisa ser ouvido sem que o foco do seu interlocutor vá para a sua vestimenta, portanto, prefira cores neutras e saias com comprimento um pouco acima dos joelhos. Isso não quer dizer que você precise se vestir de forma monótona!

Tanto que já orientei as funcionárias a evitar os jeans e os modelos agarrados", disse. Segundo a juíza França, não há proibição expressa, mas chinelos, bermudas e camisetas regata não são permitidos no TJ. Para testemunhas, podem ser abertas exceções. "Trajes de banho são vetados.

Esse é um post bem rápido, só para ensinar a forma certa de se dirigir a um juiz em audiências: Chame-o de “EXCELÊNCIA”. Essa é a nomenclatura correta. Quando quiser falar com ele, diga “EXCELÊNCIA, PELA ORDEM” e aí você faz o seu requerimento e observações.

A melhor forma de convencer o juiz, é mostrar para ele que se ele não conceder a tutela aquele momento o seu cliente pode ter um prejuízo. Você deve mostrar qual é o prejuízo, não somente alegar.

Em uma audiência, se a intenção é se referir ao magistrado de maneira solene, é correto tratá-lo por “Excelência” ou por “Meritíssimo juiz”.

Chinelos, sandálias abertas, sapatos de salto muito alto e tênis são desaconselháveis.

Desde o dia 25 de setembro, uma normativa determina que quem não estiver de azul, verde ou rosa – o cinza é permitido no caso das calças – está impedido de entrar nos presídios. E a regra vale até para as roupas íntimas.

As pessoas que portarem capacetes, bolsas, mochilas e similares de tamanho médio ou grande, deverão deixá-los na portaria de entrada do Fórum.

4) Respondendo, de modo específico, à indagação do leitor, o tratamento que se deve destinar aos advogados e a um Presidente da OAB é Vossa Senhoria e Ilustríssimo.

Vermelho
No geral, o vermelho é a cor do poder. Chama a atenção das pessoas e a mantém, e é por isso que é a cor mais popular para o marketing.

Entre os muitos elementos que compõem um julgamento nos tribunais brasileiros, está o traje usado por desembargadores e juízes federais, conhecido como toga. A vestimenta impõe austeridade e solenidade aos atos do Judiciário.

Infelizmente, o hábito de usar calça jeans muito justa ainda pode ser vítima de outros problemas de saúde. Usar essa peça muito apertada dificulta a transpiração e favorece o aparecimento de desconfortos e infecções vaginais.

O combo de blazer com calça jeans é icônico e super atemporal. Se separadamente as peças já arrematam qualquer look, imagina quando elas se unem! O resultado é uma dupla de estilo sofisticada e moderna, que permite várias possibilidades de produções, todas infalíveis para qualquer ocasião do dia a dia.