O que é o tráfego pago?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
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O tráfego pago, como já mencionamos, é uma estratégia de marketing que visa gerar cliques e atrair visitantes para uma plataforma, como site, blogs, marketplaces ou lojas online, com o fim de gerar maiores leads e conversões.

Nesse sentido, o tráfego pago é como são chamados os anúncios impulsionados nas redes sociais e em sites. Esse modelo de campanha é chamado de “tráfego” por realizar o direcionamento de visitantes de forma paga. Isso significa que os anúncios não são gratuitos e não aparecem organicamente para os usuários.

Um gestor de tráfego pago pode custar entre R$ 1.000 e R$ 10.000 por mês, dependendo do tamanho da campanha e da concorrência no mercado. Para uma campanha de médio porte, em que o objetivo é aumentar o tráfego orgânico para um site, um gestor de tráfego pago pode cobrar entre R$ 2.500 e R$ 5.000 por mês.

Diferente do tráfego orgânico, depende do investimento realizado para gerar resultado. Portanto, só a empresa que paga para aumentar a visibilidade de suas páginas que gera tráfego pago.

Esta é uma estratégia para quem quer levar mais tráfego real e mais orgânico para as suas plataformas, e é a melhor opção para empreendedores que possuem um valor de investimento definido para colocar no tráfego pago.

O tráfego pago, diferente do orgânico e espontâneo, tem a capacidade de entregar o conteúdo de maneira direta ao usuário definido como persona ou público-alvo do seu negócio. Já o tráfego orgânico está mais aliado a construção de uma identidade de marca sólida e coerente a partir da produção de conteúdo.

A mais conhecida fonte para tráfego pago é o Google Ads, que é a plataforma de anúncios do Google. Através do Google Ads é possível criar anúncios que vão ajudar o seu site a ficar na primeira página de resultados no mecanismo de busca.

No entanto, existe valores mínimos em algumas redes sociais. No Facebook e Instagram, por exemplo, o valor mínimo de investimento depende do objetivo da campanha: Impressões: pelo menos US$ 1 por dia; Cliques, curtidas, visualizações do vídeo ou envolvimentos com a publicação: pelo menos US$ 5 por dia.

Pela plataforma Instagram Ads

  1. Acesse o perfil de sua conta comercial do Instagram e toque em "Ferramentas para anúncios". ...
  2. Selecione a meta. ...
  3. Toque em "Avançar" > "Categoria de anúncio especial" > "Crie o seu". ...
  4. Escolha o orçamento e a duração;
  5. Depois de conferir tudo, clique em "Turbinar publicação".

A maneira mais comum para gerar tráfego orgânico é o famigerado marketing de conteúdo. Ao criar artigos otimizados para mecanismos de busca (SEO), as páginas de um blog aparecem nos resultados de pesquisa, levando em consideração a intenção da procura do usuário.

As vantagens do tráfego pago é anunciar seus produtos e serviços de forma patrocinada, ou seja, as empresas pagam para que esses anúncios apareçam para seu público-alvo e persona interesse pelo seus serviços e produtos. As plataformas mais utilizadas para tráfego pago são o Google, Facebook e Instagram.

Para ser gestor de tráfego, você precisa dominar as técnicas de medição de resultados do Google Analytics, técnicas de SEO (search engine optimization) e análise de métricas, além das técnicas para anunciar nas principais plataformas digitais, como o Google e redes sociais .

Os canais do marketing digital são poderosos recursos de atração, conversão e vendas, que devem ser aplicados conforme as estratégias do negócio para alcançar melhores resultados.
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Ao contrário do que acontece no caso de estratégias de tráfego orgânico, utilizar o tráfego pago é bem mais rápido e muito mais efetivo. Ele irá atingir os seus potenciais clientes no momento certo em que os mesmos estão precisando por aquela solução oferecida, então essa é uma estratégia voltada ao curto prazo.

Você pode fazer cursos e gestão de tráfego, que geralmente ensinam as técnicas para Google Ads, e Instagram/Facebook Ads, ou procurar cursos específicos para cada ferramenta. Quanto mais técnicas e ferramentas dominar, mais o profissional vai se diferenciar.

Outra forma muito popular e eficaz que você tem para usar tráfego pago para afiliados é por meio do Google Ads. O que nada mais é do que criar anúncios que aparecerão por meio de pesquisas de palavras-chave através do Google. Essa é a maior rede de publicidade que funciona por meio do pagamento por clique.

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Qual é o melhor curso de tráfego pago gratuito? Há diferentes cursos de tráfego pago no mercado. No entanto, o curso da Nuvemshop é um dos únicos que são 100% gratuitos. Ele é apresentado por gestores de tráfego e e-commerce experientes, como Adriano Gianini, Fabio Ludke e Ana Clara Magalhães.

Apresentaremos a seguir os seis principais benefícios para utilizar essa estratégia!

  • Aumento da presença digital da marca. ...
  • Retorno rápido. ...
  • Criação de campanhas com objetivos mais específicos. ...
  • Segmentação apurada. ...
  • Baixo investimento inicial. ...
  • Acompanhamento de métricas.

Na prática, o tráfego pago consiste nas visitas originadas de anúncios e propagandas. No marketing digital, as visitas podem gerar leads e, posteriormente, clientes para os serviços oferecidos. Os pagamentos pelo tráfego são feitos em plataformas como o Google Ads.

O tráfego orgânico é lento, porém garante uma audiência fiel e engajada. O tráfego pago exige investimento financeiro, no entanto traz grandes resultados em um curto período de tempo. O ideal é combinar as duas estratégias, sempre testando as campanhas que funcionam e as que não vão tão bem assim.