O que e o tiê na Espanha?

Perguntado por: ovarela . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

O que é um TIE? A Tarjeta de Identidad de Extranjero (TIE) é um cartão de identificação para estrangeiros na Espanha. O cartão é emitido pelo governo espanhol e é obrigatório para não-nativos que desejam residir no país por mais de três meses.

O Documento Nacional de Identidade, abreviado como DNI, é um documento de identificação pessoal para cidadãos espanhóis.

Para solicitar a sua TIE, você deverá realizar um agendamento prévio e comparecer à Oficina de Extranjería ou Comisaría (a depender da cidade) de onde tiver estabelecido a sua residência, e apresentar a documentação necessária, como: Formulário EX17 (em duas vias) Comprovante do agendamento. Passaporte válido e visto.

Portanto, agora que você já sabe o que é o NIE, entenda a seguir as principais diferenças entre os dois documentos: O NIE é concedido automaticamente quando solicitado. O TIE será entregue ao receber uma autorização de residência; O TIE é revogável, se você perder o visto de residência, por exemplo, mas o NIE não é.

cédula de identidad {f.} documento de identidad {m.}

Passaporte e Visto:
Atualmente, os brasileiros não precisam de visto para visitas de curta duração (turismo, negócios, trânsito) de até 90 dias na Espanha. No entanto, se você planeja estudar, trabalhar ou permanecer por um período mais longo, pode ser necessário obter um visto correspondente antes da viagem.

Os documentos necessários para tirar o DNI espanhol incluem o passaporte brasileiro válido, o certificado de empadronamiento (documento que comprova a residência na Espanha), uma foto 3x4 e o formulário de solicitação do DNI. O formulário pode ser obtido no site do Consulado Geral da Espanha ou no próprio consulado.

O documento digital é simples de ser obtido. É necessário baixar o aplicativo disponibilizado pelo Governo Federal e preencher os dados, fazendo um pré-cadastro. O app estará disponível tanto no sistema operacional iOS quanto nas plataformas Android.

CPF - Cadastro de Personas Físicas.

Como o Brasil faz parte do Mercosul, o processo de emissão do DNI para brasileiros é bem mais simples. Quem é brasileiro pode entrar no país usando identidade ou passaporte, sem que haja necessidade de emitir um visto específico para morar, trabalhar ou estudar legalmente na Argentina - basta emitir o DNI.

Os TIE/TIEM têm validade de 5 (cinco) anos e precisam ser renovados. Esse serviço é prestado pelas Capitanias dos Portos, Delegacias e Agências (CP/DL/AG).

Empadronar-se é o ato de se registrar-se como residente fixo em alguma cidade ou pueblo na Espanha. Em outras palavras, é dizer para a Prefeitura da cidade que você está lá, para que saibam quantas pessoas vivem na casa, quantas pessoas vivem naquele bairro, naquela cidade.

A média da documentação – junto ao despachante – fica entre 400 e 800 reais. A taxa de inscrição gira em torno de 50 reais, já o curso de arrais está entre 900 reais e 1.400,00 reais. O valor do seguro varia entre 0,5% e 2% do valor da embarcação.

No regime geral o estrangeiro recebe o NIE de longa duração depois de ter um NIE inicial de 1 (um) ano, depois, ter renovado para um 2º (segundo) NIE com validade de 2 (dois) anos e depois, ter renovado para um 3º (terceiro) NIE com validade novamente de 2 anos.

Quem pretende chegar nos EUA após 01/08/21 não poderá fazer um pedido de NIE, mas poderá se qualificar para uma entrevista emergencial. Para quem ainda não sabe, o NIE é uma autorização de embarque que permite que você voe do Brasil direto para os EUA sem necessidade de quarentena em outro país.

Madri, Espanha.
Na Espanha o documento é chamado de “Documento Nacional de Identidade” (DNI, sigla em espanhol).

Descrição. O Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) é um documento que atesta a identidade de indivíduos estrangeiros com residência temporária ou permanente no Brasil.