O que é o teste do pezinho ampliado?

Perguntado por: eAvila . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 14 votos

O teste do pezinho ampliado detecta mais 7 possíveis doenças congênitas. Além da triagem básica para doenças como fenilcetonúria e o hipotireoidismo congênito, o teste do pezinho ampliado pode detectar ainda no recém nascido: Anemia falciforme. Fibrose Cística.

O teste do pezinho ampliado investiga mais de 50 enfermidades, assegurando o diagnóstico pelo SUS em cinco etapas, a serem implementadas de maneira gradual na rede pública.

O teste, até 2021, englobava 6 doenças:

  • Fenilcetonúria,
  • Hipotireoidismo congênito,
  • Síndromes falciformes,
  • Fibrose cística,
  • Hiperplasia Adrenal Congênita e.
  • Deficiência de Biotinidase.

Teste do Pezinho Super Ampliado + TANDEM - R$1.390,00 - Labi Exames.

Valor do teste: R$ 300,00 reais. O Teste do Pezinho Básico é coberto pelo SUS, por isso, se você realizá-lo nos postos de saúde não haverá nenhum custo. Já os demais tipos de testes, não são cobertos pelo SUS.

A triagem neonatal biológica, mais conhecida como teste do pezinho, é uma ferramenta importante para detectar doenças não perceptíveis fisicamente durante os primeiros dias de vida do recém-nascido.

Na rede particular, o material para o teste do pezinho básico ou ampliado é feito na hora. Já no sistema público, isso não acontece em todos os municípios, e a mãe precisa ficar atenta ao prazo limite, até cinco dias após o nascimento, para levar o recém-nascido a uma unidade básica de saúde para colher o sangue.

Existem três versões disponibilizadas no Brasil: uma básica e duas ampliadas. A versão básica é oferecida tanto pela rede pública (SUS), quanto pela rede privada e identifica seis tipos de doença: Fenilcetonúria. Hipotireoidismo congênito.

Especialistas e familiares de pacientes cobraram do Ministério da Saúde a antecipação da quinta etapa do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), para que o chamado Teste do Pezinho, que detecta doenças genéticas, possa incluir com mais rapidez a Atrofia Muscular Espinhal (AME).

O ideal é que o teste seja feito entre o 3º e o 5º dia de vida.

É importante ressaltar que o “Teste do Pezinho” é apenas um teste de triagem. Um resultado alterado não implica em diagnóstico definitivo de qualquer uma das doenças, necessitando, de exames confirmatórios.

Entrega de laudos para testes BÁSICO, MAIS e SUPER: 7 dias úteis. Para Testes do Pezinho com SCID e AGAMA a entrega ocorre entre 15 dias úteis.

Se realizado fora do prazo, o resultado tem a mesma validade? O teste do pezinho, para triagem neonatal, deverá ser realizado, preferencialmente, a partir do 3º até o 7º dia de vida (1,2).

O teste do pezinho é o exame que detecta seis tipo de doenças em recém-nascidos. Para que o teste tenha sucesso, é importante realizar a coleta no tempo ideal, que é do 3º ao 5º dia de vida do bebê. O teste é realizado nas Unidades Básicas de Saúde.

Onde se pode fazer o teste do pezinho? Diversas maternidades já fazem o teste rotineiramente, antes da alta hospitalar, após o parto. Procure saber se isto é feito na maternidade onde nasceu o seu filho. Caso o teste ainda não tenha sido feito, você poderá procurar Postos de Saúde do seu município.

A apresentação do pedido médico é necessário apenas para a realização do Teste do Pezinho Ampliado via convênio com um plano de saúde.