O que é o teste da bochecha?

Perguntado por: egeraldes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

O Teste da Bochechinha é um exame capaz de identificar mais de 310 doenças genéticas tratáveis que se manifestam na infância. Além de complementar o teste do pezinho tradicional, o Teste da Bochechinha amplia bastante o número de doenças investigadas.

O Teste da Bochechinha detecta a maioria das doenças analisadas nos Testes do Pezinho Básico e Ampliado e das doenças analisadas nos testes Imunodeficiência Combinada Grave e Agamaglobulinemia (SCID e AGAMA), além de outras centenas de doenças.

O Teste Genético da Bochechinha pode ser realizado a partir do 1º dia de vida do bebê* para garantir um diagnóstico preciso e tratamento precoce. Quanto mais cedo forem testados, maiores serão as vantagens!

Suas maiores indicações são para confirmar ou afastar a suspeita de sinusite e rinite. No entanto, até mesmo tumores podem ser visualizados no teste. Assim como outros tipos de tomografia computadorizada, a TC da face fornece imagens internas detalhadas de diferentes tecidos.

O exame é conhecido como Teste da Linguinha e tem o objetivo de identificar precocemente a anquiloglossia em recém-nascidos, uma anomalia congênita que se caracteriza por um frênulo lingual anormalmente curto e espesso ou delgado, que pode restringir em diferentes graus os movimentos da língua.

O Teste da Bochechinha é capaz de identificar mais de 320 doenças genéticas, incluindo a maioria das doenças analisadas nas versões básica e ampliada do Teste do Pezinho e acrescentando muitas outras doenças que não podem ser identificadas em testes bioquímicos.

Os seguintes exames de fertilidade feminina são realizados para verificar possíveis problemas para engravidar:

  1. 1- Avaliação do histórico médico. ...
  2. 2- Ultrassom. ...
  3. 3- Exames de sangue hormonal. ...
  4. 4- Teste de reserva ovariana. ...
  5. 5- Laparoscopia. ...
  6. 6- Sonohisterograma. ...
  7. 7- Histerossalpingograma. ...
  8. 8- Histeroscopia.

O Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal é um exame importante para detectar se o recém-nascido tem problemas de audição. Após a sua realização é possível iniciar o diagnóstico e o tratamento das alterações auditivas precocemente.

Frênulo duvidoso: É o frênulo que apresenta uma discreta alteração anatômica com leve restrição dos movimentos da língua, que nas primeiras semanas de vida do bebê, pode não deixar evidente uma dificuldade importante na amamentação.

O teste é realizado por um profissional capacitado, principalmente, um fonoaudiólogo. É rápido, seguro, indolor e não tem custo, possibilitando detectar precocemente a presença da língua presa, que é uma alteração comum, mas muitas vezes ignorada.

O teste é feito com um aparelho chamado oxímetro de pulso. Os sensores são colocados na mão direita e em um dos pés do bebê para medir a concentração de oxigênio no sangue arterial da criança.

O exame é feito com as luzes baixas no ambiente, a partir daí o médico, que pode ser o pediatra ou o oftalmologista, direciona uma luz diretamente sobre os olhos do bebê. O resultado prévio é a cor do reflexo dessas luzes. Essas cores podem ser avermelhadas, alaranjadas ou amareladas.

Atualmente, o teste do pezinho realizado pelo SUS engloba testagem para hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, anemia falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.

os exames particulares variam bastante, algo em torno de 300,00 a 600,00 reais, a depender da qualidade do equipamento, das imagens, do serviço prestado, da qualidade e segurança da equipe de enfermagem e da qualidade da equipe médica que faz a interpretação dos exames.

O raio-x dos seios da face é o exame mais adequado para diagnosticar um quadro de sinusite ou de rinossinusite. A técnica identifica mesmo inflamações profundas ou obstruções físicas que dificilmente seriam percebidas por outros meios.

Como é realizado o exame
As imagens podem ser tomadas com o paciente sentado ou em pé, com o nariz ou o queixo apoiados. Geralmente, são feitas imagens com a cabeça em diferentes posições, conforme orientado pelo técnico e de acordo com as suspeitas do médico.

O teste do olhinho ou teste do reflexo vermelho é um exame baseado na percepção do reflexo vermelho no olho do recém-nascido. Deve ser realizado no próprio berçário sempre antes da alta do bebê, nos primeiros 30 dias de vida.

R$ 50,00

Nenão recebeu esta semana, denúncia feita por uma mãe de que um médico pediatra teria solicitado que procurasse uma fonoaudióloga para fazer o teste da linguinha em seu filho recém-nascido, e que o valor cobrado pelo exame seria de R$ 50,00.

Exame Oftalmológico e Teste do Olhinho
O teste do olhinho é feito pelo pediatra assim que o bebê nasce. É um importante exame de triagem, pois se for detectado alguma anormalidade, ele encaminha para o oftalmologista realizar outros exames.

Através dos exames de ultrassonografia durante o pré-natal. Os principais são o exame de translucência nucal e o exame morfológico de 2o trimestre. Esses exames são chamados testes de rastreamento, pois conseguem separar um grupo de bebês com alto risco para anomalias. >