O que é o tempo psicológico?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 8 votos

O tempo psicológico pode mudar a ordem dos acontecimentos, pode se fixar em lembranças, pode seguir o fluxo de pensamento, pode seguir apenas uma personagem. Ele não segue uma ordem linear. Para não esquecer: Passado, presente e futuro podem se misturar na narrativa com o tempo psicológico.

Resposta verificada por especialistas. O tempo histórico se relaciona com a ideia de tempo estabelecido pelo social, obedecendo ao relógio, enquanto o tempo psicológico se refere as vivências pessoais de cada um, pensamentos e elementos que dizem respeito ao interior.

Espaço - É o local onde acontecem os fatos, onde as personagens se movimentam. Existe o espaçofísico”, que é aquele que caracteriza o enredo, e o “psicológico”, que retrata a vivência subjetiva dos personagens.

Já o espaço psicológico é o ambiente interior de um personagem, ou seja, não há um espaço físico que seja revelado. Portanto, nesse caso, a história é narrada num fluxo de pensamentos, de sentimentos.

Portanto, quando se fala de uma obra com tempo psicológico, estamos querendo dizer que a produção literária foi realizada com foco no interior da personagem e é o oposto do tempo cronológico.

Tempo Psicológico
Cada pessoa sente a passagem do tempo de uma forma. Por exemplo, quando você está fazendo uma tarefa que gosta muito, parece que os minutos voam, não é? Agora, se começar a fazer algo que não está muito animado, cinco minutos vão parecer horas.

auxilia nas situações de mudanças de humor; auxilia em problemas de indecisões, crenças negativas, disfunções físicas e harmonização de várias áreas da vida.

Em uma folha, coloque em o ano do seu nascimento e todos os anos que se passaram até agora. Tente lembrar de todos os eventos marcantes que aconteceram nesse período, desde a infância até a vida adulta. Não se preocupe caso não lembre de detalhes específicos, e tente prestar atenção nas conexões, anotando-as.

Existem três tipos de tempo em uma narrativa: o Cronológico, o Psicológico e o Metafísico (MOISÉS, 2014, p. 130). O Tempo Cronológico é aquele relacionado à marcação objetiva da passagem do tempo.

O tempo biológico refere-se às fases da vida, como o nascimento, o desenvolvimento a reprodução e a morte. Esse tempo é diferente para a espécie humana e para outros animais.

Quando se fala de tempo cronológico, nos referimos aquele que é usado como referência das atividades humanas, como o nascimento, crescimento, idade escolar, festas. Já o tempo histórico é utilizado para remeter a acontecimentos que marcam a humanidade, como por exemplo, a Segunda Guerra Mundial.

Já o espaço psicológico é um ambiente que é interior ao personagem. É como se a história invadisse um fluxo de sentimentos e pensamentos, dessa forma, não é possível saber se está se passando em um local físico ou não.

Física e psicologia é a denominação de uma linha de pesquisa de caráter interdisciplinar relacionada à natureza da realidade nos seus aspectos ontológicos e epistemológicos.

A descrição pode contemplar aquilo que vemos - que são as características físicas - e o que apenas se sente ou se percebe - que são as características psicológicas.

A Psicologia estuda a subjetividade humana e, portanto, atua na análise dos comportamentos e dos pensamentos humanos. No curso de Psicologia, o estudante terá disciplinas como: História da Psicologia. Fisiologia do Sistema Nervoso.

Os elementos da narrativa são enredo, tempo, narrador e personagens que ajudam a contextualizar uma história. Uma narrativa é um tipo de texto descritivo de histórias fictícias ou reais, com personagens inseridos em determinados tempo e espaço.

Elementos da narrativa

  • personagens;
  • narrador ou foco narrativo;
  • acontecimento;
  • tempo;
  • espaço;
  • modo;
  • causa;