O que é o tempo para Einstein?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

O criador da Teoria da Relatividade referia-se ao fato de o tempo ser relativo, vinculando-o à velocidade. A noção entre os tempos, observada a sua variação, é uma ilusão na medida em que pessoas vivem tempos distintos, de modo que o que é passado para alguns poderia ser futuro para outros.

No estudo da Física Clássica, o tempo transcorre da mesma forma para qualquer que seja o referencial adotado. Assim, para dois corpos munidos de cronômetros, o tempo passaria da mesma forma, independentemente de um dos corpos estar em repouso e o outro em movimento.

Em 1905, o genial físico alemão Albert Einstein afirmou que tempo e espaço são relativos e estão profundamente entrelaçados.

Os babilônios, povo que viveu entre 1950 a.C. e 539 a.C., na Mesopotâmia, foram os primeiros a marcar a passagem do tempo. Ao construir o relógio de sol, dividiram o dia em 12 partes e depois em 24, que são as horas que usamos até hoje.

Os quatro tipos de tempo

  • Tempo Vivo – Ritmo. Nós nos aproximamos da verdadeira natureza do tempo ao considerá-lo qualitativamente. ...
  • Tempo Psicológico. A forma como nos relacionamos com o tempo, como o experimentamos, é chamada de dimensão psicológica. ...
  • Tempo do Eu – tempo Livre.

A origem do tempo
A cosmologia é o estudo da origem e evolução do universo e envolve a astronomia, a teoria da relatividade, a mecânica quântica e a termodinâmica. De acordo com as observações atuais, o universo está se expandindo. Logo, no passado o universo era mais compacto e os campos gravitacionais mais intensos.

O tempo não é absoluto
Adota-se a ideia de que o tempo é algo absoluto, que sempre progride da mesma maneira para todos os pontos no universo. A teoria da relatividade, proposta por Einstein em 1905, mostra a relatividade do tempo para observadores em condições distintas.

Para toda ação existe uma reação. Para resolver todos os problemas do mundo bastam três coisas: Pensar, Pensar e Pensar. Se conseguir enxergar longe é porque procurei olhar acima dos ombros dos gigantes.

Uma das implicações desses postulados é que o tempo não é absoluto, mas depende da velocidade relativa em que o sistema/observador se move. Assim, quanto maior a velocidade relativa, mais lenta será a passagem do tempo.

Quanto maior você for, mais lento você se moverá.

O espaço é um componente da existência material e o tempo, a seqüência das transformações da matéria. Assim, o espaço e o tempo passam a ser concepções indissociáveis com formas e grandezas derivadas das formas e grandezas da matéria e de suas transformações, movimentos e energia.

Ao dizer que o Tempo é dinheiro, por força da palavra dinheiro, automaticamente nos faz refletir sobre a importância do tempo e como ele é mesmo precioso. Afinal, toda hora fazemos escolhas e, minutos ou horas depois dessas escolhas, é comum a reflexão sobre como usamos o nosso tempo.

Isso acontece justamente porque o fenômeno responsável pelo passar dos dias, o movimento de rotação do planeta, anda meio apressadinho. Pois é. A Terra está girando mais depressa.

O meteorologista estuda a atmosfera da terra, seus fenômenos naturais e as variações climáticas. O profissional precisa entender, analisar e predizer os fenômenos climáticos.