O que é o tempo indicativo?

Perguntado por: dbernardes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

O modo indicativo é usado geralmente para indicar ações verbais tidas como reais ou verossímeis, certas de ocorrerem em algum momento no passado, no presente ou no futuro. O modo indicativo tem seis tempos verbais entre presente, passado e futuro.

Os tempos do indicativo são: presente, pretérito (perfeito, imperfeito e pretérito mais-que-perfeito), futuro (do presente e do pretérito).

O modo indicativo transmite uma ação certa e real. A pessoa falante apresenta uma posição de certeza e segurança, exprimindo a ação com precisão. Frases no modo indicativo: Ontem eu comprei uma blusa nova.

No modo indicativo, as ações verbais são tidas como reais, verossímeis ou certas de terem ocorrido ou de ocorrer em momento presente ou futuro. O modo indicativo apresente seis tempos verbais: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

Os modos verbais são o indicativo, o subjuntivo e o imperativo. Cada um deles possui características específicas e indica a atitude do enunciador diante do fato enunciado. Essa atitude, no caso do modo indicativo, está associada à certeza do enunciador de que o fato por ele expresso é real.

Terminações do presente do indicativo (verbos regulares)

  1. ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -o. (Tu) radical + -as. (Ele) radical + -a. (Nós) radical + -amos. (Vós) radical + -ais. ...
  2. ª conjugação (-er) (Eu) radical + -o. (Tu) radical + -es. (Ele) radical + -e. (Nós) radical + -emos. (Vós) radical + -eis. ...
  3. ª conjugação (-ir)

O presente do indicativo é um tempo verbal utilizado para falar de uma ação que ocorre no momento da fala. Assim, ele permite situar o tempo presente indicando uma ação habitual, uma verdade ou características do sujeito.

Na nossa Gramática, os Tempos verbais são: Presente, Pretérito e Futuro. Os tempos servem para indicar as formas, os estados ou fenômenos demonstrados pelos verbos. Já os Modos verbais compõem os tempos verbais nos modos: Indicativo, subjuntivo e imperativo.

O modo indicativo é utilizado para exprimir um fato ou ação habitual em sua certeza quando se refere ao presente, passado e futuro. Este é o modo da oração principal.

O modo imperativo é um dos modos verbais de conjugação da língua portuguesa, assim como o modo indicativo e o modo subjuntivo. O modo imperativo é usado para expressar ações que se exige do interlocutor, por meio de ordens, pedidos, sugestões ou conselhos.

Os tempos verbais do modo indicativo são: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

Os modos verbais estão relacionados ao estudo dos verbos, classe de palavras variável que admite flexão de número (singular e plural), pessoa (primeira, segunda e terceira), tempo (presente, pretérito e futuro), voz (ativa, passiva e reflexiva) e modo (indicativo, subjuntivo e imperativo).

O pretérito perfeito é um tempo verbal do modo indicativo. Um verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo indica que a ação verbal aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado.

Indicativo, subjuntivo e imperativo são modos verbais, os quais estão ligados à maneira de quem fala ou escreve, exprimindo a intenção e a posição do falante.

Indicativo

  1. Presente. eudurmo-o. tudorme-lo. eledorme-o. ...
  2. Pretérito Imperfeito. eudormia-o. tudormia-lo. eledormia-o. ...
  3. Pretérito Perfeito. eudormi-o. tudormiste-o. eledormiu-o. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. eudormira-o. tudormira-lo. ...
  5. Futuro do Presente. eudormi-lo-ei. tudormi-lo-ás. ...
  6. Futuro do Pretérito. eudormi-lo-ia. tudormi-lo-ias.

A forma “pode”, sem acento, é usada no tempo presente. Já a forma “pôde”, com acento, é usada no tempo pretérito perfeito. A forma verbal “poder” é a forma nominal no infinitivo do verbo. Já a forma verbal “puder” é o verbo conjugado no tempo futuro do modo subjuntivo.