O que é o tempo de frenagem?

Perguntado por: rcastro . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

O tempo de frenagem é o tempo que o veículo gasta para parar totalmente a partir do momento em que o motorista pisa no freio. Ele depende de fatores como a velocidade em que o carro estava quando o freio foi acionado e o chamado coeficiente de atrito, relacionado com o material e as condições da via.

Consiste no valor de tempo em que veículos conseguem atingir determinado obstáculo, partindo de determinado ponto.

0,7 segundos

É o tempo transcorrido entre o acionamento do sistema de freios pelo condutor e a imobilização total do veículo. Qual é o tempo total de frenagem de um automóvel? Em geral, pode variar entre 0,2 e 0,7 segundos, de acordo com cada condutor. O carro, nesse momento, encontra-se em velocidade constante.

A frenagem brusca acontece principalmente pela falta de atenção, pela falta de previsão, falta de antecipação, excesso de confiança, avaliações erradas do condutor, negligência, imprudência e imperícia.

O Controle Eletrônico de Frenagem faz parte de um conjunto de segurança nos freios do carro e estabilidade. O sistema não trabalha apenas para melhorar o desempenho na hora de parar, mas também para que o motorista tenha o controle total sobre o veículo.

A função do sistema de freio automotivo é desacelerar e parar o veículo por completo, além de manter o carro parado quando estacionado. Os automóveis convencionais, exceto os adaptados para pessoas com deficiência, possuem dois modos de acionamento, a alavanca e o pedal.

Frenagem de emergência: o que fazer na hora? Como vimos, sem o sistema ABS é totalmente contraindicado “pisar com tudo” no freio. Isso porque os freios comuns demoram mais para agir e geram os efeitos indesejáveis do travamento das rodas. E da consequente perda de controle da direção do carro.

A frenagem normal, também conhecida como frenagem mecânica, é o processo tradicional de desaceleração de um veículo. Quando o motorista pressiona o pedal de freio, as pastilhas de freio são pressionadas contra os discos de freio, criando atrito e, consequentemente, calor.

Distância de Reação (DR): É aquela que o veículo percorre desde o momento em que você vê a situação de perigo até o momento em que pisa no freio, ou toma alguma atitude. Distância de Frenagem (DF): É aquela que o veículo percorre depois de você pisar no freio até o momento da imobilização total do veículo.

O fluido de freio é o responsável por transmitir a força do pedal até as rodas. Diferentemente do óleo do motor, ele não baixa. Portanto, se você notar que está abaixo do nível mínimo no reservatório, procure um mecânico.

A 60 Km/h, distância do veículo da frente deve equivaler a três veículos. Atenção redobrada em dias chuvosos também pode evitar acidentes por falha humana.

Distância recomendada
A distância que deve ser mantida entre o próprio veículo e o que vai à frente é chamada “distância de seguimento”. Ao dirigir em circunstâncias normais de pista e de clima, o tempo necessário para manter uma distância segura é de aproximadamente dois segundos.

Distância de reação é o percurso entre o início da frenagem de um veículo e sua efetiva parada. Quanto maior a velocidade de um veículo, menor será o tempo de reação do condutor o que, consequentemente, poderá causar mais acidentes.

O sistema de freios do tipo ABS (Antilock Brake System – Sistema de freio antibloqueio) é mais eficiente que os freios convencionais, a tambor ou a disco, pois não travam as rodas, o que evita o deslizamento dos pneus sobre o asfalto.

Percurso percorrido pelo veículo entre o momento em que o motorista pisa no freio e o veículo para. Essa distância também pode variar de acordo com a velocidade em que o automóvel está, mas outros fatores também podem contribuir.