O que é o tema central de um filme?

Perguntado por: dsantana . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Tema é a unidade que conecta tudo em uma história. Tema é o principio organizador por trás da história, é ele que determina o que deve ser incluso e o que deve ser deixado de fora.

Várias características do Taylorismo e do Fordismo são expressas no filme. A questão da alienação física e ideológica causada por esses modelos de produção são abordadas em forma de arte e com muita ironia por Charles Chaplin. O filme é uma crítica ao sistema capitalista e ao modo de produção industrial.

A cena do rebanho de ovelhas, no início do filme, funde-se à imagem da multidão saindo do metrô: uma clara metáfora às pessoas domesticadas pelo trabalho nas fábricas.

O tema principal de Central do Brasil, obra-prima de Walter Salles (1998), é a separação e a perda. Ambos os personagens principais sofreram perdas dolorosas, uma mulher de meia-idade (Dora) e uma criança (Josué), pouco confiáveis, estão à procura de seu pai.

Gêneros cinematográficos: 8 tipos de filmes e exemplos

  1. Ação. O gênero ação é um dos mais populares. ...
  2. Comédia. A comédia pode ser considerada a primeira categoria de filme que surge no cinema. ...
  3. Drama. ...
  4. Romance. ...
  5. Documentário. ...
  6. Suspense. ...
  7. Terror. ...
  8. Ficção científica.

O homem não se adapta à atividade repetitiva e às exigências do chefe, sempre cobrando por produtividade e desempenho. O filme retrata a preocupação e a disposição dos donos dos meio de produção em conseguirem lucrar cada vez mais explorando trabalhadores.

A figura central do filme é Carlitos, o personagem clássico de Chaplin, que ao conseguir emprego numa grande indústria, transforma-se em líder grevista conhecendo uma jovem, por quem se apaixona.

Um exemplo é a cena em que Carlitos é submetido a testes em uma "máquina alimentícia", que promete alimentar os operários enquanto eles continuam o seu trabalho. Outra cena icônica é quando ele é engolido pela maquinaria e adentra as engrenagens, saindo de lá um tanto quanto perturbado.

O filme Tempos Modernos focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 1930, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome.

“Tempos Modernos”, foi feito em 1936 e faz uma analogia à época da Revolução Industrial. Nesta época o artesão é substituído pelo operário que não tem mais noção do que a sua força de trabalho produz, já que desempenhava uma função isolado processo global de fabricação de um determinado bem material.

Este longa-metragem é uma crítica contra a linha de montagem industrial, pois nela os operários se tornam meros executores de gestos mecânicos repetitivos. Dessa forma, perdem o contato com a realidade e se esquizofrenizam. É um trabalhador que não se apropria do bem que produz.

- Durante as filmagens Chaplin teve uma crise nervosa, devido a problemas pessoais que passava e também pelo fato de seu estúdio ter sido destruído por um incêndio; - Inicialmente Charles Chaplin seria indicado ao Oscar de melhor ator, por O Circo.

Em um mundo moderno e industrializado, Carlitos (Charlie Chaplin) trabalha como operário em uma linha de montagem. Após testar uma "máquina revolucionária" para evitar a hora do almoço, o protagonista é levado à loucura pela "monotonia frenética" do seu trabalho.

Conclusão. No filme, podemos perceber que nas industrias não utilizavam mão-de-obra qualificada, todo comportamento era mecânico e o que interessava para os donos das industrias não era o sujeito e sim o produto final. Tudo que era feito visava o lucro. A produção sempre em ritmo bem acelerado.

Referência: CENTRAL do Brasil. Direção: Walter Salles Júnior. Produção: Martire de Clermont-Tonnerre e Arthur Cohn.