O que é o sono fragmentado?

Perguntado por: nparaiso . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

O que caracteriza o sono fragmentado? Como o próprio nome indica, o sintoma central de um quadro de sono interrompido é acordar uma ou mais vezes durante a noite. Esses episódios de vigília variam na quantidade e na duração para cada pessoa.

Os estágios do sono

  • Estágio 1 do sono não-REM. Depois de deitar a cabeça no travesseiro, ainda no estado de vigília (acordado), você começa a entrar na fase da transição entre a vigília e o sono. ...
  • Estágio 2 do sono não-REM. ...
  • Estágio 3 do sono não-REM. ...
  • Sono REM.

Pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison descobriram que algumas células nervosas podem “desligar” repentinamente caso o cérebro não tenha descansado direito, por mais que a pessoa não se sinta fisicamente cansada.

Fazer uma atividade relaxante ajuda a pegar no sono
“Leia um livro ou ouça uma música relaxante, mas evite o brilho da tela da televisão ou do computador porque podem estimular o cérebro e mantê-lo acordado”, afirma o médico, que também é especialista em Medicina do Sono.

Faça exercícios de respiração
Portanto, se você acordar durante a noite e se sentir tenso e ansioso, experimente respirar devagar e profundamente, inspirando pelo nariz por 10 segundos e expirando pela boca, pelo mesmo tempo. Repita esse processo até sentir que o seu corpo está mais leve e tranquilo.

Tenha uma rotina de sono
Seguir uma rotina constante de horários para acordar e ir dormir, pelo menos impondo limites para as horas máximas, pode ajudar seu corpo a se acostumar e promover um sono mais consistente. Do mesmo modo, é recomendado evitar as sonecas diurnas para não bagunçar seu sono.

São vários fatores que contribuem para que um indivíduo acorde durante a madrugada. Entre os externos, podem ser citados a luz, barulhos excessivos, temperatura e cama desconfortáveis. Fumar, tomar café e comer muito antes de dormir são atitudes que também atrapalham o sono.

Algumas delas são comportamentais e outras de saúde. Mas antes de mais nada, pode ficar tranquilo: acordar de madrugada é bastante normal e, geralmente, não chega a ser motivo de preocupação. Isso é tão normal que acontece pelo menos três vezes por semana com quase 35% da população.

Os dados coletados e uma revisão da literatura sobre o caso sugerem que rir durante o sono, na maioria dos casos, é algo fisiológico e benigno, relacionado com sonhos e a fase do sono REM.

Assim, para atingir o sono profundo, é necessário ter alguns hábitos antes de dormir. Por exemplo: evitar o uso de eletrônicos, bebidas alcoólicas e estimulantes, como café. Além disso, é preciso manter o ambeinte escuro para que o corpo produza melatonina – hormônio do sono – e desempenhe sua função de forma adequada.

A fase do sono REM é quando acontece o descanso profundo e é essencial para a recuperação da energia física para acordar disposto.

Ansiedade noturna inicial
Trata-se da ansiedade caracterizada pela dificuldade para dormir, ou seja, para pegar no sono. Ela deixa a pessoa tensa e com sintomas aparentes quando decide se deitar, como palpitações e inquietações.

Parassonias são comportamentos episódicos, não desejáveis ou desagradáveis que ocorrem no início do sono, durante o sono ou no despertar. Podem ocorrer nos momentos de transição do sono e vigília, durante o período de sono REM ou NREM.

Os malefícios de dormir mal são muitos. A privação de sono crônica pode aumentar os riscos de você ter uma hipertensão, AVC, diabetes, depressão ou mesmo engordar.

Estudos recentes mostraram que cerca de 70% dos adultos com TDAH apresentam hipersensibilidade à luz, característica também associada a problemas circadianos; Sono crônico tardio leva a um déficit crônico de sono, que por sua vez está associado a problemas como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.