O que é o sonho para o espiritismo?

Perguntado por: mramos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Assim, para o Espiritismo, os sonhos seriam as lembranças do que a alma viu e fez durante o sono. É por acontecer dessa forma que muitas pessoas não conseguem lembrar direito dos sonhos.

Para esses estudiosos e profissionais, os sonhos são uma maneira de acessarmos aspectos inconscientes da psique — ou seja, questões às quais não temos acesso direto enquanto estamos acordados. Segundo a psicanálise, os sonhos são capazes de expressar, por exemplo, nossos medos e desejos mais profundos e ocultos.

Mas fique atento: Nem tudo é uma "viagem" espiritual. Há 3 tipos de sonhos: fisiológicos, psicológicos e espirituais.

Durante as diversas fases de sono, sobretudo na fase de sono REM, sonhamos. O sonho é o conjunto de situações que são apresentados durante o sono. Em outras palavras, se dormimos o suficiente (se nosso sono for suficientemente duradouro), podemos ter sonho(s).

Sim, isso é possível: são os chamados “sonhos lúcidos”. “A diferença entre os sonhos lúcidos e os demais é que, durante os sonhos lúcidos, nós temos a consciência que estamos sonhando”, explica a Dra. Jane Machado, neurologista do Hospital Anchieta, de Brasília.

Os resultados aos quais os cientistas chegaram sugerem que neurônios encontrados no fundo do cérebro são os responsáveis pelo esquecimento durante o sono. E essa seleção do que é esquecido não se aplica apenas aos sonhos. Esses neurônios fariam uma limpeza na nossa cabeça para evitar o excesso de informação.

Sonhos lúcidos são aqueles em que você está consciente de que está sonhando. Diferentemente dos sonhos comuns, nos quais você age de forma automática e não questiona a realidade ao seu redor, nos sonhos lúcidos você possui a capacidade de reconhecer que está em um mundo onírico e pode exercer controle sobre ele.

A razão mais óbvia para sonhar com uma pessoa é quando vamos para a cama pensando nela ou quando passamos uma boa parte do dia fazendo isso. Nesse caso, é compreensível que essa pessoa deslize para o nosso subconsciente e como resultado, para os nossos sonhos.

Para Freud, o sonho constitui "uma realização (disfarçada) de um desejo (reprimido)". Possui um conteúdo manifesto, que é a experiência consciente durante o sono, e ainda um conteúdo latente, considerado inconsciente.

O filtro dos sonhos (também conhecido como apanhador dos sonhos ou dreamcatcher) é um amuleto que surgiu na cultura indígena norte-americana, da tribo ojibwe. De acordo com sua origem, o apanhador de sonhos é formado por um círculo preenchido por vários fios, como uma teia de aranha.

O sonho se apresenta de dois modos; um, o conteúdo manifesto, é o sonho que pode ser lembrado e relatado. Outro, o conteúdo latente, seria o conteúdo oculto e inconsciente, que provoca o sonho, e que leva a análise.

Para chegar à interpretação dos sonhos faz-se necessário um trajeto progressivo da elaboração onírica e observar os quatro mecanismos fundamentais do trabalho do sonho: Condensação, deslocamento, figuração e elaboração secundária, esta última como sendo um segundo momento da elaboração onírica.

O sono humano pode ser dividido em duas grandes fases, o chamado sono não-REM e o sono REM. A denominação tem origem na língua inglesa, sendo definida pela presença ou ausência de movimentos rápidos dos olhos durante o sono.

O REM é o último estágio do ciclo do sono, que dura cerca de 20 minutos cada e é nele que os sonhos acontecem. Nesse momento nosso batimento cardíaco acelera e ocorrem as chamadas “paralisias do sono”, pois o cérebro bloqueia os neurônios motores para que o corpo não reproduza os movimentos ocorridos nos sonhos.

Drauzio – Existem pessoas que não sonham? Flávio Alóe – A não ser que estejam sob medicação ou tenham alguma doença orgânica, todas as pessoas sonham de quatro a seis vezes numa noite normal de sono. Os antidepressivos podem inibir o sono REM no início do tratamento, mas aos poucos ele vai sendo recuperado.

Lembrar-se com frequência dos sonhos ou pesadelos não significa, diretamente, que o sono teve uma qualidade ruim, mas sim que você acordou em uma fase específica do sono. Os sonhos mais estruturados, com enredo, ocorrem numa fase do sono chamada REM (sigla do inglês rapid eye movement).

Deirdre Leigh Barrett. Os sonhos lúcidos são reais no sentido de serem sonhos reais; eles ocorrem principalmente no sono REM – o estágio em que ocorre a maioria dos sonhos, embora em uma versão do REM com a ativação de algumas áreas do cérebro no meio do caminho entre o REM e o despertar.

É a tentativa dos homens de se conectar, por meio de energia, fé e crença com algo transcendente e maior que nós mesmos. A espiritualidade não está necessariamente ligada a uma prática religiosa.