O que é o somatorio de dobras?

Perguntado por: olancastre . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

A somatória do valor de certas dobras cutâneas também permite avaliar o progresso dos pacientes em relação a composição corporal, como o resultado de intervenções dietéticas e/ou esportivas, ou comparar os dados com o restante da população. Essas dobras são medidas com um adipômetro em locais específicos do corpo.

Com a soma dessas dobras cutâneas, você deve inserir na fórmula da DC: DC (g/cm³) =1,112-0,00043499 x (soma 7 Dobras) + 0,00000055 x (soma 7 Dobras) x 2 – 0,00028826 x (Idade)

O considerado excelente costuma ficar abaixo de 12%. Na faixa de 12% a 17%, é considerado um nível bom ou ótimo. “Já acima de 22% prejudicial à saúde”, alerta Cilla. Na verdade, para ambos, se o índice apontar mais do que 22% é preocupante porque pode desencadear vários problemas de saúde.

As principais medidas antropométricas utilizadas nos serviços de saúde são: peso, altura, circunferência abdominal e cefálica. Mais do que realizar uma ação rotineira, essas medidas fazem parte da vigilância em saúde.

Para calcular a porcentagem de gordura corporal, podemos utilizar a fórmula: BT= (1,20 x IMC) + (0,23 x idade) – (10,8 x sexo) – 5.4.

As sete dobras utilizadas no protocolo de Jackson e Pollock são: tríceps, peito, sub-axilar, subescapular, abdominal, supra-ilíaca e coxa.

As dobras cutâneas são bastante utilizadas no consultório durante o atendimento nutricional para avaliar e acompanhar a reserva de gordura do paciente. Uma das maneiras mais utilizadas para o cálculo da composição corporal ainda é a aferição das dobras cutâneas com o adipômetro.

Nos Adipômetros Científicos convencionais a leitura das medidas ocorre através de dois ponteiros, sendo geralmente um ponteiro menor que indica as dezenas e um ponteiro maior que indica as unidades, como a leitura da dobra deve ser realizada dentro de 2 ou 3 segundos, a leitura do resultado através de dois ponteiros ...

Existem exames que conseguem avaliar o quanto há de gordura e de massa magra no corpo. Dentre eles, a bioimpedância e a composição corporal por DEXA. “A análise regular desses exames durante o processo de perda de peso auxilia muito nos resultados”, diz a endocrinologista.

Para mulheres é ideal que a porcentagem de gordura fique entre 20% e 24%. Quanto aos homens, as porcentagens precisam estar entre 16% e 20%. A saúde do organismo funciona assim: quanto maior os índices de massa magra, mais fácil é para manter o peso estável.

No protocolo de Pollock & Wilmore são utilizados para o sexo masculino as dobras peitoral, abdominal e coxa, e para o sexo feminino, triciptal, suprailíaca e coxa.

Para as mulheres adultas e saudáveis, em média o ideal seria ter cerca de 25 a 35% de massa muscular, quanto mais tiver, mais saudável estará o organismo. Acima de 30% é considerado um valor muito bom. Para homens, o percentual deve ser acima de 33%.

Fitness: Como perder peso e ganhar músculo

  1. Aumente o seu consumo de proteína. As dietas ricas em proteína ajudam a construir massa magra, a aumentar a saciedade e também a queimar gordura.
  2. Reduza o consumo de hidratos de carbono. ...
  3. Introduza gorduras saudáveis na sua dieta. ...
  4. Consuma um número moderado de calorias.

Para medir a altura, o paciente fica em pé, com a coluna ereta e os braços estendidos, a cabeça no ângulo de 90° em relação ao chão e seus calcanhares unidos. Em seguida, é só colocar a régua da balança antropométrica no topo da cabeça do paciente e fazer a leitura da medida.

Os métodos de avaliação da composição corporal são divididos em três grupos: direto, indiretos e duplamente indiretos.

As dobras cutâneas são medidas utilizadas para avaliar esse nível de gordura no corpo, seus resultados são aplicados em várias fórmulas e protocolos como forma de quantificar esse percentual.

15 a 24 anos — 54,8 a 62,3 (homens) e 40,0 a 44,9 (mulheres); 25 a 34 anos — 56,6 a 63,5 (homens) e 40,0 a 45,4 (mulheres); 35 a 44 anos — 58,4 a 63,6 (homens) e 40,1 a 45,3 (mulheres); 45 a 54 anos — 55,2 a 61,5 (homens) e 40,3 a 45,6 (mulheres);

Para a redução de gordura corporal, além da adequação da ingestão energética, é fundamental aumentar seu gasto energético, ficar mais ativo (6.000 a 10.000 passos diários) e fazer exercício físico regularmente (natação, corrida, ciclismo, remo, canoa, futebol, basquete, tênis, beach tênis).

BF é a sigla para “body fat” que em português pode ser entendido como percentual de gordura corporal. Em resumo esse percentual mede a proporção que existe de gordura e músculo em nosso corpo.