O que é o som das palavras?

Perguntado por: ltrindade . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

Trata-se dos sons produzidos pelos falantes, os quais se articulam e formam as palavras. Eles representam as menores unidades sonoras que formam as palavras de uma língua. Os fonemas são os sons produzidos pelos falantes e representam as unidades sonoras que formam as palavras de uma língua.

Uma das habilidades mais importantes para as crianças desenvolverem antes da alfabetização, é o reconhecimento do som das letras, e como eles estão relacionados. Chamamos isso de princípio alfabético, que é a noção de que os sons da fala podem ser conectados às letras de uma maneira previsível.

A Fonologia é o estudo dos Fonemas (os sons) de uma língua.

Na palavra 'AXILA', o número de letras (5) não é igual ao número de fonemas (6). Observe que a letra 'X' representa, simbolicamente, o som de duas letras: K e S. Para comprovar, leia novamente e em voz alta a palavra 'AXILA'. Percebeu que entre as letras 'A' e 'I' saem dois sons/fonemas diferentes da sua boca?

O número de fonema e letra de uma palavra nem sempre vão se iguais, por exemplo, a palavra hoje é formada por quatro letras (h / o / j / e), mas ela possui três fonemas (/ho/ /j/ /e/). Na palavra sapo a letra S é representa pelo fonema /s/, entretanto na palavra casa essa mesma letra representa o fonema /z/.

letras, um som e muito movimento. Mãe: uma palavra pequena, fácil de falar, que expressa.

Dizemos que uma criança possui Consciência Fonêmica se a criança, quando lhe é apresentada oralmente a palavra sapo, é capaz de segmentá-la em seus quatro fonemas constituintes; /s/, /a/, /p/ e /u/.

Letras representam fonemas
Esses sons são chamados de "fonemas".

Quais as letras que formam esse som? (B+E). Qual o som final dessa palavra? (LHA). Qual o som que está faltando na palavra abelha? (BE).

Os fonemas representam os sons que nós ouvimos, enquanto as letras representam os sinais gráficos de uma língua. Ao escrever, nós usamos as letras para representar graficamente os fonemas que escutamos. O número de letras e fonemas de uma palavra pode ser o mesmo, ou variar.

Os fonemas da Língua Portuguesa classificam-se em vogais, semivogais e consoantes.

Fonema é um som distintivo em uma língua. Na prática, isso quer dizer que, se esse som for trocado por outro em uma palavra, tem-se uma nova palavra, de sentido diferente.

Fonologia é a disciplina que estuda cada um dos sons da voz. Cada fonema tem a função de estabelecer uma diferença de significado entre uma palavra e outra. Por exemplo, na linguagem oral as palavras “manto” e “canto” se distinguem apenas pelos fonemas “m” e “c”.

O correto é tóxico com som de KS. E todas as palavras dessa mesma família seguem este padrão: intoxicar, intoxicada, intoxicação... Você sabia que em algumas palavras a letra X é como se não tivesse som?

Nota que apesar de xampu ter uma pronúncia próxima do inglês shampoo, e champô não andar lá muito longe, o dígrafo sh não faz parte da grafia portuguesa; oo até faz, mas não para representar o som /u/. Durante muito tempo li a palavra xampu escrita como "shampoo" nas revistas e comerciais de televisão brasileiros.

Chamamos de figuras sonoras aquelas que estão relacionadas com os aspectos fonéticos e fonológicos das palavras. São elas: aliteração, assonância, paronomásia e onomatopeia. Não pare agora...

A onomatopeia é uma figura de linguagem que tenta reproduzir, por escrito, sons e ruídos de objetos, animais e fenômenos da natureza. Assim, é considerada uma figura de som. As onomatopeias buscam reproduzir, por escrito, sons e ruídos.