O que é o sofrimento psíquico?

Perguntado por: aveiga . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

O sofrimento psíquico é uma desordem emocional que pode ser progressiva. Ela pode ser observada mais claramente em situações que envolvam perda, luto e dificuldade profissional.

Os sofrimentos psíquicos com certeza podem ser tratados através de psicoterapia, muitas vezes aliados à medicação específica também.

Os sintomas descritos em saúde mental podem ser psíquicos (queixas relacionadas à atividade mental do indivíduo) como por exemplo dificuldade para pensar, falta de concentração, tristeza, ansiedade, irritabilidade; ou físicos (queixas relacionadas ao corpo do indivíduo) como por exemplo cansaço, aperto no peito, ...

Entre os transtornos mentais, estão a depressão, o transtorno afetivo bipolar, a esquizofrenia e outras psicoses, demência, deficiência intelectual e transtornos de desenvolvimento, incluindo o autismo.

As doenças psiquiátricas são condições que afetam o pensar, sentir, humor e comportamento. Também são conhecidas como transtornos mentais e podem ser ocasionais ou crônicas e são o campo de estudos da psiquiatria.

Queda de cabelo além do normal, manchas na pele, sudorese, dor de estômago, mal estar. Esses são apenas alguns sintomas de pessoas que convivem com o estresse, que representa um sinal do organismo de que algo não vai bem.

"Tratamento psíquico'' quer dizer, antes, tratamento que parte da alma, tratamento - seja de perturbações anímicas ou físicas - por meios que atuam, em primeiro lugar e de maneira direta, sobre o que é anímico no ser humano. (FREUD, 1890/1905, p. 231).

Para compreensão de formas particulares de sofrimento e adoecimento, como o sofrimento psíquico, é fundamental a compreensão da produção social das dimensões biológica e psíquica humanas. Isto é, os processos pelos quais as relações sociais, a história, a cultura subsumem - incluem e subordinam - o biológico.

O médico psiquiatra trata dos transtornos mentais, como de humor, de ansiedade, esquizofrenia, psiquiatria geriátrica, genética e epidemiologia.

As principais doenças causadas pelo estresse

  1. Insônia. ...
  2. Depressão. ...
  3. Transtornos alimentares. ...
  4. Problemas no coração. ...
  5. Doenças de pele. ...
  6. Prisão de ventre. ...
  7. Envelhecimento precoce.

Estresse: Sintomas Psicológicos

  • Perda de interesse pelas coisas;
  • Alterações de humor;
  • Problemas de atenção, concentração e memória;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Entre outros.

Uma crise de depressão é quando os sintomas estão em seu pico de intensidade, impossibilitando da pessoa realizar suas atividades cotidianas impactando negativamente em tudo o que vai fazer. As crises se caracterizam principalmente pelo descontrole emocional e a incapacidade da pessoa de lidar com o conflito.

Durante o surto psicótico a pessoa pode apresentar sinais e sintomas como: confusão mental, delírios, alucinações, catatonia (paralisada, inerte, sem reação), fala desorganizada ou incoerente, alteração de humor, perda da noção de tempo e outros.

Sintomas psicológicos

  1. Ansiedade, angústia, nervosismo ou preocupação em excesso;
  2. Irritação e impaciência;
  3. Tontura;
  4. Problemas de concentração e de memória;
  5. Sensação de perda do controle;
  6. Dificuldade para dormir;
  7. Dificuldade em tomar decisões.

São muitas as categorias de transtorno psicótico, mas, certamente a forma mais conhecida desse distúrbio mental é a esquizofrenia – condição que afeta cerca de 1% da população mundial.