O que é o socialismo reformista?

Perguntado por: eourique . Última atualização: 1 de março de 2023
4.6 / 5 19 votos

Reformismo é a crença de que através de mudanças graduais e dentro das instituições existentes pode-se mudar fundamentalmente o sistema econômico e as estruturas políticas da sociedade.

Socialismo refere-se em geral a quaisquer propostas e movimentos de reivindicações sociais, principalmente após o avanço da consciência política, de liberdade e igualdade, e com as questões da Revolução Industrial.

O surgimento do termo "socialismo" é frequentemente atribuído a Pierre Leroux em 1834, ou a Marie Roch Louis Reybaud na França, ou então na Inglaterra a Robert Owen, que é considerado o pai do movimento cooperativo.

Os reformistas defendem que o subdesenvolvimento é uma causa das elevadas taxas de natalidade, e a melhoria da qualidade de vida da população e as políticas sociais seriam formas de se atingir o equilíbrio populacional.

Teoria Reformista
Ela defende que é preciso enfrentar os problemas sociais e econômicos para que exista o controle espontâneo de natalidade. O número de filhos cai à medida que as famílias são atendidas com serviços de melhor qualidade e elevam o padrão de vida.

Atualmente, os Estados que conservam total ou parcialmente estas características seriam: A República Moldava da Transnístria, a República Popular da China, a República de Cuba, a República Democrática Popular da Coreia, a República Democrática Popular do Laos, e a República Socialista do Vietnã.

O capitalismo é um sistema econômico que se pauta na busca pelo lucro. O socialismo defende a distribuição da riqueza produzida pela sociedade de maneira igualitária. O capitalismo defende o individualismo e a propriedade privada. O socialismo defende a coletividade, a igualdade e se opõe à propriedade privada.

Comunismo (do latim communis) é um sistema ideológico e um movimento político, filosófico, social e econômico cujo objetivo final é o estabelecimento de uma sociedade comunista, ou seja, uma ordem socioeconômica estruturada sob as ideias de igualitarismo, propriedade comum dos meios de produção e na ausência de classes ...

A bandeira vermelha, assim como a cor vermelha também significa a cor da luta em diversas áreas da sociedade: sindicatos, organizações sociais, movimento de trabalhadores sem terra, movimento de trabalhadores sem teto, assim como também outros movimentos que se identificam à esquerda do espectro político.

O Partido dos Trabalhadores (PT) é um partido político brasileiro de centro-esquerda à esquerda.

Como resultado, os movimentos socialistas religiosos desenvolveram-se dentro destas religiões. Alguns desses movimentos são: socialismo budista, socialismo cristão, socialismo judaico e socialismo islâmico.

O primeiro país a adotar o socialismo como sistema socioeconômico foi a Rússia, após a Revolução Russa em 1917. Em 1922, formou-se a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), constituída por 15 repúblicas, cujo o poder central se concentrava em Moscou, na Rússia.

As vantagens do Socialismo

  1. Diminui a desigualdade. No socialismo, nenhum indivíduo pode ter mais do que o outro, e as empresas são de propriedade do governo. ...
  2. Necessidades atendidas. As necessidades de todos devem ser satisfeitas. ...
  3. Mobilização de mercadorias. ...
  4. Direitos humanos básicos garantidos.

Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), desenvolveram a teoria socialista, partindo da análise crítica e científica do próprio capitalismo.