O que é o sistema linfático como ele funciona e quais as suas funções?

Perguntado por: iguedes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

O sistema linfático é um sistema de vasos e órgãos especializados cuja principal função é transportar a linfa dos tecidos para a corrente sanguínea. O sistema linfático é considerado parte tanto do sistema circulatório como do sistema imune, e mesmo assim é negligenciado em alguns livros-texto.

Se seu sistema linfático não está funcionando corretamente, você pode notar o acúmulo de líquido nos membros, como inchaço. Você verá o inchaço durante o dia, que pode melhorar à noite. Ao longo do tempo, o líquido pode não ir embora à noite e você pode ver as alterações na pele da região.

São funções do sistema linfático: I – drenagem de líquidos dos tecidos; II – retenção de partículas estranhas e células mortas; III – proteção do organismo contra agentes infecciosos.

O sistema linfático é uma parte importante do sistema imunitário do organismo, proporcionando defesa contra as infecções e outros tipos de doenças, nomeadamente o cancro. Um líquido transparente designado linfa circula através dos vasos linfáticos, transportando linfócitos (glóbulos brancos) para todo o organismo.

As doenças mais comuns do sistema linfático são o aumento dos gânglios linfáticos (conhecido como linfadenopatia), inchaço devido ao bloqueio linfonodal (também chamado de linfedema) e cânceres envolvendo o sistema linfático.

Os vasos linfáticos estão em quase todos os órgãos do nosso corpo, com exceção de regiões como medula óssea e sistema nervoso central. Os vasos linfáticos convergem gradualmente e formam dois grandes troncos: o ducto torácico e ducto linfático direito.

Existem alguns passos simples a seguir para manter o fluxo do nosso sistema linfático e ter uma boa drenagem linfática.
...
Use técnicas de redução do estresse

  1. Ioga.
  2. Pilates.
  3. Exercícios de respiração profunda (diafragmática)
  4. Alongamento.
  5. Manter uma boa postura.

adjetivo Relativo à linfa. Diz-se do aparelho circulatório que contém a linfa circulante nos vasos linfáticos e os gânglios respectivos. adjetivo, substantivo masculino Acometido de linfatismo.

Linfa é o nome dado ao líquido derivado do fluido intersticial que está contido no interior do sistema linfático. A linfa é transparente, viscosa, apresenta poucas proteínas e possui alta concentração de leucócitos. Problemas na drenagem do fluido intersticial levam ao desenvolvimento de edemas.

Ele é composto por vasos e gânglios linfáticos que se comunicam com o sistema venoso. As doenças que acometem esses sistemas são chamadas de doenças circulatórias e as mais comuns são Varizes, Aneurisma, Vasculite, Aterosclerose e Acidente Vascular Cerebral.

O exame mais importante é a biópsia da região afetada. Frequentemente, retira-se um gânglio aumentado, comprometido pelo processo. Nesse material são realizados diversos estudos que definem, com bastante precisão, o tipo e subtipo de linfoma.

Inchaço, dor, vermelhidão e pele quente são os principais sintomas. Nos casos mais complicados, a pessoa pode ter febre, aparecimento de "ínguas" (aumento de gânglios), fraqueza e até perda de apetite.

Angiologista é o médico que se especializou em Angiologia e assim é indicado para o diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios das artérias, veias e vasos linfáticos.

A estimulação do fluxo linfático promove a captação e evacuação dos líquidos estagnados reduzindo o inchaço e as dores, além de aumentar a maleabilidade dos tecidos e melhorar o aspecto geral da pele.

O sistema linfático é responsável pela comunicação entre o sistema cardiovascular e os tecidos. Sua função é de defesa, com o lançamento de anticorpos na corrente sanguínea.

O sistema linfático é um sistema de vasos e órgãos especializados cuja principal função é transportar a linfa dos tecidos para a corrente sanguínea. O sistema linfático é considerado parte tanto do sistema circulatório como do sistema imune, e mesmo assim é negligenciado em alguns livros-texto.