O que é o sistema articular?

Perguntado por: ahipolito3 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

O sistema articular reúne as articulações do nosso corpo, que podem ser classificadas em fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. O sistema articular é formado pelas articulações ou junturas. Essas estruturas podem ser definidas como o local de conexão existente entre dois ou mais ossos.

Articulações são as junções entre dois ou mais ossos. Algumas articulações normalmente não se movem, como as localizadas entre as placas do crânio. Outras articulações permitem uma ampla e complexa gama de movimentos. A configuração de uma articulação determina o grau e o sentido do movimento possível.

Embora apresentem consideráveis variações entre elas, as articulações possuem certos aspectos estruturais e funcionais em comum que permitem classificá-las em três grandes grupos: fibrosas (sinartrose), cartilaginosas (anfiartrose) e sinoviais (diartrose).

  • Articulações sinoviais.
  • Articulações fibrosas.
  • Articulações cartilaginosas.

No contexto de sistemas que compõe o organismo humano, o Sistema Articular é de fundamental importância na movimentação, flexibilidade e dissipação de energia, através da integração e comunicação entre ossos e músculos.

a cartilagem articular (tecido conjuntivo elástico);

As articulações do corpo humano ligam os ossos da estrutura esquelética a outros ossos e cartilagens. Fazem parte de um sistema articular e são responsáveis pela garantia dos movimentos realizados com naturalidade e flexibilidade. Se esse sistema não existisse, o esqueleto ficaria sem mobilidade e rígido.

o sistema esquelético é composto pelos ossos e pelas cartilagens e as articulações elas são os locais de encontro entre dois ou mais ossos Portanto o Sistema articular ou as articulações elas fazem parte.

As articulações são definidas como junções entre duas ou mais partes ósseas e o tecido que as conecta. Essas estruturas possibilitam que os ossos articulem entre si, gerando a capacidade de movimentação, ao mesmo tempo que promovem a estabilidade necessária para a região.

Os ligamentos ficam ao redor das articulações e as mantêm juntas. Eles ajudam a fortalecer e estabilizar as articulações, permitindo movimentos somente em determinadas direções. Os ligamentos também ligam um osso ao outro (como no interior do joelho).

O sistema de sustentação, também chamado de sistema esquelético, é composto pelo esqueleto, constituído pelos ossos, cartilagens e tendões presentes no corpo de um organismo. Sua função principal é a proteção e a sustentação do corpo. A unidade tecidual que constitui o sistema de sustentação é o osso.

Principais tipos de doenças das articulações: as dores nas juntas explicadas

  • Artrose/osteoartrite.
  • Artrite.
  • Artrite reumatoide.
  • Gota.
  • Tensão no joelho.
  • Bursite.
  • Epicondilite.
  • Tendinite.

Articulações sinoviais são as mais encontradas no corpo
São aquelas em que a superfície óssea é recoberta por uma cartilagem articular e que são unidas por ligamentos e revestidas por uma membrana chamada membrana sinovial.

As articulações sinoviais realizam a comunicação entre uma extremidade óssea e outra, garantindo-lhe movimento, e são compostas de cartilagem que revestem as extremidades ósseas, ligamentos, líquido sinovial e cápsula articular.

As articulações podem ser definidas como o local de união entre dois ou mais ossos e podem ser classificadas em fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. Ouça o texto abaixo em aúdio! O sistema articular é formado pelas articulações, que podem ser definidas como a região de união entre dois ou mais ossos.

Os ligamentos conectam os ossos a outros ossos e tendões conectam músculos aos ossos. E o ponto onde o osso se articula e encontra-se com o outro é chamado articulação. Agora, existem diferentes tipos de articulações encontradas em todo o corpo.

O que é a cartilagem? A cartilagem é um tecido amortecedor que reveste a superfície do osso ao nível das articulações, protegendo-as. Tem uma enorme capacidade de resistência à carga e permite o amortecimento e o fácil deslizamento, sem contacto das superfícies ósseas.

As articulações são conexões naturais entre os ossos, exercendo um trabalho fundamental em diversos movimentos do dia a dia. Para dobrar os joelhos, segurar uma caneta ou abraçar outra pessoa, só é possível graças às articulações – ou juntas.