O que é o sino Salomão?

Perguntado por: zmota . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

[ Etnografia ] Espécie de talismã, formado por dois triângulos sobrepostos, geralmente de metal, entrelaçados em forma de estrela de seis pontas, a que o vulgo atribui virtudes contra os malefícios.

Neste contexto, o hexagrama possui o significa comum de ser um amuleto de proteção e união dos opostos (homem e mulher, carne e espírito, e etc).

A estrela de Salomão, mais conhecida como escudo de Davi, é um símbolo que possui como significado a proteção e a união de opostos. Seu formato consiste em uma estrela de 6 pontas e é muito utilizada pela religião do Judaísmo.

A Estrela de Davi está presente na bandeira de Israel. O símbolo também é conhecido por algumas pessoas como Selo de Salomão, filho de Davi e considerado o rei mais rico e sábio de Israel.

É um símbolo associado ao satanismo, bastante utilizado pelos satanistas medievais como uma forma de representar o oposto dos dogmas do cristianismo. Ao contrário do modelo convencional, o pentagrama invertido apresenta uma das pontas para baixo e duas pontas para cima.

O pentagrama, também conhecido como estrela de cinco pontas, está estreitamente relacionado com o pentágono regular – basta unir os vértices do pentágono por diagonais. No misticismo, o pentagrama era utilizado como um amuleto de proteção pessoal.

Salomão: “Ó Deus de meus pais e Senhor de misericórdia, tudo fizeste com a tua Palavra, com tua Sabedoria criaste o ser humano e com tua Sabedoria governas o mundo com santidade e justiça” (9,2-3). Político: Dai-me consciência, ó Senhor! Eu preciso de Deus criador, santo e justo.

Quando consagrado, o anel proporciona ao usuário sucesso, segurança, fortuna, viagens bem-sucedidas, alegria, luz, muita sorte, vitória, recompensas material, espiritual e emocional.

Por esse motivo, é tão comum encontrarmos a Estrela de Davi sendo usada por católicos e evangélicos, pois, trata-se de um símbolo quase universal entre diferentes religiões que usam a Bíblia como base de seus dogmas. A Estrela de Davi para os cristãos é a representação máxima da figura de Jesus.

Estrela de seis pontas formada por dois triângulos equiláteros, dos quais um está com a ponta para cima e o outro invertido, o hexagrama constitui um dos símbolos mais universais em todo o Mundo, tendo pertencido às tradições centro-americanas, hindus e à simbologia hebraica, cristã e muçulmana.

Entre os hebreus, o anel era usado no dedo indicador da mão direita, talvez porque a sua tradição considerava esse dedo mágico e poderoso, capaz de fazer o bem e o mal. Na tradição dos hebreus é referido um anel mágico usado pelo rei Salomão para dominar o demónio e fazê-lo trabalhar na construção do seu templo.

Pode simbolizar a união dos Quatro Elementos (Terra, Água, Fogo e Ar) ao Quinto Elemento, a Quintessência, ou Princípio Vital; Simbolizaria também o ser humano, com os dois pés (as pontas inferiores) plantados no solo, os braços abertos em louvor (as pontas intermediárias) e a cabeça voltada ao céu (a ponta superior).

Se a palma da mão esquerda coçar é sinal de que vem vindo dinheiro. Mas se a palma da mão direita é que estiver coçando, uma visita desconhecida está para aparecer.

Hoje, pode-se dizer que a estrela de sete pontas representa os sete cursos fundadores do C7 e assim, garantimos sua originalidade. E esta não foi a única alteração que o símbolo do C7 sofreu durante esses cinco anos. Ela, por muito tempo, teve suas pontas arredondadas.

O pentagrama apareceu pela primeira vez entre os Sumérios de 3.000 a.C., com um significado astrológico. No século 5 a.C., os discípulos de Pitágoras adotaram o pentagrama como símbolo místico, representando os quatro elementos mais o quinto, o espírito.

A estrela de Belém é um símbolo da tradição cristã, que teria marcado o nascimento de Jesus Cristo, indicando aos Três Reis Magos o local exato de onde estaria o prometido Messias.

Qual o significado do pingente Estrela de Davi? A Estrela de Davi ou também conhecida como Hexagrama, significa para muitas pessoas de diversas religiões, a união do céu e da terra, sendo assim, o símbolo tem o intuito de reforçar a fé.

Salomão ensina que “a esperança adiada deixa doente o coração, mas o desejo realizado é como a árvore da vida” (Provérbios 13:12). Daí o valor de assumir e cumprir compromissos, manter certa cadência diligente na busca por aquilo que se quer.

Salomão – filho e sucessor de Davi, Salomão escreveu dois salmos (Salmos 72 e Salmos 127) e os livros de Provérbios, Eclesiastes e Cânticos - leia aqui a história do rei Salomão.