O que é o Sincício funcional e qual é a sua função?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

A principal finalidade de um sincídio funcional é levar e coordenar informações aos órgãos, auxiliando no processo de bom funcionamento destes. Esta função está sobretudo ligada ao formato longo, cilíndrico e com ramificações desta célula, que se liga a outra através de impulsos elétricos.

Os sincícios podem resultar de várias divisões celulares sem citocinese e também da fusão de várias células. Um exemplo da fusão de células pode observar-se no embrião dos mamíferos, em que os trofoblastos se fundem para dar origem ao sinciciotrofoblasto, que forma a placenta.

O sincício é definido como célula multinucleada e acontece devido ao padrão de infecção viral. Por outro lado, os vírus multiplicam-se no núcleo ou no citoplasma das células, onde se agrupam formando massas chamada "corpúsculos de inclusão ".

São células formadas por diversos núcleoscuja principal função é levar e coordenar informações aos órgãos, contribuindo no bom funcionamento destes.

Pela presença dos discos intercalares (junções comunicantes), pois estas estruturas permitem que o impulso nervoso trafegue ao longo de várias células quando uma célula é excitada.

Estas têm por finalidade otimizar a chegada dos impulsos através da maior quantidade possível e no mais curto espaço de tempo possível por todo o sincício ventricular.

O coração funciona impulsionando o sangue através de dois movimentos: Sístole: Movimento de contração, em que o sangue é bombeado para o corpo; • Diástole: Movimento de relaxamento, em que o coração se enche de sangue.

Esse processo se dá devido às propriedades funcionais das células cardíacas: automatismo, excitação, condutibilidade e contratilidade.

Sua origem é mesodérmica. Exitem três tipos de tecidos musculares: - Tecido muscular estriado esqueletico; - Tecido muscular estriado cardiaco; - Tecido muscular liso.

Em virtude dessa capacidade de contração, o tecido muscular é responsável por diversos movimentos que ocorrem no organismo, como a contração de órgãos. Além disso, esse tecido pode ser classificado em três tipos: muscular estriado esquelético, muscular liso e muscular estriado cardíaco.

Tecido muscular é um tipo de tecido animal que apresenta como característica mais marcante sua capacidade de contração. Esse tecido é essencial para o funcionamento do nosso corpo, sendo ele o responsável por garantir, por exemplo, os nossos movimentos e o batimento do coração.

No organismo, o tecido muscular cardíaco é encontrado no músculo do coração (miocárdio).

Endomísio: Membrana de tecido conjuntivo que envolve uma fibra (célula) muscular.

O tecido conjuntivo é caracterizado por conter muita matriz extracelular, além de diversos tipos celulares que exercem funções importantíssimas para o bom funcionamento do corpo. A principal função do tecido conjuntivo é de unir tecidos, servindo de sustentação e preenchimento para o corpo.

Efeito de Anrep – Aumento da força de contração quando ocorre um aumento na pressão aórtica (pós-carga). Lei de Frank-Starling: Estabelece que o coração, dentro de limites fisiológicos, é capaz de ejetar todo o volume de sangue que recebe proveniente do retorno venoso.

Débito cardíaco é definido como a quantidade de sangue que é bombeada para o coração no período de um minuto. Para saber o valor do débito cardíaco (DC) é preciso multiplicar a frequência cardíaca (FC) pelo volume sistólico (VS), que é a quantidade de sangue bombeada em um minuto.

Este batimento é coordenado por impulsos elétricos. Uma câmara do coração contrai quando um impulso elétrico ou sinal move-se através dela. Este sinal começa num pequeno feixe de células altamente especializadas localizadas no átrio direito - o nodo sino-atrial (nodo SA).