O que é o sinal universal de asfixia?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Diante de uma obstrução GRAVE, a vítima tem obstrução TOTAL da via aérea, não conseguindo se comunicar, tossir, pode apresentar cianose de lábios e extremidades e colocar suas mãos em volta do pescoço (sinal universal da asfixia).

Sinais de OVACE:

  • Segurar o pescoço com o polegar.
  • Incapacidade para falar ou chorar audivelmente.
  • Sons agudos ou ausência de sons.
  • Tosse débil e ineficaz.
  • Dificuldade para respirar.
  • Cianose.

Sinais gerais de asfixia: congestão polivisceral, equimoses nos músculos do pescoço e do tórax.

Os seus tipos são: Direta e Indireta. Na direta: temos obstáculos mecânicos nas aberturas aéreas (narinas, boca e glote). Na indireta: o indivíduo sofre o processo de asfixia por impossibilidade de realizar movimentos de inspiração e expiração devido a força ou peso excessivo que lhe impede.

Segundo o especialista, é comum que o indivíduo apresente agitação e também o sinal universal do engasgo, que é apontar para o pescoço.

- Prenda uma das mãos no punho da outra, firmando muito bem. - Coloque o punho, pelo lado do polegar, sobre o abdome da vítima, abaixo da caixa torácica, acima do umbigo. - Com o punho, faça pressão e dê cinco apertões em movimentos para cima. - Continue até o corpo estranho se soltar ou a pessoa poder respirar.

"O fluxo sanguíneo cerebral é restringido parcialmente, resultando em falta de oxigénio, o que diminui a inibição cortical normal. Isso resulta num orgasmo mais intenso, mas também num risco de morte acidental, se o praticante desmaia antes de poder alargar a constrição do laço", adverte o psiquiatra.

Ligar imediatamente para o SAMU (192); 2. Checar se a pessoa responde a algum estímulo; 3. Checar a respiração (ausente ou presente); 4. Se respiração ausente, considerar Parada Cardiorrespiratória (PCR) e iniciar RCP (ressuscitação cardiopulmonar).

INTRODUÇÃO: A Obstrução de Vias Aéreas por Corpos Estranhos, chamada comumente de OVACE refere-se a toda situação que pode afetar a ventilação de maneira parcial ou total, deixando a vítima sujeita a asfixia e até morte. A conduta utilizada depende do nível de consciência da vítima.

Vítima gestante ou obesa: devem ser aplicadas compressões torácicas, ao invés de compressões abdominais. Se a vítima for menor que o socorrista, o mesmo deve posicionar-se de joelhos atrás da vítima e realizar a manobra de Heimlich.

A asfixia segue uma tríade: • sangue fluído (elevação de CO2 causando queda da viscosidade do sangue); sangue escuro (excesso de CO2) e congestão polivisceral.

Inicie a respiração boca a boca. Com os dedos da mão que está sobre a testa, tape as narinas da criança, coloque sua boca aberta sobre a dela e sopre com força. Ao perceber que o peito da criança se expande, tire a boca para que o ar seja expelido. Repita a manobra até a respiração se normalizar.

A morte ocorre em asfixia quando as causas são de origem interna, como asma, pneumonia, enfisema, insuficiência cardíaca, etc. Essas Interessam a medicina clínica. Já as causas de origem externa interessam a medicina legal. A asfixia pode levar a morte, á sequelas, amnésias, convulsões e a paralisias.

O reflexo de GAG é um reflexo natural e protetor dos bebês que acontece frequentemente na época da introdução alimentar. Assemelha-se a uma ânsia de vômito e o bebê consegue expelir o alimento pela boca.

O engasgo se dá quando a epiglote, por qualquer motivo, falha em executar corretamente seu papel e o alimento ou o líquido é extraviado pela laringe impedindo o ar de chegar até os pulmões. O engasgo fortuito pode acontecer a qualquer pessoa e geralmente é um incômodo que só dura alguns segundos ou uns poucos minutos.

Confinamento. É a asfixia devida à alteração da quantidade dos gases existentes no ar. Ocorre quando um ou mais indivíduos ficam presos em ambiente sem renovação de ar, mesmo que não hermeticamente fechado, desde que as necessidades de oxigênio e de remoção do gás carbônico e da umidade do ar não sejam adequadas.

Estrangulamento é o ato que consiste em pressionar o pescoço interrompendo o fluxo de oxigênio para o cérebro, podendo levar à inconsciência ou mesmo à morte.

Com datação de 1789, o substantivo “asfixia” significa “falta de ar; sufocação”, ou ainda “dificuldade ou impossibilidade de respirar, que pode levar à anóxia; pode ser causada por estrangulamento, afogamento, inalação de gases tóxicos, obstruções mecânicas ou infecciosas das vias aéreas superiores etc.”.