O que é o sinal do funil de bonnet?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

c. 3) Sinal de Bonnet – ocorre no disparo efetuado contra o crânio que, em virtude da sua camada dupla, desestabiliza o projétil ao atingi-lo, formando um orifício em formato de cone (funil), com base maior na camada mais interna e menor na camada externa (entrada do projétil).

O sinal de Romanese é conhecido como “cauda de escoriação” e o de Lacassagne como “cauda de rato” ou lesão em acordão/sanfona. Ambos representam o ponto de saída ou o último ponto de contato do instrumento cortante com a pele da vítima.

Sinal de Chavigny: refere-se à ordem de lesões cortantes que se cruzam. Uma segunda lesão, quando produzida sobre uma lesão já existente, não adota um trajeto em linha reta, pois as bordas da primeira já se encontravam afastadas devido à elasticidade da pele.

A marca elétrica de Jellinek é uma lesão mais simples apresentando as seguintes carac- terísticas forma circular, elíptica ou estrelada, de consistência endurecida, bordas altas, leito deprimido, tonalidade branco-amarelada, fixa, indolor e asséptica.

O sinal de Montalti corresponde à presença de fuligem nas vias áreas, indicando que a vítima respirou quando em vida.

Diferentemente, quando existir osso por baixo da pele, o sinal característico apresentado será a Boca de Mina de Hoffman, que forma uma cratera aberta, com bordas evertidas, suja de pólvora por dentro, onde surge o sinal de Benassi.

D a câmara ou o buraco de mina de Hoffman caracteriza um orifício de saída de projétil de arma de fogo do crânio. a ausência de uma zona de tatuagem exclui a possibilidade da ocorrência de um disparo de arma de fogo a curta distância na avaliação de uma ferida perfurocontusa.

As lesões são classificadas em três tipos descritas por Seddon: neuropraxia, axonotmesis e neurotmesis. Após a transecção completa o corpo do neurônio sofre mudanças estruturais e funcionais e o axônio passa por um processo de degeneração, seguido por uma tentativa de regeneração.

Ferida é qualquer lesão que interrompa a continuidade da pele.

Lesões indiretas: ocorrem na ausência de contato e são observadas em modalidades esportivas que exigem grande potência na realização dos movimentos. Lesões traumáticas: contusões, lacerações e pelo estiramento muscular. Lesões atraumáticas: cãibras e dor muscular tardia.

Tipos de Afogamento
Afogado Azul: nesta o indivíduo apresenta uma coloração cianótica, o indivíduo morre por aspiração deum meio líquido, é o afogado verdadeiro. Afogado Branco: nesta o indivíduo apresenta uma coloração branca. É a morte que ocorreu dentro do meio líquido, porém não ocorre a aspiração deste meio.

ocorreu com o indivíduo vivo ou após a sua morte, pode-se usar a prova de Verderau, que consiste em comparar a relação existente entre hemácias e leucócitos. 118 A maceração séptica ocorre em meio líquido contaminado, como frequentemente se observa nos casos de afogamento.

As manchas de Paltauf são equimoses viscerais nos pulmões dos afogados. Quase todos os órgãos do corpo são passíveis de congestão nos diferentes tipos de asfixia. O fígado e o os rins são os de maior interesse na asfixia. Órgãos que normalmente contêm sangue, como o fígado, ficam muito cheios.

A asfixia traumática (AT), também chamada máscara equimótica, síndrome de Morestin ou de Perthes, é uma condição rara caracterizada pela tríade cianose cervicofacial, hemorragia subconjuntival e petéquias cervicofaciais2.

A formação do cogumelo de espuma, devido a penetração de líquido na árvore respiratória, está comumente associada ao evento asfixia mecânica por afogamento onde se observam finas bolhas de coloração branca ou rósea que se estendem do trato aéreo respiratório inferior ao ambiente através das cavidades bucal e nasal.