O que é o sinal de Murphy?

Perguntado por: isilveira4 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

O Sinal de Murphy' é presente no exame físico de um paciente. É indicativo de colecistite, quando o paciente suspende a inspiração por dor à compressão do rebordo costal direito(local onde se encontra a vesícula biliar).

Sinal de Murphy:
Sem afrouxar a pressão exercida pela mão palpadora, manda-se o paciente inspirar profundamente. Em caso de dor, o paciente interrompe o movimento respiratório, ao mesmo tempo em que reclama da palpação dolorosa.

Questão Na apendicite aguda, a Cronologia de Murphy corresponde a: Anorexia, náuseas, vômitos e dor abdominal.

Na extremidade distal do tubo pode haver um orifício na parede lateral, chamado de olho de Murphy, que serve para reduzir o risco de atelectasia do lobo superior direito e a probabilidade de obstrução completa do tubo, caso a abertura da extremidade seja ocluída.

Sinal de Blumberg: Dor à descompressão brusca no ponto de McBurney. Pode ser indicativo de apendicite. Sinal de Rovsing: Dor no quadrante inferior direito ao realizar a palpação do quadrante inferior esquerdo do abdome. Pode indicar apendicite aguda.

O sinal de Blumberg é um sinal semiológico caracterizado por dor à descompressão brusca da parede abdominal no ponto apendicular, mais conhecido como ponto de McBurney.

Sinal para pesquisa de peritonite de etiologia apendicular. O sinal é positivo quando, ao comprimir-se o abdómen na fossa ilíaca direita, a descompressão brusca desperta uma dor aguda.

Com o paciente em decúbito dorsal, é feita a análise da anatomia abdominal, localizada entre o umbigo e a crista ilíaca direita. Inicialmente McBurney colocou como medida 1,5 a 2,0 polegadas (3,8 a 5,0 cm) de uma extremidade superior do lado direito do osso pélvico, fazendo uma linha imaginaria até o umbigo.

Sinal do Obturador: com o paciente deitado com as costas para baixo (decúbito dorsal), o médico flexiona e realiza rotação interna da perna. O paciente sentirá dor na fossa ilíaca direita. Sinal de Ten Horn: o médico irá realizar tração do testículo direito do paciente, e ele sentirá dor abdominal.

Na medicina, o sinal do psoas é indicativo de irritação do músculo psoas, sendo um dos sinais de apendicite aguda. Semiotécnica: Posiciona-se o paciente em decúbito lateral esquerdo, e o examinador deve realizar a hiperextensão passiva de membro inferior direito (ou flexão ativa contra resistência).

Identifique e examine os pontos dolorosos abdominais: xifoidiano, epigástrico, cístico ou biliar, esplênico, ureterais, apendicular ou de McBurney.

video_content

Além da palpação, ainda é muito utilizado o método da seringa ou Técnica de Alívio. Tal técnica utiliza-se de uma seringa de 20mL e consiste em insuflar 15mL de ar dentro do balonete.

A Intubação Orotraqueal é uma das técnicas mais antigas da medicina capaz de garantir uma via aérea definitiva. Em 1677, Robert Hooke, um cientista inglês, apresentou a técnica da intubação traqueal, que foi sendo aprimorada ao longo da história.

O olho é o órgão responsável pelo sentido da visão. O globo ocular é preenchido por um material gelatinoso denominado humor ou corpo vítreo, ocupa uma cavidade óssea e está protegido pelas pálpebras.

Na medicina, o sinal de Rovsing é um sinal médico de apendicite. Se a palpação do quadrante inferior esquerdo do abdômen do paciente resultar em dor no quadrante inferior direito, diz-se que o paciente é positivo para o sinal de Rovsing.

Sinal de Jobert é um sinal clínico que refere-se ao desaparecimento da macicez e aparecimento de hipertimpanismo na região hepática. É um sinal observado nos grandes pneumoperitônios.

O ponto de McBurney está no terço lateral de uma linha que liga a espinha ilíaca anterior ao umbigo e corresponde ao local em que a base do apêndice se liga ao ceco.

Sinal de Lapinsky: dor à palpação profunda no ponto de McBurney (localizado no encontro do terço médio com o terço distal da linha traçada da cicatriz umbilical até a espinha ilíaca anterossuperior direita) com membro inferior direito hiperestendido e elevado.