O que é o sinal de Lhermitte?

Perguntado por: amesquita . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

O sinal de Lhermitte é uma sensação repentina, breve, como um choque elétrico que desce pelo pescoço até a coluna. A dor no pescoço pode se mover para os braços e as pernas e, às vezes, para os dedos das mãos e dos pés. Geralmente, é acionado ao dobrar o pescoço, com o queixo em direção ao peito.

A cefaleia tensional é uma dor de cabeça relacionada à tensão nos músculos, como na nuca e pescoço, e que consequentemente afeta o crânio. Ela causa dor local, pontadas, sensação de pontadas em choque e desconforto nas têmporas ou mandíbula, com sensação de tensão localizada.

O choque tem diversas causas: Volume de sangue reduzido, função de bombeamento do coração inadequada ou alargamento (dilatação) excessivo dos vasos sanguíneos.

O teste de Spurling analisa a reação do paciente, que sofre com dores cervicais, aos movimentos empregados. Esse é um dos testes que pode ser realizado na região cervical como exame físico para alcançar um diagnóstico.

Disco intervertebral L4-L5.
Este disco fornece funções de amortecimento e absorção de cargas para proteger as vértebras contra o cisalhamento e a compressão umas contra as outras durante os movimentos da coluna vertebral.

Sintomas

  1. Formigamento ou sensação de “alfinetes e agulhas” nos dedos ou na mão;
  2. Fraqueza nos músculos do braço, ombro ou mão;
  3. Perda de sensação.

Os espasmos da musculatura do pescoço, podem ocorrer por lesão, desgaste, má postura ou stress.

Confira aqui como aliviar a dor no pescoço de uma vez por todas

  1. Fazer massagem. ...
  2. Fazer alongamentos e exercícios para o pescoço. ...
  3. Usar uma compressa morna. ...
  4. Fazer acupuntura. ...
  5. Dormir com a postura correta. ...
  6. Ajustar a postura no local de trabalho. ...
  7. Relaxar para aliviar o estresse.

Lesões musculares , estresse e má postura podem levar ao aparecimento de nódulos sensíveis na região cervical, área que inclui pescoço, nuca e parte superior dos ombros. Esses nódulos, chamados de pontos-gatilho, são resultantes da tensão muscular e podem provocar dor na nuca e na cabeça.

Qualquer pancada na cabeça pode ser perigosa
No entanto, uma concussão pode ser associada a complicações que devem ser reconhecidas em tempo, pois podem colocar em risco a vida do paciente. Um golpe na cabeça pode causar ruptura dos vasos sanguíneos que se encontram entre o crânio e o cérebro.

O choque pode ser classificado em 4 tipos principais, baseados tradicionalmente no seu perfil hemodinâmico: hipovolêmico, cardiogênico, obstrutivo e distributivo.

Em conclusão, o choque é uma condição médica grave que requer tratamento imediato e agressivo. Ele ocorre quando o suprimento de sangue e oxigênio para os tecidos do corpo é insuficiente para manter a função normal dos órgãos vitais. É dividido principalmente em Hipovolêmico, Cardiogênico, Obstrutivo e Distributivo.

Abaixo discutiremos sobre os tipos, suas características e o manejo.

  • Choque Hipovolêmico.
  • Choque Cardiogênico.
  • Choque Distributivo.
  • Choque Obstrutivo.
  • Quadro Clínico do choque.
  • Exames complementares.
  • Tratamento do choque.
  • Referência bibliográfica.

Sinais de alerta associadas com essa dor
A erupção que não desaparece quando pressionada com o dedo. O paciente tem mal-estar ou febre, além de dor no pescoço. Dói muito flexionar o pescoço para a frente que é impossível para o paciente tocar o queixo até o peito. A luz incomoda os olhos.

Tontura cervicogênica
É uma condição médica que ocorre quando a região cervical afeta o sistema vestibular, que é responsável pelo equilíbrio e pela coordenação do corpo. Os sintomas da tontura cervicogênica incluem tontura, desequilíbrio, vertigem, náusea, visão embaçada, zumbido nos ouvidos e dor no pescoço.

Isso acontece porque quando existe alguma alteração na coluna cervical, a tensão acumulada nos músculos da parte superior das costas e do pescoço leva o estímulo doloroso para o cérebro, que reage com o sintoma. Nesse caso ela é conhecida como cefaleia tensional.

Uma pessoa com hérnia de disco pode ser aposentada por causa desse problema. Mas não é tão simples assim. A hérnia de disco precisa impedir a pessoa de trabalhar. Para que uma pessoa possa se aposentar por invalidez é preciso que exista uma incapacidade total e permanente.

Regiões mais acometidas pelo abaulamento discal
Na coluna lombar, a degeneração ocorre mais frequentemente entre as vértebras L4L5 e L5S1, sendo que, neste caso, quando comprime algum nervo, pode se manifestar com dor na coxa/pernas, parestesia (alteração de sensibilidade), e fraqueza muscular.

O que é discopatia degenerativa? A discopatia degenerativa é uma condição progressiva que afeta os discos intervertebrais. Apesar de ser mais comum na região lombar, também pode afetar as outras partes da coluna e causar dor, formigamento, rigidez e até dificuldade para mover as costas.