O que é o sinal de Goodell?

Perguntado por: eibrahim5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Sinal de Goodell: amolecimento da textura do colo do útero e da vagina; Sinal de Piskacek: assimetria do útero durante o início da gestação.

Sinal de Puzos: também chamado de rechaço uterino. Durante o exame bimanual faz-se um empurrão no fundo de saco vaginal posterior, o útero desloca-se superiormente e depois empurra o dedo vaginal novamente.

Algumas vezes pode haver um pequeno sangramento vaginal, que está associado ao momento da nidação. A isso chamamos de sinal de Hartman.

A partir do segundo trimestre acontece a hiperpigmentação da aréola primária, o surgimento da aréola secundária (sinal de Hunter) e a hipertrofia de glândulas sebáceas periareolares (tubérculos de Montgomery). Com o crescimento das mamas pode surgir, também, o aparecimento de algumas estrias gravídicas.

Sinal de rechaço, contrações de Braxton Hicks e sinal de Goodell são considerados sinais de probabilidade de gestação.

Por exemplo: se a DUM for 12/11, a data provável do parto será no dia 12+7 e mês 11-3, ou seja, dia 19/08. Se a soma do dia com o 7 ultrapassar 31, parte-se para o mês seguinte, e retira-se então 2 do mês da DUM.

Elas podem sentir o próprio colo do útero ao inserir o dedo indicador na vagina. Para fazer isso, é preciso estar com as mãos e unhas devidamente higienizadas e encontrar uma posição confortável. Com esse toque, é possível verificar a altura e se ele está aberto ou fechado. É como encontrar a parede final da vagina.

O colo do útero fechado, por sua vez, indica que a mulher está fora de seu período fértil ou que pode estar grávida. “Durante a gravidez, o colo do útero permanece fechado e firme”, explica a Dra. Ana Maria Morato Gagliardi, ginecologista da Scope.

A DUM é, como explica o próprio nome, a data aproximada em que iniciou o último ciclo menstrual da mulher antes da gestação. Através dela será possível estimar quando o bebê irá nascer e preparar todos os exames baseando-se nesta data.

São eles:

  • Atraso menstrual (esse é o sintoma mais comum e importante);
  • Aumento do volume uterino;
  • Diminuição da consistência do colo, entre outros.

Podemos dividir o diagnóstico de gravidez em clínico, laboratorial e ultrassonográfico.

Nidação é o processo de implantação do óvulo fecundado na parede do endométrio. É um dos estágios do início da gravidez e pode resultar em um sangramento fora do período menstrual. Diferente do escape, esse sangramento de nidação dura no máximo três dias e não apresenta sintomas expressivos como dor, por exemplo.

Durante uma contração, no início do parto, verificar quantos dedos cabem entre o fundo do útero (onde acaba a barriga) e a linha de sutiã (que é onde fica o processo xifoide) – nesse início é comum caber 5 dedos. Como o fundo do útero fica mais espesso e sobe durante o parto, vão caber cada vez menos dedos.

A presença de mecônio na água quando a bolsa estoura é um sinal comum de sofrimento fetal durante o trabalho de parto. Geralmente, o líquido amniótico é transparente com uma coloração amarelada ou rosada, mas se estiver marrom ou esverdeado, pode indicar a liberação de mecônio.

A gestante, mais cedo ou mais tarde, descobrirá o aparecimento de pequenos nódulos, em forma de bolinhas, ao redor das auréolas dos seios. Essas bolinhas são os tubérculos de Montgomery, que são parte da preparação do corpo feminino para a gestação e a amamentação.

Sinal de Hunter: escurecimento dos mamilos. Alterações de pele como as estrias gravídicas; Rede de Haller: aparecimento de uma rede de veias visível sob a pele da mama; Tubérculos de Montgomery: as glândulas nas auréolas dos seios aumentam em número e tamanho, tornando-se salientes e visíveis.

Também conhecidas como contrações de “treinamento” ou “falsas”, as contrações de Braxton-Hicks (que recebem o nome do médico que primeiro as identificou) não são contrações do parto, mas sim contrações do músculo do útero, que endurece, assim como ocorre com as contrações reais do parto.

Você pode notar um muco grosso de cor amarela ou marrom escuro (com traços de sangue), o chamado "sinal" ou tampão mucoso. Se seu tampão mucoso, que cobre o colo do útero, sair, o trabalho de parto pode estar começando.

Utiliza-se o polegar e os dedos de uma das mãos a parte inferior do abdome materno exatamente acima da sínfise pubiana. O objetivo é procurar o polo fetal que se insinua em direção a pelve. Serve para o diagnóstico da apresentação fetal. Também podemos avaliar a sua mobilidade.

Os mais comuns que podem indicar gestação são:

  1. Atraso na menstruação;
  2. Enjoos e vômitos;
  3. Sensibilidade e aumento das mamas;
  4. Aumento da frequência urinária.

Aprenda como calcular a data provável de parto (DPP) Esta data é uma estimativa de quando ocorrerá o parto e é calculada a partir da data da última menstruação! Essa data é calcualda com base no tempo médio de uma gravidez em seres humanos, que dura em torno de 280 dias!