O que é o sinal da silhueta?

Perguntado por: rmartins . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

O sinal da silhueta indica posicionamento contíguo das 2 estruturas com radiodensidades semelhantes; a parte do pulmão contígua com a borda direita do coração é o lobo médio direito, de modo que é a parte que apresenta infiltrado e pneumonia.

Assim, o borramento da borda direita do coração significa que há comprometimento do lobo médio di- reito (LMD), que está em contato anatômico com esta estrutura8.

Sinal de Fleischner: dilatação da artéria pulmonar (surge em 20% dos casos).

Significa que há sinais de que o coração está com tamanho aumentado, o que geralmente sugere doenças de coração. Porém esse exame não é o mais adequado para avaliar o coração e a investigação deve prosseguir para confirmar se há alteração.

O sinal do halo invertido (SHI), observado em tomografias computadorizadas (TC) do tórax, é definido como uma área arredondada ou ovalar de opacidade em vidro fosco, circundada completa ou parcialmente por um anel de consolidação.

Corresponde a áreas onde houve quebra da barreira hemoencefálica, permitindo passagem de contraste para o interstício. Tomografia computadorizada (TC) com contraste. O halo hipodenso que circunda o tumor pode corresponder a edema ou infiltração neoplásica peritumoral.

Quando houver a presença de sangue, de- ve-se observar o “sinal do duplo halo”, que são anéis concêntricos com sangue no anel central e anéis progressivos mais claros ao re- dor.

O Vertebral Heart Size (VHS) é um método de mensuração da silhueta cardíaca, a partir de radiografias torácicas, criando uma padronização de medida (indexação) independentemente do tamanho do corpo do animal e de sua conformação torácica.

Em condições normais, é auscultado na região esternal superior, interescapulovertebral superior e no nível da terceira e quarta vértebras dorsais. Em outras regiões, indica condensação pulmonar, atelectasia por compressão ou presença de caverna, ou seja, mesmas condições que originam som brônquico.

A sombra da silhueta cardíaca permite avaliar o tamanho e a forma do coração e dos vasos principais. As alterações do parênquima pulmonar também nos fornecem informações acerca de patologias pulmonares secundárias a anomalias cardíacas (por exemplo, edema pulmonar). Também utilizado na avaliação do mediastino.

No caso da cardiomegalia, os sintomas mais frequentes são:

  • Cansaço intenso e fraqueza ao realizar atividades que exigem pouco esforço;
  • Falta de ar, apresentando agravamento ao longo do tempo;
  • Palpitações cardíacas;
  • Desmaios e tonturas;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Redução na quantidade da produção de urina no dia.

Essa média está próxima a 5.250 ml, que é o débito cardíaco comum à maioria das pessoas. Em geral, considera-se que há um débito cardíaco diminuído quando o resultado do cálculo fica abaixo de 4.000ml por min. Já quando o valor fica acima de 8.000 ml por minuto, considera-se que o débito cardíaco é aumentado.

Hipertrofia ventricular Esquerda (HVE), é uma condição em que ocorre hipertrofia do músculo cardíaco. Na maioria dos casos ocorre por Hipertensão Arterial não controla adequadamente ao longo de anos. Também pode ocorrer por Estenose de Válvula Aórtica e Miocardiopatia Hipertrófica de etiologia genética.

Habitualmente os brônquios não são visíveis à radiografia ou tomografia. A visualização do ar no interior dos brônquios intrapulmonares chama-se sinal do broncograma aéreo e configura uma anormalidade. Esse sinal depende das densidades água e gás.

A pneumonia em organização (PO) é uma doença inflamatória que envolve simultaneamente os bronquíolos periféricos e os alvéolos. Tem achados radiográficos, características histológicas e resposta aos corticosteroides distintos (ao contrário da pneumonia intersticial usual).

Hipodensidade nada mais é do que um espaço "preto" na tomografia. E isso pode representar uma doença, como um AVC ou apenas um espaço liquórico alargada, o que é absolutamente normal e não traz prejuízos à sua saúde.

A aparência dos tecidos em uma tomografia computadorizada é descrita em termos de “densidade”. Estruturas mais escuras são “hipodensas ou de baixa densidade”; estruturas mais brilhantes são “hiperdensas ou de alta densidade”.

1) Sinal de Battle
Trata-se de uma equimose (área roxa) atrás da orelha que pode ser indicativa de fratura(s) na base do crânio, mais especificamente fratura(s) na região do osso temporal.