O que é o símbolo do Carrefour?

Perguntado por: laparicio . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Carrefour: Marca de varejo francesa, o Carrefour tem um logo tão tradicional quanto incompreendido. O nome da marca significa em francês bifurcação, e no desenho é possível ver duas setas apontando para lugares distintos. Já a parte branca forma a letra C, inicial da empresa.

Logotipo é uma representação gráfica de uma marca ou empresa. Ele é constituído por um ícone, feito em design gráfico, e por tipografia (texto). Dentro dos conceitos de comunicação e identidade visual de uma empresa, o logotipo é considerado uma das peças de maior importância.

O logo foi adotado pela empresa em 1937 e representa a capacidade dos motores da marca, que dominam o mar, terra e ar. A Nike dispensa comentários neste caso. Seu famoso símbolo chamado Swoosh, possui uma simplicidade que inspira até hoje inúmeras outras marcas. Foi criado em 1971 pelo designer Carolyn Davidson.

Tudo o que a gente faz é pensando em criar um mundo melhor para as pessoas ao nosso redor.

Abilio Diniz

Abilio Diniz negociou com nomes como Carrefour, Walmart e Casino, fechando acordo de US$ 854 milhões com o último, por quase um quarto do Pão de Açúcar. Em 2003, iniciou seu plano de sucessão.

O Grupo Carrefour está listado no segmento Novo Mercado, com ações ordinárias (CRFB3) e também está no mercado fracionado (CRFB3F).

Hoje, o Grupo Carrefour é formado pelas marcas: Carrefour Hiper, Carrefour Bairro, Carrefour Market, Carrefour Express, Carrefour Drogaria, Carrefour Posto, Atacadão e Supeco.

O símbolo da Adidas, uma das maiores empresas de artigos esportivos do mundo, é representado por três listras, que têm o significado de velocidade, meta e competição. Não há somente um símbolo, mas os que existem têm as listras, que é justamente o que identifica a marca.

Normalmente, é um elemento gráfico que deve identificar instantaneamente um negócio e simbolizar os seus valores essenciais da forma mais memorável possível. Pode ser um ícone, um emblema, uma palavra, uma frase ou uma combinação de todos, como o nome da empresa junto a um símbolo ou ilustração.

Os dois estão corretos! Falamos o logo quando nos referimos ao logotipo (substantivo masculino) e a logo quando falamos da logomarca (substantivo feminino). Não se preocupe se escutar alguém falando diferente de você!

Yamaha: a logo possui a união de três diapasões, objeto usado para afinar instrumentos musicais, que também lembra a letra Y. Muitos conhecem a marca Yamaha apenas como uma indústria de motocicletas, mas uma de suas vertentes, aliás a mais antiga, é a produção de instrumentos musicais.

Seu nome foi inspirado em seu fundador, Adolf Dassler. Adidas mistura o apelido do empresário (Adi) e as três primeiras letras de seu sobrenome (Das).

Pepsi: um termo médico para “indigestão”
Três anos depois, Bradham decidiu renomear sua bebida - que, para ele, auxiliava no processo de digestão - para Pepsi-Cola, tirado da palavra “dispepsia”, que significa… Indigestão.

O ano era 1959. E o nome do estabelecimento ali fundado foi escolhido justamente por sua localização: Carrefour, que em francês significa cruzamento. Desde então, muitos outros caminhos convergiram ao longo da trajetória do grupo, que está presente em mais de 30 países.

No Brasil, a Rede Champion virou Carrefour Bairro. São lojas reduzidas dos hipermercados Carrefour. A bandeira Carrefour Bairro está presente somente no país. Em 7 de setembro de 2016, a rede Champion volta ao varejo com as unidades Carrefour sendo Champion novamente e com nova identidade visual.

Os logos mais caros da história

  • NeXT. Valor pago: 100 mil dólares.
  • Olimpíadas de Londres 2012. Valor pago: 625 mil dólares.
  • Pepsi. Valor pago: 1 milhão de dólares.
  • BBC. Valor pago: 1,8 milhão de dólares.
  • British Petroleum. Valor pago: 211 milhões de dólares.

Os tipos de logotipo

  • Lettermark. Esse formato apresenta os logotipos que destacam as letras iniciais ou as abreviações das marcas. ...
  • Símbolo ou ícone. Nesse formato, as empresas ou as marcas abrem mão de qualquer tipo de texto para serem representadas por um símbolo visual. ...
  • Wordmark. ...
  • Combination mark. ...
  • Emblema.