O que é o significante em psicanálise?

Perguntado por: abrito . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

O significante se mantém como condição de uma operação que se constitui em uma cadeia e é nessa cadeia que ele se faz presente a partir de uma ausência. A cadeia dos significantes torna a condição do significante possível e é nela que ele subsiste (LACAN, [1966], 1998: 665).

Significado de Significante
adjetivo Que significa; significativo. substantivo masculino Linguística Imagem acústica ou manifestação fônica do signo linguístico.

O signo linguístico representa o significante e o significado. Ao ouvir a palavra “casa”, você pensará nas letras que a compõem (c-a-s-a) e nos fonemas que a representam (/k/ /a/ /s/ /a/). Isso é o significante.

O significante é entendido como a imagem acústica de uma palavra, isto é, a representação sonora de uma palavra. Já o significado é o conceito que se tem da palavra, ou seja, a realidade que a palavra representa. O significante e o significado formam um signo, que se une a outros signos, compondo um sistema.

Se o significante é a “forma”, o “corpo” que se vê ou que se ouve – da palavra –, o significado corresponde ao conteúdo, ao que o conjunto de sons/letras que constituem essa palavra representa.

2 apreciável, considerável, decisivo, eloquente, expressivo, importante, vultoso.

Que significa muito, que tem alto valor para alguém.

Significante x Significado: o signo é constituído por esses dois aspectos. O significante (signifiant) é o objeto, físico ou imaginado, formado por sons, imagens ou escrita que transmite algum sentido. É a “imagem acústica”. O significado (signifié) é a ideia transmitida pelo signo, ou seja, o conceito.

O contrário de significante é: 1 bagatela, exíguo, miúdo, insignificante, liliputiano, minúsculo, pequeno, homeopático.

Os signos podem ser verbais (as palavras) ou não verbais (gestos, símbolos, cores, até o tom de voz). Repare que em um anúncio de sorvetes, por exemplo, há, normalmente, sol e uma luz alaranjada, signos que representam o calor.

A polissemia é caracterizada pela presença de um termo que possui mais de um significado. Polissemia é um fenômeno linguístico caracterizado pela existência de um termo que apresenta mais de um significado.

Charles Sanders Peirce

Charles Sanders Peirce (1839–1914), considerado o “pai da semiótica”, classificou os signos em categorias, que podem ser melhor compreendidas quando agrupadas em ícones, índices e símbolos. É uma representação visual que se dá por semelhança.

Piaget chama função semiótica àquela que possibilita ao sujeito representar objetos ou situações que estão fora de seu campo visual por meio de imagens mentais. A representação é a condição básica para o pensamento existir.

A Semiótica é a ciência que se dedica ao estudo de todos os signos, nos processos de significação na natureza e na cultura.

02) Quando a relação de causa e efeito afeta a existência de um objeto ou é afetada por ela, tem-se um signo de tipo índice, que indica o objeto representado.

Por conseguinte, a distinção entre sentido e significado é demarcada rigoro- samente, isto é, sentido é algo relacionado com a proposição, e significado é algo relacionado com os nomes no contexto de uma proposição.

Partindo desse pressuposto, temos que o signo linguístico é concebido como um elemento representativo, constituindo-se de dois aspectos básicos: o significante e o significado, os quais formam um todo indissolúvel.

O que se consegue imitar; aquilo que deve ser imitado, copiado: dar bom exemplo aos filhos.

Conceito significa definição, concepção ou caracterização. É a formulação de uma ideia por meio de palavras ou recursos visuais. O termo "conceito" tem origem a partir do latim “conceptus” (do verbo concipere) que significa "coisa concebida" ou "formada na mente".

Significante. Para Saussure, a língua é um sistema de signos formados pela junção do significante e do significado, ou seja, da imagem acústica e do sentido.