O que é o Shadowban do Instagram?

Perguntado por: asalgueiro . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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O que significa o termo shadowban? A tradução de shadowban é banimento fantasma. Esse mecanismo do Instagram avalia publicações e, caso elas não estejam de acordo com suas políticas e práticas, é aplicado um bloqueio no desempenho do post. Isso, entretanto, não é feito de uma forma explícita.

Portanto, o primeiro passo para saber se a sua conta foi punida pelo Instagram é perceber se houve uma queda brusca no engajamento das postagens. Receber menos comentários e curtidas do que o normal pode ser um forte indicativo do shadowban.

Separamos algumas dicas para aumentar o alcance das suas postagens no Instagram:

  1. Utilize as boas-práticas do algoritmo. ...
  2. Use todos os formatos de postagens. ...
  3. Aproveite os conteúdos que estão em alta. ...
  4. Publique nos melhores horários para o seu perfil. ...
  5. Estimule a interação e o compartilhamento dos seus conteúdos.

Repostar somente publicações do Feed; 2. Não criar um diálogo com seus seguidores; 3. Postar tudo de uma vez (muitos stories seguidos, sem um intervalo entre horários); 4. Não utilizar as ferramentas disponibilizadas pelo Instagram de forma correta e constante.

Uma maneira de visualizar e testificar o bloqueio pelo Shadowban, faça o teste em uma publicação de uma foto com uma hashtag pouco usada (não utilize aqui uma hashtag de grande abrangência, pois será difícil saber se o conteúdo está oculto pelo shadowban ou relacionado à grande concorrência).

Exclusividade: o Instagram pune com perda de alcance quem importa conteúdo de outras plataformas direto para Reels ou Stories. Se identificar a marca d'água ou filtros/recursos de outras plataformas, provavelmente o vídeo vai flopar.

Não utilize muitas hashtags
O uso das tags de forma exagerada pode diminuir e muito o engajamento. Segundo o Instagram, podemos utilizar até 30 hashtags por publicação. Porém, de acordo com especialistas, o número indicado é menos de 10, até mesmo para que a publicação não seja confundida com spam.

O número total de hashtags que você pode usar no Instagram depende do tipo de conteúdo. As postagens e feed do reels suportam 30 hashtags, enquanto os Stories podem incluir 10 hashtags. Embora seja fácil supor que você deve adicionar o maior número possível, isso não é necessariamente a melhor prática.

Qualquer conteúdo que exalte terrorismo, crime organizado ou propagação de ódio é proibido na rede social, assim como a oferta de serviços sexuais e produtos ilegais, mesmo que esses artigos possam ser legais em algumas regiões.

Para ter mais visualizações no Reels você deve criar um conteúdo de qualidade, usar boas hashtags, seguir tendências e usar as músicas em alta no Instagram.

Como descobrir os seguidores fantasmas no Instagram?

  1. não têm foto de perfil;
  2. fazem poucas ou nenhuma postagem;
  3. têm pouco engajamento;
  4. apresentam um número de seus seguidores;
  5. são identificadas com nomes diferentes dos usuais no seu país.

Melhores dias e horários para o segmento de Tecnologia
Para esse mercado, os posts no Instagram que mais se destacam em engajamento são publicados nas quartas-feiras às 8h e nas sextas-feiras às 10h. Além desses dias, o sábado também é apontado como uma boa opção para postagens.

Influenciadores e criadores de conteúdo, por exemplo, afirmam que a alteração pode afetar a quantidade de visualizações dos Stories e o engajamento dos seguidores, devido à ocultação das publicações para determinada parcela do público.

Quando seus stories e posts no feed recebem poucas interações, o Instagram mostra seu conteúdo para menos pessoas na rede social. Isso ocorre porque, na interpretação do algoritmo do Instagram, seu conteúdo não gera interesse. E se seu conteúdo não é interessante, o Instagram não tem porque mostrá-lo.

Uma pesquisa realizada pela empresa Emplifi revelou que as hashtags são mais eficazes quando usadas de modo mais comedido na rede social. Embora não haja um número mágico, uma regra de ouro que muitos social media respeitados dão é usar entre uma e três hashtags, no máximo.

À CNN Bussiness, o Banco Central do Brasil comentou sobre a utilização “incorreta” da ferramenta em correntes do Instagram e para “flertar”: “O PIX é um meio de pagamento, não uma rede social”. Além disso, a instituição reforça o único objetivo da ferramenta, que é dar mais agilidade às transações financeiras.

Ter um planejamento nos stories também é fundamental para dar o engajamento para ele. Mas atenção, ter uma rotina não significa postar desenfreadamente. O stories é uma ferramenta de histórias relevantes e quanto maior a relevância, mais engajado ele se tornará. Então, publique aquilo que faz sentido para seu público.

5 dicas para aumentar as visualizações nos stories do seu Instagram

  1. Crie uma rotina.
  2. Faça perguntas.
  3. Use legenda nos vídeos.
  4. Reposte conteúdo se for marcado.
  5. Contrate uma agência de marketing digital para administrar os seus perfis nas redes sociais.