O que é o Shabat Shalom?

Perguntado por: oamorim . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Literalmente, Shabat Shalom significa “Sábado de Paz”, mas também pode ser interpretado como “paz no seu descanso semanal”. Costuma ser usado entre os judeus durante o período do Shabbat, que começa ao pôr-do-sol de sexta-feira e termina no pôr-do-sol de sábado.

Os judeus usam a palavra Shalom como uma saudação e também como uma despedida. É como o nosso cumprimento de olá, bom dia, adeus, etc.

Caprichar nas refeições do Shabat é uma virtude. É uma mitsvá servir um bom vinho e carne macia. A tradicional refeição do Shabat tem muitos pratos, e inclui peixe, sopa, carne ou ave, e acompanhamentos. (Sirva peixe/carne/frango como pratos separados, em vasilhas separadas).

1 – Planeje o cardápio do Shabat no início da semana. Se terá convidados, informe-se se eles têm restrições de saúde ou de dieta. 2 – Faça uma lista do que comprar e do que fazer, e risque os itens à medida que os cumprir. 3 – Faça as tarefas "pesadas" no começo da semana.

Shalom é uma palavra de origem hebraica e significa literalmente “paz”, na tradução para o português. Este é um termo bastante utilizado entre os judeus, principalmente, como uma forma de saudação ou despedida.

O Yom Kipur é uma das datas comemorativas mais importantes do judaísmo. É o dia mais sagrado do calendário judaico ou, em hebraico, o "Shabat HaShabatot" (o Sábado dos Sábados).

Paz, traduzida da palavra hebraica SHALOM, tem um significado tão amplo, que em nenhuma outra língua pode ser expressa em um só termo.

Para Jesus, de acordo com o evangelho de hoje, a função do sábado é fazer o bem, salvar, como Jesus fez na sua vida sobre a terra. Jesus, portanto, prega uma mudança no adventismo do sábado. Ele deve servir ao homem e não para destruir a sua vida.

O Eterno ordenou exclusivamente aos judeus que observassem o Shabat: "E os filhos de Israel guardarão o Shabat" ou "O Shabat será um sinal entre Mim (O Criador) e Vós (povo judeu)".

El Shaday ou El Shaddai, é um dos nomes em hebraico para Deus, que significa Deus Todo Poderoso. A designação El Shaddai é apenas um dos nomes que menciona o poder de Deus, sendo mais abrangente que Elohim, que indica o poder de Deus enquanto Criador.

Adonai é um termo com origem no hebreu que significa "meu Senhor". Este era o nome de Deus usado no antigo testamento em vez do nome divino de Javé (Yahweh), uma vez que este, por respeito, não se devia pronunciar. Adonai reflete a superioridade de Deus, substituindo o Tetragrama YHWH, ou Javé.

Na tradução literal, a palavra yeshua significa "salvar". Ela é muito parecida com Yeshuah, com H no final, que quer dizer "salvação'' e também é uma redução de Yehoshua que significa "Deus salva". Em algumas religiões, eles consideram a palavra como o nome original de Jesus Cristo.

Resposta: É terminantemente proibido tomar banho com água quente no Shabat, tendo sido esta água aquecida durante o Shabat.

No mundo judaico, o tema da pureza e a proximidade com a santidade é muito importante. E o porco era considerado um animal impuro, devido à forma como era mantido antes do abate, há centenas de anos.

Camarão, lula e lagosta, por exemplo, não são kosher; para os judeus que observam estritamente as regras religiosas, da fauna aquática o cardápio só aceita espécimes com escamas e barbatanas. Porco e coelho, tidos como sujos, também não têm lugar à mesa.

A folha da videira é um dos símbolos dos hebreus, tornando o vinho inseparável das comemorações judaicas. O líquido é bebido no início do sabbath (sábado sagrado dos judeus), na bênção (kiddush) e em seu término (havdalah).

É preparar, montar a mesa e “shana tova” (saudação usada pelos judeus para desejar um bom ano) a todos!