O que é o septo interventricular?

Perguntado por: upaz9 . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Tabique ou parede que separa o ventrículo direito do ventrículo esquerdo.

Função do septo interatrial
Assume a forma de uma fina membrana de partição entre os dois átrios. Da mesma maneira que o septo interatrial separa os átrios direito e esquerdo, o septo interventricular separa o ventrículo esquerdo do ventrículo direito dentro da estrutura do coração.

O septo cardíaco é uma parede muscular que divide o lado direito do lado esquerdo do coração, impedindo que o sangue venoso (pobre em oxigênio) se misture com o sangue arterial (rico em oxigênio).

Os defeitos do septo ventricular são defeitos no septo interventricular que permitem o shunt de sangue entre os ventrículos esquerdo e direito. Geralmente congênito, porém raramente adquirido após infarto do miocárdio ou trauma. Pode estar associado a outros defeitos congênitos, como a tetralogia de Fallot.

É o aumento da espessura do musculo cardíaco no septo interventricular, no lado do ventriculo esquerdo, abaixo da válvula aórtica, promovendo obstrução da mesma. Quase sempre é assimétrica e pode ser discreta sim.

No coração, isto ocasiona um aumento de tamanho, especialmente do átrio e do ventrículo esquerdo. Nos pulmões, esta sobrecarga de sangue aumenta a pressão, o que pode lesionar permanentemente as paredes das artérias pulmonares com o passar do tempo.

Os valores de percentil de 95% de septo interventricular e parede posterior do VE para homens foram 9,9 mm e 9,6 mm, respectivamente, e 9,3 mm para septo e parede posterior para mulheres.

O procedimento consiste em colocar uma prótese na abertura que comunica o ventrículo esquerdo com o direito que deveria estar fechada. Uma vez colocada, a prótese evitará que o sangue oxigenado que está no ventrículo esquerdo passe para o ventrículo direito. A correção de CIV é realizada por uma punção na virilha.

Septo interventricular corresponde à parede muscular ou septo localizado na porção inferior do coração. Tem a função de separar o ventrículo esquerdo do direito, para que não haja mistura de sangue venoso (pobre em oxigênio) com o arterial (rico em oxigênio).

As artérias perfurantes da porção anterior do septo são, normalmente, ramos da descendente anterior e fornecem dois terços da irrigação da porção superior do septo interventricular e de quase todo seu terço inferior, podendo variar, em número, de 4 a 13 (média de 8).

Os lados direito e esquerdo do coração são separados pelos septos interatrial e interventricular. Além disso, os átrios são separados dos ventrículos pelo septo atrioventricular.

O septo nasal é uma pequena cartilagem e osso cuja função é separar as paredes das narinas. Ele precisa estar localizado bem no meio do nariz, separando um lado do outro. Quando esse septo não está reto e possui algum tipo de desvio, o indivíduo é diagnosticado com desvio de septo.

sep·to |épt| 1. [ Anatomia ] Membrana ou divisória que separa duas cavidades ou estruturas (ex.: septo escrotal, septo nasal).

Existe o septo atrioventricular, um septo horizontal que divide o coração em porções superiores (átrios) e inferiores (ventrículos). Já o septo interatrial representa um septo sagital que divide a porção superior do coração em duas câmeras, ou seja, dois átrios (direito e esquerdo).

Conforme a hipertrofia ventricular esquerda progride, a pessoa pode experimentar falta de ar, fadiga, dor no peito, geralmente após o exercício, sensação de batimentos cardíacos rápidos e tontura ou desmaio.

Fatores de risco. Taquicardias ventriculares são mais comuns em corações que sofreram alguma alteração estrutural (doenças que causaram dano ao músculo ou cirurgia cardíaca prévia). Os fatores de risco são semelhantes aos que causam infarto, insuficiência cardíaca e doença valvular cardíaca.

As opções terapêuticas existentes para prevenção de recorrência de AVC em doentes com defeitos de septo interatrial (DSA), forame oval patente (FOP) e aneurisma de septo interatrial (ASI) são antiplaquetários ou anticoagulantes e abordagem cirúrgica com oclusão do defeito.

Hipertrofia ventricular esquerda
Os padrões electrocardiográficos de HVE estão relacionados com o aumento da espessura das paredes e com o tamanho do VE. O tamanho do átrio esquerdo é também considerado, pois precocemente suporta os efeitos da sobrecarga que, paralela ou simultaneamente, alteram a anatomia do VE.

Nesta forma, o SIV geralmente apresenta uma espessura >15mm (normal <10-11mm) e a relação SIV/PP é >1,3, fato pelo qual a MH é, algumas vezes, indevidamente chamada de hipertrofia septal assimétrica (HSA) 10,11.

A Hipertrofia Ventricular Esquerda (HVE) é definida como um aumento da massa do ventrículo esquerdo (VE), que pode ser secundária a um aumento da espessura das paredes (HVE concêntrica), aumento do tamanho da cavidade (HVE excêntrica) ou ambos.

[ Anatomia ] Que está ou ocorre entre os dois ventrículos do coração (ex.: comunicação interventricular; septo interventricular).