O que é o sentido do trabalho?

Perguntado por: oparaiso . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Seguindo a idéia de Hackman e Oldhan (1975), Morin (1996) define o sentido do trabalho como uma estrutura afetiva formada por três componentes: o significado, a orientação e a coerência. O significado refere-se às representações que o sujeito tem de sua atividade, assim como o valor que lhe atribui.

Como encontrar sentido em sua atividade profissional? Confira 5 dicas!

  1. Coloque o propósito em pequenas ações. ...
  2. Dedique-se àquilo que você gosta de fazer e faz bem. ...
  3. Melhore o ambiente. ...
  4. Contribua com suas ideias. ...
  5. Encare desafios.

O trabalho ocupa lugar central na organização social e pode ser considerado um regulador da vida em sociedade, pois é com base nele que o sujeito planeja e organiza os outros aspectos de sua vida.

Lembre-se que o trabalho é o contexto mais apropriado para evoluirmos e crescermos como seres humanos, pois através do trabalho é possível desenvolver habilidades, contribuir com o progresso de outros, aprimorar relacionamentos e conhecer as próprias limitações.

O trabalho tem sido visto não somente como forma de obter renda e de suprir necessidades de subsistência, mas também como uma atividade que proporciona realização pessoal, reconhecimento social, desenvolvimento de laços sociais e construção de identidade do sujeito (Bastos, Pinho & Costa, 1995; Bitencourt et al., 2011; ...

O conceito de trabalho como uma atividade que altera o estado material das coisas exis- tentes e, que pela ação humana se transforma em objetos úteis, que passam a ter utilidade, pode ser considerado como resultante da intervenção do homem na natureza.

Para Marx, o trabalho é uma dimensão ineliminável da vida humana, isto é, uma dimensão ontológica fundamental, pois, por meio dele, o homem cria, livre e conscientemente, a realidade, bem como o permite dar um salto da mera existência orgânica à sociabilidade.

um determinado trabalho, de acordo com suas habilidades naturais. Essa escolha tem implicações em vários aspectos do convívio social e indica como a profissão é determinante para o processo de diferenciação dos indivíduos, ou seja, para a formação de sua identidade em sociedade.

O clínico-geral francês François Baumman lançou em janeiro um livro sobre o Brown-Out, uma nova síndrome profissional que pode atingir, segundo estimativas, cerca de 40% dos trabalhadores no mundo, que não veem mais sentido no que fazem.

Frequentemente o sentido da vida é associado com a busca pela felicidade. Alguns filósofos avaliaram que a felicidade resultava da satisfação dos desejos e de uma vida simples, sem dores e preocupações, uma visão bem distante da realidade. A vida está em constante movimento e mudança é a única permanente deste fluxo.

Segundo uma pesquisa recente da consultoria Fellipelli, com 1,3 mil entrevistados, o principal fator de desmotivação dos trabalhadores é a falta de oportunidades de desenvolvimento, com 38,4% dos votos. Em segundo lugar aparece a falta de reconhecimento de desempenho (23,2%).

O trabalho exerce papel central na vida humana, proporcionando a construção da identidade e dos vínculos sociais. Na aposentadoria, essa condição deixa de existir e pode desencadear manifestações de ordem orgânica, psicológica e social, com repercussões importantes na estrutura psíquica dos indivíduos.

O trabalho é uma fonte primária de renda para a maioria das pessoas. É por meio dele que elas ganham dinheiro para sustentar a si mesmas e as suas famílias, pagar contas, comprar alimentos e roupas e satisfazer outras necessidades básicas.

I. Qual a diferença entre significado e sentido? Podemos dizer que o significado expressa com clareza o que algo quer dizer ou representar. O sentido pode estar relacionado a atenção, ou sensações de origem interna ou externa.

Isso porque tudo depende do indivíduo e da situação de vida que ele se encontra no momento. Mas em um contexto geral, podemos dizer que esse ditado popular faz menção ao nosso trabalho como sendo uma forma de nos ocuparmos, o que evitaria o ócio, tão prejudicial em nossas vidas.

Cenário atual do mercado de trabalho
Impactado principalmente pela pandemia da Covid-19, o mercado de trabalho atual passa por inúmeras transformações, forçando empregadores e profissionais a se adaptarem à uma nova realidade, marcada pela crise da geração e manutenção de empregos.

Trabalho e Emprego são sinônimos? Apesar das duas palavras serem usadas para explicar o “ofício”, na prática trabalho e emprego são bem diferentes. Enquanto trabalho está ligado a objetivos e realizações profissionais, emprego é simplesmente uma forma de conseguir renda.

A palavra trabalho deriva do latim tripalium ou tripalus, uma ferramenta de três pernas que imobilizava cavalos e bois para serem ferrados. Curiosamente era também o nome de um instrumento de tortura usado contra escravos e presos, que originou o verbo tripaliare cujo primeiro significado era “torturar”.

Nietzsche parte de uma constatação de ordem geral: na civilização, busca-se o trabalho pelo salário; neste caso, o trabalho deixa de ser um meio para se constituir em um fim em si mesmo. Ora, trabalhar apenas pelo salário exclui qualquer prazer (Lust).