O que é o senso comum ou empírico?

Perguntado por: ocardoso5 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

A palavra empírico vem do grego e significa experiência. Então, o conhecimento empírico – ou senso comum – resulta das observações e das experiências das pessoas. Em outras palavras, parte de um conhecimento popular, que tem origem nas observações do cotidiano.

O que é Empírico:
Empírico é um fato que se apoia somente em experiências vividas, na observação de coisas, e não em teorias e métodos científicos. Empírico é aquele conhecimento adquirido durante toda a vida, no dia-a-dia, que não tem comprovação científica nenhuma.

Exemplos de conhecimentos empíricos:
Saberes práticos (cultivo da terra, uso de plantas medicinais, cuidados de higiene, etc.); Superstições (pular ondas no réveillon para trazer boa sorte, bater na madeira para evitar que algo aconteça, não passar embaixo de escadas, etc.).

Significado de Empírica
adjetivo Que se pauta ou resulta da experiência: pesquisa empírica. Desenvolvido a partir da prática, da observação, por oposição à teoria. Relacionado com o empirismo, com a doutrina que entende o conhecimento como consequência da experiência, aprendido por meio dos sentidos ou da introspecção.

O senso comum, também chamado de conhecimento empírico, acumula-se ao longo da vida e é transmitido de geração em geração. É um saber que não se baseia em métodos ou conclusões científicas, e sim na crença, no modo comum e espontâneo de assimilar informações e conhecimentos úteis no cotidiano.

O conhecimento popular ou vulgar também denominado de senso comum se distingue do conhecimento científico pelo método e pelos Instrumentos do conhecer, através da forma de observação, experimentação e mensuração, e que estão atrelados aos fundamentos do método científico em sua forma experimental.

Uma das principais características do senso comum é que todas as pessoas podem produzir esse tipo de conhecimento. Ou seja, não é algo que depende de estudo ou formas metodológicas para concluir sobre determinado assunto. Porém, o que se obtém por meio deste tipo de conhecimento pode, ou não, ser verdadeiro.

Características do senso comum
é subjetivo e reflete sentimentos e opiniões; considera experiências do cotidiano; aprendizado informal; expressa uma avaliação qualitativa.

É uma forma de conhecimento resultante do senso comum, por vezes baseado na experiência, sem necessidade de comprovação científica. Com base no conhecimento empírico pode-se saber que uma determinada ação provoca uma reação, sem que, contudo, se saiba qual o mecanismo que leva da ação à reação.

O objetivo do método empírico é obter evidências empíricas para responder a questões de pesquisa e validar teorias por meio da análise dos dados coletados.

Ao longo da história da humanidade, iremos distinguir quatro tipos de conhecimento: o conhecimento popular ou senso comum, o conhecimento religioso, o conhecimento filosófico e o conhecimento científico.

11 sinônimos de empírico para 3 sentidos da palavra empírico: Baseado na experiência: 1 prático, experimental, material, experienciado, percepcionado.

"Conhecimento empírico" é uma expressão cujo significado reporta ao conhecimento adquirido através da observação. É uma forma de conhecimento resultante do senso comum, por vezes baseado na experiência, sem necessidade de comprovação científica.

O método empírico é uma forma de conhecimento que se baseia no relacionamento diário do homem com as coisas do mundo. É fundamentado pela experiência, sem utilizar a mesma precisão e objetividade do método científico.

O aluno empírico pode querer determinadas coisas, ter curiosidades as quais não necessariamente correspondem às suas concretas. É nesse âmbito que se situa o problema do conhecimento sistematizado, que é produzido historicamente e, de certa forma, integra o conjunto dos meios de produção.

A pesquisa empírica é uma abordagem científica que visa coletar dados observáveis e mensuráveis através de métodos e técnicas de pesquisa; É uma abordagem que busca explicar ou entender fenômenos do mundo real através da coleta de dados concretos, em vez de se basear em teorias ou ideias pré-concebidas.