O que é o Screenlogger?

Perguntado por: amagalhaes5 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Screenlogger é um software capaz de armazenar a posição do mouse e da tela apresentada no monitor, nos momentos em que o mouse é clicado ou a região onde o ponteiro se encontra. A tela é capturada e salva como uma imagem ou vídeo, sendo enviada ao atacante.

O registro de pressionamento de teclas é o ato de gravar cada tecla digitada em um computador, geralmente sem a permissão ou o conhecimento do usuário. Um keylogger pode ser baseado no hardware ou software e tem utilidade como uma ferramenta pessoal ou profissional legítima de monitoramento de TI.

Keylogger é um tipo de programa feito para registrar as teclas pressionadas em um computador ou outro dispositivo, criando registros de tudo que você digita tanto em um computador ou teclado móvel.

O software keylogger é mais comum que o hardware, porque você não precisa de acesso físico ao dispositivo-alvo. O software keylogger funciona como outro software malicioso: ele se infiltra no seu dispositivo através de links ou anexos maliciosos, ou até mesmo por meio de cavalos de Troia.

Na parte do hardware, temos keylogger de hardware de teclado, keylogger de câmera e keylogger de disco USB. O que está no hardware do teclado está presente no cabo ou na conexão com a entrada e consegue, assim, acesso a tudo o que é digitado.

Um keylogger físico pode ter sido instalado no seu computador se ele for um desktop. Procure pela entrada para o teclado na CPU. Qualquer dispositivo desconhecido conectado entre o teclado e a CPU pode ser um keylogger.

Os principais tipos de malware são:

  • 1 - Adware. O adware é um software que foi desenvolvido para expor o usuário final à publicidade indesejada e possivelmente mal-intencionada, geralmente dentro de um navegador da Web. ...
  • 2 - Bots e Botnets. ...
  • 3 - Cavalo de Troia (Trojan) ...
  • 4 - Híbridos. ...
  • 5 - Ransomware. ...
  • 6 - Vírus. ...
  • 7 - Worms.

Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos e não necessita ser explicitamente executado para se propagar.

Isso porque o keylogger é um tipo de malware que foi desenvolvido para infectar as máquinas a partir de gravações de sequências em um teclado. Funciona assim: quando instalado, o programa grava tudo o que o usuário digita em um determinado teclado, incluindo a ordem de acionamento de teclas.

Originalmente usado pela União Soviética, na década de 70, para monitorar cartas confidenciais e memorandos digitados por diplomatas em máquinas de escrever, o keylogging é uma das formas mais antigas de ciberameaças.

Apesar das facilidades trazidas pela internet no nosso dia a dia e para a produtividade das empresas, a verdade é que ela está infestada de ameaças. Uma delas é o Keylogger, software nocivo que registra tudo o que é digitado no teclado a fim de capturar senhas e qualquer tipo de dado pessoal.

A maneira mais rápida e eficiente de remover spyware de um PC é usar uma ferramenta de remoção de spyware. A ferramenta de remoção de spyware da Avast está disponível como parte do nosso pacote abrangente de antivírus. Ela verificará todo o computador para detectar todos os malwares e removê-los do sistema para sempre.

Spyware: aplicativo espião que recolhe informações sobre o usuário e a transmite, sem autorização; Phishing: fraude eletrônica que tem como objetivo pescar informações financeiras, como senhas e números de cartão de crédito.

Você deve procurar recursos que bloqueiem o envio do próprio spyware em sua máquina, como uma tecnologia anti-exploit e proteção contra website malicioso, o qual bloqueia websites que hospedam spyware. A versão premium do Malwarebytes tem uma reputação confiável em proteção contra spyware.

Continuar lendo