O que é o saque aniversário extraordinário?

Perguntado por: umoraes . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.9 / 5 11 votos

Saque-Aniversário – sistemática opcional onde anualmente, no mês de aniversário, o trabalhador pode sacar parte do seu saldo de FGTS. Caso o trabalhador seja demitido, poderá sacar apenas o valor referente à multa rescisória e não poderá sacar o valor integral da conta.

É o caso do Saque-Aniversário, que oferece parcelas anuais do saldo, ou do Saque-Extraordinário, liberado a partir de decisões do governo. Descubra, a seguir, como fazer o resgate pelas duas modalidades pelo app do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Quem tem direito ao saque FGTS 2022? Outra dúvida comum é quem possui direito ao saque extraordinário do FGTS 2022. A resposta é que todo trabalhador que tiver uma conta vinculada ao FGTS, com o saldo mínimo para o saque, poderá realizar a retirada da quantia.

Quem fez a antecipação do saque-aniversário, mesmo com saldo em conta, não pode realizar o saque extraordinário. Isso porque, quem fez a antecipação, fica com o saldo bloqueado no período em que tiver parcelas para serem descontadas.

O bloqueio do saldo pode acontecer quando o trabalhador solicita a antecipação do seu saque-aniversário e, assim, fica impedido de sacar o valor integral do FGTS em caso de demissão sem justa causa, além de existir a possibilidade de acessar uma parcela com valor definido segundo o total disponível em sua conta.

Vantagens do Saque-Aniversário
Essa é uma das vantagens de optar pelo saque-aniversário, já que no saque-rescisão não é possível sacar esse valor sem uma razão pontual. Também é possível utilizar esse saldo para tirar aquele projeto que estava na gaveta há anos com a antecipação do saque-aniversário.

Trabalhador que antecipou saque-aniversário poderá pedir FGTS em caso de demissão, diz Marinho. Trabalhadores que optaram por antecipar o saque-aniversário também poderão sacar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), se forem demitidos, segundo declaração de Luiz Marinho, ministro do Trabalho, ao SBT News.

O que o trabalhador perde com o saque- aniversário:
- o saldo da conta do FGTS do trabalhador demitido que optar pelo saque-aniversário ficará retido e só poderá ser resgatado para a compra da casa própria, por motivos de doença e desastre natural, aposentadoria ou morte (dependentes poderão sacar).

Se o trabalhador fez alguma retirada do saque extraordinário, em qualquer quantia, o saldo restante permanece na conta do Caixa Tem. O dinheiro também não será devolvido à conta do FGTS nos casos em que o trabalhador solicitou o saque extraordinário no App FGTS, mesmo que não tenha feito o saque depois.

Conheça as desvantagens do saque aniversário
Ao optar pelo saque aniversário algumas pessoas podem ficar receosas caso sejam demitidas sem justa causa, já que não é possível receber todo o dinheiro do seu saldo caso isso aconteça, você tem acesso somente a multa rescisória de 40% do valor do FGTS.

Ou seja, você pode aderir ao Saque Extraordinário e, caso seja demitido sem justa causa, terá direito de sacar todo saldo disponível no FGTS e a multa rescisória de 40% do montante depositado.

É um empréstimo que permite a antecipação do valor de até 5 (cinco) parcelas de Saque Aniversário do FGTS às quais o cliente tem direito de sacar anualmente no mês do seu aniversário.

O saque emergencial pode ser uma oportunidade para quem quer começar a investir, já que o FGTS rende aproximadamente 3% mais a taxa referencial (TR). Aplicando o valor na poupança, que rende cerca de 6% mais a TR, você dá o primeiro passo para criar o hábito de investir todos os meses.

Não se esqueça de seu login e senha para começar os procedimentos!

  1. Abra o app. Faça login no aplicativo do FGTS e clique na opção “Saque Aniversário” para começar a cancelar;
  2. Leia as cláusulas. O contrato vai surgir. ...
  3. Altere. ...
  4. Confirme. ...
  5. Acompanhe.

Exemplificando: se o bloqueio for pela adesão ao Saque-Aniversário, o prazo para voltar ao Saque-Rescisão e voltar a ter acesso total ao Fundo em caso de demissão sem justa causa é de 24 meses após a solicitação.

O empréstimo do Saque Aniversário possui taxa de juros atrativa, sendo uma das menores em produtos de crédito comercial. A Antecipação do Saque Aniversário não tem prestação mensal, assim você não compromete seu orçamento, já que as parcelas são anuais e debitadas do seu saldo FGTS.

É vantajoso optar pelo saque-aniversário? É muito vantajoso para quem decide utilizar o dinheiro para suprir alguma necessidade, mas é sempre bom lembrar que ao usar o saque-aniversário você desabilita a opção de saque-rescisão, uma opção de reserva de emergência.

Outra vantagem da antecipação do saque FGTS é a taxa de juros baixa. Essa taxa competitiva é asseguradamente mais baixa, porque o empréstimo do saque aniversário é muito seguro para quem solicita e também para quem empresta.

Sim! Você tem direito ao seguro-desemprego mesmo que opte pelo saque aniversário do FGTS.

Se você ainda está na dúvida se deve tirar esse dinheiro ou deixá-lo voltar para a conta do fundo, Ângela Tosatto, educadora financeira e analista da NuInvest, afirma: sim, vale a pena sacar esse dinheiro, ainda que você não o use. “No FGTS, o seu saldo rende 3% ao ano.

Quem tiver menos de R$ 1.000 receberá todo o valor que estiver no fundo. Valores que estiverem bloqueados na conta do FGTS não poderão ser sacados. É o caso de montantes usados como garantia de empréstimos na modalidade antecipação do saque-aniversário.