O que é o saldo parcial?

Perguntado por: dandrade5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

O Saldo parcial é um serviço que permite ao cliente consultar o consumo da franquia de minutos, dados, SMS e MMS até a data informada. Normalmente o saldo parcial é atualizado diariamente, podendo se estender até um prazo máximo de cinco dias.

Pode sacar o FGTS é preciso se encaixar em pelo menos uma das seguintes condições: Demissão sem justa causa, pelo empregador. Término do contrato por prazo determinado. Rescisão por falência, falecimento do empregador individual, empregador doméstico ou nulidade do contrato.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS foi criado em 1967 pelo Governo Federal para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. O FGTS é constituído de contas vinculadas, abertas em nome de cada trabalhador, quando o empregador efetua o primeiro depósito.

Em outras palavras, mesmo aparecendo a expressão “saque” no campo Saque DEP COD 50 ou no Saque JAM - que é referente ao saque dos juros, não significa que o dinheiro foi retirado, mas sim que a quantia está disponível na data indicada ao lado da sigla.

Quem é responsável pelo pagamento da multa é o próprio empregador. De acordo com a CLT, o prazo para pagamento das verbas rescisórias em caso de aviso prévio indenizado ou trabalhado é de 10 dias corridos após o término do contrato de trabalho.

A modalidade do saque parcial viabiliza o saque de parte do saldo disponível em conta. Isto significa que é possível sacar apenas uma parte do valor que há em conta, caso deseje.

Ele permite que o trabalhador retire uma parcela de até 50% do saldo presente nas contas ativas e inativas na respectiva titularidade. O saque deve ser efetuado sempre no mês de aniversário do cidadão.

Ter o saldo bloqueado significa que não é possível movimentar o dinheiro que existe em conta. Assim, o recurso depositado pelo empregador está retido e não pode ser utilizado.

Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma agência.

Caso o correntista não se manifestar, não terá o valor depositado. Para os trabalhadores que não tem conta na Caixa, o valor estará disponível para saque até o prazo final. Caso não retirarem, ele retorna automaticamente para a conta, sem prejuízo da rentabilidade no período.

Saque-Aniversário – sistemática opcional onde anualmente, no mês de aniversário, o trabalhador pode sacar parte do seu saldo de FGTS. Caso o trabalhador seja demitido, poderá sacar apenas o valor referente à multa rescisória e não poderá sacar o valor integral da conta.

É possível realizar o saque do Fundo de Garantia através do próprio aplicativo do FGTS, cadastrando uma conta bancária, e também presencialmente em agências lotéricas, correspondentes Caixa Aqui, postos de atendimento eletrônico e caixas eletrônicos.

Porque a multa rescisória não aparece no extrato do FGTS? Pode ser que seu antigo patrão ainda não tenha depositado o valor da multa. Afinal, por lei, o empregador tem um prazo de 10 dias a partir do último dia de trabalho do funcionário demitido para depositar o valor da multa.

Apesar de estar escrito "SAQUE", o código faz referência apenas a liberação do valor em sua conta. Ou seja, é como se tivesse sido "sacado" da sua conta do FGTS, mesmo que você ainda não tenha tirado o dinheiro em um caixa.

Para sacar o crédito de Jam você deverá optar pelos possíveis saques dentro do FGTS. O valor do seu resgate será com base na atualização de juros do crédito de Jam.