O que é o retarder no Euro Truck?

Perguntado por: ailha . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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O Freio Retarder é um freio hidráulico que fica acoplado à saída da caixa de câmbio e permite uma frenagem mais rápida, segura e eficiente. Ele foi desenvolvido pela Scania depois de muitas pesquisas e testes tanto em laboratório como na estrada.

1º Passo: Clicar em OPÇÕES, na página principal do jogo. 2º Passo: Clicar em PREFERÊNCIAS DO JOGO. 3º Passo: Abaixar as configurações até chegar nas CONFIGURAÇÕES DO CAMINHÃO e desmarcar a caixa da opção LIMITADOR DE VELOCIDADE DO CAMINHÃO.

Na realidade, deixar o freio motor constantemente ligado, além de não interferir no desempenho do motor, por se tratar de um freio auxiliar, como ajuda a preservar os freios, evitando um desgaste prematuro de seus componentes, aumentando assim o tempo de vida útil dos pneus.

LDF-3 10W-40. Óleo lubrificante sintético multiviscoso de alta performance, desenvolvido para retarder e para motores a diesel de última geração e alto rendimento.

O Turbocompressor, conhecido como turbo ou turbocharger, é um equipamento adicionado aos motores de combustão interna que aproveita os gases de escape para injetar ar nos cilindros. Um turbocompressor traz mais potência e torque ao veículo, além de diminuir a emissão de gases poluentes.

Maior durabilidade dos componentes
A repetição da pressão tende a prejudicar os freios, o que aumenta o risco de acidentes ou, no mínimo, dificulta o trabalho de manobrar o veículo.

A lubrificação é o processo ou técnica utilizada na aplicação de uma camada de lubrificante com a finalidade de reduzir o atrito e o desgaste entre duas superfícies sólidas em movimento, afim de separá-las parcial ou completamente. Para reservar e conservar o caminhão é muito importante cuidar da troca de oléo.

O Freio Retarder é um freio hidráulico que fica acoplado à saída da caixa de câmbio e permite uma frenagem mais rápida, segura e eficiente. Ele foi desenvolvido pela Scania depois de muitas pesquisas e testes tanto em laboratório como na estrada.

O freio motor é um processo natural de todo veículo, e consiste em sua desaceleração, mediante a redução das marchas com auxílio do motor. É um sistema de frenagem complementar muito eficiente, além do tradicional sistema de freios que equipa qualquer veículo.

Para quem tá com esse problema tem uma forma de resolver bem eficaz e só volta se reativar de novo. É bem simples, vai em Configurações na opção Jogo e depois procura em Configurações do caminhão a opção Simulação de freio a ar e desativa essa opção.

O limitador de velocidade (SL) pode ser desativado e desligado. Pressione o botão do volante (2). O símbolo e as marcas ficam cinzentos – o limitador de velocidade permanece em modo de espera e o condutor pode ultrapassar a velocidade máxima definida.

1. Desça sempre engrenado. Descer a serra desengrenado, além de perigoso, é considerado uma infração de trânsito. A recomendação é manter o caminhão em uma marcha baixa na descida, visto que o veículo já se movimenta naturalmente nessa situação.

Desça com o carro engrenado
Dirigir com a marcha engrenada garante estabilidade, além de oferecer mais eficiência no momento de frenagem do motor. Esse cuidado permite com que o freio não precise ser acionado o tempo todo durante a descida, preservando todo o sistema do veículo.

Porém, é importante saber que pisar na embreagem antes é um procedimento incorreto, pois compromete a eficiência da frenagem e vai contra a direção defensiva. Ao pisar primeiro na embreagem, você corta o trabalho do freio motor, deixando a frenagem do veículo inteiramente sob a responsabilidade do sistema de freios.

No caso do óleo mineral, a troca deve ser feita a cada 5 mil quilômetros, já o óleo sintético tem uma vida útil mais longa, podendo ser trocado a cada 10 mil.

Não há problema em mudar de um óleo mineral para um óleo sintético - na verdade, há vários benefícios em fazê-lo - desde que você respeite a compatibilidade entre óleos básicos e outros pontos que compartilharemos com você neste artigo.

Uma das regrinhas divulgadas por aí, é que no caso do óleo sintético, ele deve ser substituído a cada 10 mil quilômetros. Porém, se for o óleo mineral, ela cai para 5 mil. E o semissintético, entre uma e outra, 7.500 quilômetros.

As vantagens e desvantagens do motor aspirado
Entrega linear de potência: diferente do sistema turbinado, não existe o “degrau” entre a fase naturalmente aspirada e turbinada do motor, conforme o giro do motor aumenta, ele entrega potência e torque linearmente até o pico de potência máxima.

Motor turbinado dura menos que o aspirado
Se o motor for turbinado de fábrica, sua durabilidade é a mesma de um motor aspirado. Isso porque o componente foi especificamente projetado para oferecer o turbo e o maior desempenho. Já os motores turbinados por oficinas tem durabilidade menor.

Cuidado, presença de óleo é absolutamente normal, tanto no turbo quanto no intercooler e mangueiras. Quando existe qualquer vazamento de ar pelas mangueiras pós-turbo, é absolutamente comum verificar a presença de muito óleo.