O que é o relé da moto?

Perguntado por: agalvao . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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Os relês para refrigeração protegem o sistema elétrico do alto fluxo de corrente, ele pode atuar como um interruptor. Dessa forma, a sua função é ligar a bateria ao motor de partida por meio dos cabos de alta espessura.

A principal causa para o motor de uma motocicleta não pegar, principalmente as que têm partida elétrica, é a bateria. De maneira simplificada, o sistema funciona da seguinte maneira: ao acionar o botão da partida, é liberada energia da bateria ao motor de arranque; o motor de arranque gira.

O relé de proteção é um dispositivo elétrico destinado a produzir modificações súbitas e predeterminadas em um ou mais circuitos elétricos de saídas, quando alcançadas determinadas condições no circuito de entrada, que é o que controla o dispositivo.

“É comum encontrarmos componentes do motor de partida desgastados ou com defeito e, em conseqüência disso, o consumo elétrico da moto aumenta, sendo que frequentemente ocorrem danos no relé de partida”, explica Pauletti.

O relé pode ser acionado com controles que fornecem baixa corrente ao contrário de máquinas industriais, que consomem dezenas de ampères de corrente e que são controlados por dispositivos eletrônicos simples ou por computadores que não suportam elevada corrente.

A maioria dos relés atuais tem um LED que indica se o componente está ativo (ligado). Se o LED estiver desligado mesmo com tensão no relé ou nos terminais da bobina (normalmente A1 [linha] e A2 [comum]), é possível afirmar, com segurança, que o relé está danificado. 3 Desconecte a fonte de energia.

O relé de pisca tem a função de acionar as lâmpadas de pisca através do comando do condutor.

Quando o motor gira, mas não pega
Se o motor ameaçar, mas não entrar em funcionamento depois de girar a chave no contato, a recomendação é verificar o nível de combustível e buscar algum sinal de vazamento no compartimento do motor.

Isso pode ser por conta de uma bateria descarregada ou por um defeito na ligação do motor de arranque. Algo comum de acontecer também é um problema na própria chave de ignição. Para testar se o seu problema é elétrico, confira os fusíveis do veículo e também a bateria automotiva, inclusive os seus polos.

O tranco é prejudicial principalmente se a moto for injeção eletrônica. Quando o motociclista faz o processo, ele gera uma sobrecarga, o que pode levar a queima de componentes eletrônicos. Outro problema é a quebra na válvula.

Alguns dos tipos de relés elétricos que existem são:

  • RELÉS TEMPORIZADORES. Geralmente são utilizados nos quadros de comando, lâmpadas e eletrônicos, criando a programação para ligar e desligar.
  • RELÉS TÉRMICOS. ...
  • RELÉS DE PROTEÇÃO. ...
  • RELÉ FOTOELÉTRICO.

O relé de partida tem como função dar a partida no compressor, ligando e desligando o enrolamento auxiliar. Agora que o enrolamento auxiliar está energizado, o compressor começa a funcionar e a intensidade de corrente (amperagem) volta ao normal, desligando o enrolamento auxiliar (A).

Para fazer o ajuste, energize o relé falta de fase em um circuito elétrico, gire o trimmer lentamente até que o relé desarme, gire o trimmer novamente em sentido contrário para que ele recue um pouco antes do ponto onde ele desarmou. Esse é o ponto em que o relé falta de fase deve ter sua sensibilidade ajustada.

São responsáveis por receber o sinal elétrico através de fios finos provenientes do interruptor de partida no guidão da moto (corrente elétrica baixa) e alimentar de forma imediata o motor elétrico de partida, através de cabos espessos devido à corrente elétrica que ultrapassa 60 ampères (corrente elétrica alta), sem ...

Os contatos NA (Normalmente abertos), como o nome diz, eles mantém desligados uma carga até o momento em que o relé é energizado. Neste momento eles fecham e ligam a carga externa.

Por fim, outro ponto que pode causar um defeito no relé térmico é quando ocorre uma sobrecarga no eixo do motor, ou seja, se o conjugado resistente estiver muito mal dimensionado, também pode ser que ocorra uma sobrecarga no processo.

Mas, o que foi fabricado para absorver calor através de pequenas bobinas, são os relés corretamente chamados de auxiliares. Eles esquentam para que o resto do circuito trabalhe sem excessos de calorias.

COMO FUNCIONA O RELÉ DE SEGURANÇA
Ao alimentar o circuito, as saídas mudam de posição, permitindo o funcionamento da máquina. Porém caso o botão de emergência em uma das entradas seja acionado, o relé atua, voltando ao estado original e interrompendo o funcionamento da máquina.