O que é o reflexo Miotático inverso?

Perguntado por: hvasques4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

No Reflexo Miotático Inverso a contração ativa de um músculo causa a inibição reflexa desta mesma contração. A função é gerar um feedback para ajustar a intensidade da contração durante as contrações prolongadas. Consiste no relaxamento de um músculo submetido a uma força contrátil forte.

Classificação dos reflexos

  • Reflexos bulbares. São os reflexos capazes de controlar os sistemas respiratório e cardiovascular.
  • Reflexos medulares. Já os reflexos medulares são separados em dois: os exteroceptivos e os proprioceptivos. ...
  • Reflexo de estiramento. ...
  • Reflexo de retirada. ...
  • Reflexo tendíneo.

REFLEXO FLEXOR E DE RETIRADA É estimulado por um nociceptor (dor), que leva o estimulo e rapidamente faz a contração do flexores, retirando o membro do objeto estimulador. (ex: alfinetada, calor).

Quanto à classificação, podemos dividi-los em reflexos superficiais e tendinosos. Os primeiros serão aqueles no qual o estímulo se dá em estruturas de superfície, como pele e mucosas.

A resposta normal observada é flexão e supinação do antebraço. No entan- to, quando existe hiper-reflexia, há aumento da área reflexógena, podendo-se ob- ter o reflexo com a percussão da clavícula homolateral. Esse reflexo é mediado pelo nervo músculo-cutâneo, sendo integrado ao nível de C5 e C6.

Uma provável função do reflexo tendinoso de Golgi é a equalização das forças contráteis de fibras muscu- lares distintas, ou seja, as fibras que exercem tensão excessiva são inibidas pelo reflexo, enquanto as que exercem muito pouca tensão são mais excitadas, devido à ausência da inibição reflexa.

O reflexo patelar é clinicamente usado para determinar a sensibilidade dos reflexos de estiramento (no joelho).

A esse mecanismo dá-se o nome de reflexo tendinoso. Esse processo inibitório existe para evitar a contração excessiva do músculo, pois isso poderia gerar uma sobrecarga no tendão e resultaria em.

Sinal de Babinski ou reflexo de Babinski é um reflexo primitivo do corpo humano, ou seja, uma resposta “automática” a algum tipo de estímulo externo. Normalmente, ele desaparece quando o paciente alcança os dois anos de idade, porque, nesse estágio, seu cérebro já atingiu um certo nível de desenvolvimento.

Os atos reflexos são respostas rápidas e involuntárias, isto é, independentes de nossa vontade, que nosso corpo gera diante de determinados estímulos. Essa resposta é gerada pela própria medula, o que significa dizer que a mensagem gerada pelo estímulo não precisa chegar ao cérebro para que uma resposta seja criada.

A maior parte dos atos reflexos têm a sua origem na espinal medula, sem intervenção do encéfalo.

Reflexo de Extensão Cruzada
estende-se um membro inferior e aplica-se um estimulo de fricção na planta do pé do calcanhar para os artelhos. O membro contra lateral, primeiramente se flete e abduz, depois se estende e aduz. Este reflexo é norma até a idade de 4 a 6 semanas.

REFLEXOS PRIMITIVOS: Presentes: sucção, Moro, mão-boca, preensão palmar, preensão plantar, cutâneo-plantar extensor – desapareceram: marcha reflexa, apoio plantar, reptação, tônico-cervical assimétrico .

Para o reflexo de Babinski, percute-se firmemente a região lateral da planta do calcanhar até o metatarso do pé com um abaixador de língua ou com a extremidade de um martelo.

Os reflexos neurológicos são inatos e demonstram a capacidade do indivíduo de responder a estímulos externos. Também chamados de reflexos primitivos, estão diretamente relacionados às condições de sobrevivência do ser humano e podem indicar dificuldade para desenvolver alguma atividade básica, como andar ou falar.