O que é o que é revestimento duro dos caranguejos?

Perguntado por: osilveira . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

As carapaças dos crustáceos são uma mistura de quitina e calcário, como a do caranguejo.

O caranguejo é um animal artrópode pertencente ao subfilo Crustacea. Os crustáceos têm o corpo dividido em cefalotórax e abdome, dois pares de antenas (característica única entre os artrópodes), e patas locomotoras em seu tórax.

Crustacea

Na verdade, os caranguejos, assim como os camarões, são representantes de um agrupamento de artrópodes (grupo de animais invertebrados) chamado Crustacea.

As carapaças dos crustáceos são uma mistura de quitina e calcário, como a do caranguejo.

Capacidade de enxergar no escuro permite distinguir alimento de veneno. Uma espécie de caranguejo que vive no fundo do mar, a cerca de 800 metros de profundidade, tem um complexo sistema de visão que o permite enxergar em luz azul e ultravioleta.

Os caranguejos possuem um sistema nervoso desenvolvido, com um cérebro composto por um agrupado de células neurais na porção anterior da cabeça. Este gânglio cerebral se conecta com os olhos e antenas do animal, captando sinais visuais e de movimentação nas correntes de água.

Suas garras possuem força de até 3.300 newtons, mais fortes que qualquer outro crustáceo e comparável à mordida de grandes predadores, como o leão.

O sistema circulatório dos crustáceos assemelha-se ao de outros artrópodes, e as trocas gasosas geralmente são feitas nas brânquias. Eles possuem um coração dorsal que varia em forma, bem como vasos sanguíneos que variam de acordo com o tamanho do animal.

Além das proteínas e quitina, alguns crustáceos, por exemplo, apresentam também fosfato e carbonato de cálcio em seu exoesqueleto.

A principal diferença está no fato do caranguejo ser um aracnídeo. Assim, notamos que ele possui um exoesqueleto, onde sua carcaça (parte exterior) é dura.

Ele possui proteínas minerais, é rico em cálcio, manganês, zinco e ácidos graxos poliinsaturados da série ômega 3, que apresentam vários efeitos benéficos, como a diminuição do colesterol ruim (LDL).

Os caranguejos, a depender da espécie estudada, podem ser herbívoros, carnívoros ou onívoros. Há espécies que se alimentam ainda de restos de seres vivos, sendo chamados de carniceiros, e aqueles que se alimentam de partículas alimentares depositadas sobre os sedimentos, os chamados detritívoros.

caranguejo-dos-coqueiros

Medindo até 1 metro de comprimento, o caranguejo-dos-coqueiros (Birgus latro) - também conhecido como ladrão-de-coco - não é apenas a maior espécie de caranguejo terrestre do mundo. Trata-se também do maior animal terrestre do filo dos artrópodes, que inclui insetos, aranhas e crustáceos.

Os caranguejos apresentam uma cutícula endurecida de carbonato de cálcio, formando uma carapaça resistente a predadores. A carapaça é larga e o corpo apresenta uma aparência achatada e arredondada. Possuem um abdome reduzido que se encaixa por baixo do cefalotórax.

Carapaça é a designação dada em zoologia à peça anatómica, relativamente rígida, que cobre total ou parcialmente o corpo de muitos animais. Em alguns casos, a carapaça é composta por múltiplas peças, mais ou menos fundidas entre si, criando estruturas morfológicas muito diversas.

Separe o corpo entre o casco e o abdômen e retire a parte mole e escura que fica em cima do abdômen. Após retirar, morda o abdômen, pois lá também tem carne. A dica principal com essa parte do corpo do caranguejo é utilizar o casco para misturar a carne, farofa e molho.

Eles gostam de cavar poços na areia, onde eles dormem e se escondem de predadores.

Os caranguejos normalmente caminham de lado como consequência de sua estrutura corporal, explica a Enciclopédia da Vida (EOL, na sigla em inglês). De acordo com a EOL, a articulação das pernas destes animais torna o passo lateral mais eficiente e, portanto, eles adotam esta forma de movimentação.